Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
Com a melhora dos indicadores econômicos, estimativa de alta deve predominar em relação à temporada de outono-inverno 2024 do varejo de moda.
A virada de estação é momento também de expectativa. Para o consumidor é sinônimo de novidade à vista. Mas, a que preços chegarão os artigos ao ponto de venda? Expectativa também por parte de quem produz e vende, já que são muitos os fatores econômicos e políticos que impactam sobre os resultados.
Sobre isto, o IEMI – Inteligência de Mercado acaba de concluir levantamento, traçando estimativas para este início de temporada de inverno 2024.
O economista Marcelo Villin Prado, diretor do IEMI, observa que há razões para o estabelecimento de um panorama positivo para 2024. “Em primeiro lugar, é preciso considerar que os resultados do varejo em 2023, base da comparação, foram fracos”, afirma o executivo.
Prado recorda que houve o impacto dos juros altos, num quadro de inflação alta. “As famílias estavam endividadas, indicando renda média menor”. Além disto, “o varejo de moda também foi surpreendido pelo impacto causado pelas Lojas Americanas no ano passado”.
Hoje, porém, com a melhora dos indicadores conjunturais, “há espaço para o varejo de moda seguir recuperando níveis mais condizentes com o seu potencial”, na visão do diretor do IEMI. “Melhora, aliás, já observada no final de 2023, principalmente no momento do lançamento das coleções de outono-inverno para este ano, pelas confecções”.
Perspectivas de melhores resultados no varejo
As estimativas do IEMI para vendas de vestuário para o período de outono-inverno 2024 no Brasil traz números positivos. Os dados referem-se a todos os artigos de vestuário comercializados durante a temporada, incluindo roupa íntima, meias, roupa para dormir, roupa casual, jeans, casacos, suéteres, entre outros.
Segundo a pesquisa, o varejo brasileiro de vestuário deve movimentar um volume de 2,1 bilhões de peças na temporada de outono-inverno 2024. Este número representa crescimento da ordem de 2,8% sobre o resultado atingido em 2023.
Em valores nominais, os negócios deverão representar um faturamento de R$ 99,6 bilhões para 2024. A cifra corresponde a uma variação positiva de 5,5% sobre o total alcançado em 2023, como mostram os dados do IEMI.
Preparação do ponto de venda
Além dos fatores conjunturais que influenciam resultados, as vendas de cada temporada podem ser otimizadas por recursos, como o Visual Merchandising (VM).
À hora de apresentar os lançamentos no ponto de venda, as técnicas de VM são pra lá de importantes, como destaca a pesquisadora, especialista e referência no tema, Sylvia Demetresco (@sylviademetresco).
Conheça os estudos IEMI para o mercado têxtil e de vestuário:
“Todo o espaço é aproveitado para levar a informação ao consumidor enquanto ele transita pela loja”. Segundo Sylvia, o cliente pode até entrar pelo lado esquerdo, mas o lado direito deve estar tão bem arrumado quanto o outro.
A especialista – com vários livros publicados sobre e o tema e com cursos ministrados dentro e fora do País – frisa: “Tudo o que está na vitrina tem que estar na arara mais próxima da entrada”, avisa, explicando que esta é chamada zona ouro, porque tem o que é realmente a novidade e o consumidor poderá ver muito de perto.
Sylvia Demetresco observa que, logo a seguir, vem a zona prata, onde se encontram os “clássicos” da marca ou da chamada “loja de destino”. Ela cita o exemplo da loja de roupa íntima. “A vitrina trará a novidade da campanha, que poderá ser a do Dia das Mães. Novidade que estará na zona ouro”, explica. Na zona prata, virão peças do dia a dia, que são básicas, bacanas, alinhadas com as cores da temporada, por exemplo.
Há também, segundo a especialista, a zona cobre, localizada no fundo da loja, perto da retirada dos pacotes ou no “labirinto” que dá limite para a fila do caixa. “Neste ponto estarão as ofertas e artigos complementares, pelos quais o cliente pode até se interessar”.
Para mais informações sobre as estimativas de vendas no Varejo de Vestuário para o Outono-Inverno 2024, acesse o site iemi.com.br.