Moda infantojuvenil é tema de pesquisa e de evento em BH

Moda infantojuvenil é tema de pesquisa e de evento em BH

Por Eleni Kronka

Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

O potencial de crescimento da moda infantojuvenil é visível, atraindo fabricantes, varejistas e, mais recentemente, os organizadores da semana de moda mineira, o Minas Trend.

O mercado de vestuário infantil e bebê vem num crescendo nos últimos três anos, como mostra o levantamento realizado pelo IEMI – Inteligência de Mercado. O número de confecções cresceu 7%, indo de 5,5 mil em 2022, para 5,9 mil em 2023.

Houve sensível decréscimo de 4% no volume de produção, uma vez que em 2022 foi registrado um volume de 1,2 bilhão de peças, caindo para 1,1 bilhão em 2023.

Já o valor da produção apresentou alta de 2%, tendo sido registrado um faturamento de R$ 30,2 bilhões em 2022, passando para R$ 30,9 bilhões em 2023.

O preço médio das peças também subiu: de quase R$ 26,00 (2022) para R$ mais de 27,00 (2023), o que representa alta de 7%, conforme aponta o estudo do IEMI, que será lançado em breve, sobre o Mercado Potencial de Vestuário Infantil e Bebê no Brasil.

Varejo em alta

Embora fatores econômicos tenham relevância no que diz respeito aos resultados de vendas, o segmento de vestuário infantil e bebê conta com “impulsionadores naturais” de consumo. São eles: o próprio crescimento da criança, o desgaste da peça com o uso e o desejo que pais e avós têm de presentear.

Assim, se no varejo de vestuário em geral, o volume de peças vendidas caiu 4% (6,0 bilhão de peças) de 2022 para 2023, no segmento de moda infantil e bebê a queda foi de 3% (1,4 bilhão de peças); portanto, menor.

Em contrapartida, se o faturamento das lojas, em reais, cresceu 3% (R$ 275,1 bilhões) em valores nominais quando se trata do setor de vestuário em geral em 2023, no caso do segmento infantil e bebê, o crescimento foi de 4% (R$ 55,8 bilhões); portanto, maior.

Moda infantil em destaque no Minas Trend

Minas Gerais, que já é conhecida pela qualidade de produto e criação de sua moda feminina, agora aposta também no segmento infantil. O Minas Trend Kids – Baby e Teens teve sua estreia na semana de moda mineira, realizada, no último mês de abril, em Belo Horizonte. A indústria da moda em Minas Gerais agora amplia seu escopo para incluir marcas relevantes voltadas para o público infantojuvenil.

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Conheça os estudos IEMI para o mercado de vestuário.

O projeto Minas Trend Kids – Baby e Teens foi inicialmente introduzido na última edição do evento como uma maneira de avaliar o potencial de negócios nesse segmento. Neste ano, consolidou-se como a primeira edição de um Salão de Negócios, com a promessa de se tornar um ponto central em uma agenda produtiva e econômica do estado.

Mariângela Marcon, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, destaca que o Minas Trend Kids é resultado de um esforço conjunto, compartilhado por empreendedores e empresários que apostaram na ideia, como Taciana Teodoro, diretora da Top Agency, e Rogério Vasconcelos, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG).

O evento apresentou uma diversidade de produtos e marcas, com destaque para confecções mineiras, fortalecendo assim o produto e a criação nacional. Na primeira edição, das 28 marcas expositoras no universo Kids, Baby e Teens, mais da metade eram mineiras.

O evento atraiu lojistas de diversos estados, além de varejistas locais, evidenciando a dinâmica e o potencial do mercado mineiro. “Temos um mercado muito dinâmico”, acrescenta Taciana Teodoro, ressaltando a vivacidade desse setor.

Quer saber mais sobre o pujante mercado de Vestuário Infantil e Bebê? Reserve o Estudo Mercado Potencial de Vestuário Infantil e Bebê no Brasil e o site iemi.com.br/vestuario.

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