Pesquisas qualitativas e quantitativas são duas abordagens para a coleta e análise de dados em um pesquisa de mercado.
Confira o bate-papo abaixo com Isabel Ramos e Marcelo Prado, diretor do IEMI:
O que são as pesquisas qualitativas ou de indução,
- estudam grupos homogêneos, ou seja, pesquisados com perfis semelhantes;
- descrevem as reações do grupo a estímulos, ação-reação;
- debatem os temas de pesquisa forma aberta e não estruturada;
- possuem baixa amplitude amostral e grande profundidade na investigação dos temas de pesquisa.
Exemplos de pesquisas qualitativas
por sua vez, dentro do grupo das pesquisas qualitativas, destacam-se:
- os grupos focais ou grupos de discussão, onde se reúnem consumidores de um mesmo perfil (idade, gênero, poder de compra), para debater os temos de pesquisa sob a mediação de um pesquisador especializado;
- ou através da realização de entrevistas individuais de profundidade com especialistas e formadores de opinião, que conhecem com propriedade os temas que estão sendo investigados. Essas pesquisas também devem ser conduzidas obrigatoriamente por entrevistadores treinados especificamente para esse projeto.
As pesquisas qualitativas são excelentes para identificar, de um lado, indícios que apontem para as causas de um determinado resultado, ação ou comportamento. E de outro, avaliar soluções propostas, experimentar e avaliar novos produtos e serviços, de modo a contribuir para o seu aprimoramento, de preferência, antes mesmo de serem lançados.
Já as pesquisas quantitativas ou de correlação, são
- estudos de causa e efeito, ou analogia entre ações, pessoas ou variáveis, causais ou dependentes;
- estudam grupos heterogêneos de uma população;
- descrevem os estratos que compõe a população;
- quantificam ou dimensionam estes estratos;
- contam grande amplitude amostra e uma baixa ou média profundidade nas questões aplicadas.
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Exemplos de pesquisas quantitativas
se fôssemos citar exemplos de pesquisas quantitativas, poderíamos destacar os:
- estudos de market share, que é a participação de uma marca, produto ou empresa, em um determinado mercado;
- pesquisa de recall, imagem e satisfação dos consumidores e clientes de uma marca;
- pesquisa de posicionamento de preços, conhecidas como pesquisas de “pricing”;
- testes de desenvolvimento e aceitação de novos produtos;
- pesquisas de comportamento de compra;
- estudos setoriais;
- entre outras.
As pesquisas quantitativas, por sua vez, têm um papel fundamental na complementação das pesquisas qualitativas, permitindo validar as hipóteses levantadas e medir a sua ocorrência nos diferentes grupos de clientes e consumidores alvo, de uma determinada marca ou empresa.
Aplicações de pesquisas quantitativas
Ou seja, as pesquisas quantitativas ou de correlação, são muito utilizadas para:
- o dimensionamento de um mercado,
- a quantificação e descrição do perfil dos consumidores e clientes alvo,
- medição da participação de uma marca ou produto em determinado mercado,
- avaliação da importância relativa e desempenho de um canal de venda;
- estudo do potencial de consumo dos diferentes grupos de clientes e consumidores;
- entre outras tantas aplicações.
Aplicações de pesquisas qualitativas
E as pesquisas qualitativas ou de indução são muito utilizadas no marketing para:
- avaliar a imagem percebida pelos consumidores de um produto, marca ou mensagem publicitária;
- qualificar ou “personificar” uma marca, produto ou empresa;
- estudar comportamentos;
- identificar barreiras ou restrições;
- sugerir causas e efeitos para determinadas ações ou estímulos;
- levantar hipóteses;
- entre outras.