Para uma empresa, o preço que é praticado diz muito sobre seu posicionamento no mercado, é uma equação entre custos, margem de lucro, concorrência e a percepção de valor que os seus clientes têm da sua marca.
E uma pesquisa de preço (pesquisa de pricing) é crucial para que ela possa melhor se posicionar no mercado, monitorando os seus concorrentes, otimizando o seu giro e market share, aumentando a percepção de valor dos seus produtos e o preço médio do seu mix, assim explorando do potencial da sua marca.
Confira o vídeo com a Isabel Ramos:
A pesquisa de preço é uma das principais áreas de estudo em uma pesquisa de mercado, já que o preço é um fator chave que influencia a decisão de compra do consumidor. Uma pesquisa de preço geralmente envolve a coleta de dados sobre os preços praticados por diferentes empresas em um determinado mercado, e pode ser conduzida de diversas formas, tais como:
1. Pesquisa Online:
É possível coletar preços em sites de comércio eletrônico, comparadores de preços e sites de varejistas.
2. Pesquisa em lojas físicas:
Pode ser realizada em diferentes estabelecimentos comerciais, como supermercados, lojas de departamento, lojas especializadas, etc.
3. Pesquisa por telefone:
É possível entrar em contato com os estabelecimentos comerciais e perguntar diretamente sobre os preços dos produtos ou serviços.
4. Pesquisa com consumidores:
Também é possível coletar dados sobre os preços por meio de questionários com os consumidores, perguntando sobre quanto eles estariam dispostos a pagar por determinado produto ou serviço.
Após a coleta dos dados, a análise dos preços pode envolver diferentes abordagens, como análise de tendência de preços, comparação de preços entre diferentes marcas e produtos, análise de preços por segmentos de consumidores, entre outras. A pesquisa de preço pode fornecer informações valiosas para as empresas no desenvolvimento de estratégias de preços competitivas e no entendimento do comportamento do consumidor em relação a preços.
Te convidemos a conhecer a Pesquisa de Pricing do IEMI. Nesta solução:
- Pesquisamos e comparamos os preços de venda nos canais do varejo e diferentes faixas de preço onde a sua marca compete.
- Identificamos as oportunidades de reposicionamento e requalificação de suas ofertas.
- Visamos o aumento do valor médio de venda dos seus produtos ou serviços e a ampliação dos volumes vendidos e do market share no ponto de venda.
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