O que é Pesquisa de Mercado?

O que é Pesquisa de Mercado?

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O que é Pesquisa de Mercado? As Pesquisas de Mercado são amplamente utilizadas no apoio à gestão empresarial, sempre com o intuito de contribuir para a assertividade na tomada de decisão, em diferentes áreas da gestão, como as que envolvem:

  • o desenvolvimento de produtos;
  • o planejamento e gestão de marketing e comunicação;
  • o planejamento e gestão comercial;
  • no embasamento de decisões de investimento;
  • na identificação de oportunidades;
  • no estudo de mercados alvo;
  • no desenvolvimento e gestão dos canais de distribuição;
  • dentre outros aplicações de grande importância para a gestão das empresas.

Confira as expertises do IEMI em Inteligência de Mercado.

De um modo geral, pode-se dizer que a Pesquisa de Mercado tem como foco tudo o que ocorre do lado de fora da empresa (‘do portão para fora’).

Outra boa definição utilizada para se descrever a Pesquisa de Mercado, é a seguinte:

Pesquisa de mercado é a busca do conhecimento quanto aos elementos ou características de maior ocorrência, que permitem descrever uma população geograficamente delimitada.

A expressão “uma população geograficamente delimitada”, ocorre devido ao significado da palavra MERCADO, que nada mais é que a definição do LOCAL onde ocorre a aquisição, venda ou troca de bens e serviços. Por isso mesmo, a pesquisa de mercado, para que possa ser bem aplicada, deve ter bem claro a delimitação geográfica do mercado a ser investigado.
Em termos gerais, as pesquisas podem ser classificadas em dois grandes grupos:

1. Pesquisas Quantitativas ou de Correlação, que são:

  • estudo de causa e efeito, ou analogia entre ações, pessoas ou variáveis, causais ou dependentes;
  • estudam grupos heterogêneos de uma população;
  • descrevem os estratos que compõe a população;
  • quantificam (dimensionam) estes estratos;
  • contam grande amplitude amostra e uma baixa ou média profundidade nas questões aplicadas.

2. Pesquisas Qualitativas ou de Indução, que:

  • estudam grupos homogêneos (pesquisados com perfis semelhantes);
  • descrevem as reações do grupo a estímulos (ação-reação);
  • debatem os temas de pesquisa forma aberta e não estruturada;
  • possuem baixa amplitude amostral e grande profundidade na investigação dos temas de pesquisa.

Confira também o vídeo – O que é Pesquisa?

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