Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
A data comemorativa do Dia dos Pais impulsiona o varejo de calçados, setor que, embora tenha desempenho moderado quanto ao volume de pares, não deverá desapontar no quesito faturamento nas vendas ao consumidor final.
Os calçados, sejam em couro, sejam sintéticos ou em materiais que conferem informalidade aos modelos, costumam estar no topo da lista dos presentes no Dia dos Pais. As marcas sabem desta preferência e se esmeram no design de seus lançamentos.
Passada a pandemia e com o retorno à dinâmica da vida – com a volta às reuniões de trabalho e às festas e eventos sociais –, a moda para os calçados assume novos rumos. Os tênis e os sneackers, por exemplo, tão confortáveis e predominantes do dia a dia durante o confinamento, agora ficam mais restritos aos momentos de esporte e lazer.
Entram em cena os calçados com aquele toque de elegância masculina, feitos de couro, acabamento impecável, que compõem muito bem com a alfaiataria. O IEMI – Inteligência de Mercado seguiu cada passo deste segmento e apresenta dados que marcam o comportamento do varejo neste mês do Dia dos Pais.
Tendência de alta no mercado como um todo
O levantamento sobre Estimativas para o Varejo de Calçados em Geral – Ano de 2023 aponta que haverá crescimento de 1,8% nas vendas de calçados ao consumidor neste ano. De fato, em 2022, as vendas no varejo de calçados chegaram a 800,5 milhões de pares, enquanto neste ano devem subir para 814,9 milhões de pares.
Em termos de faturamento, há crescimento também: enquanto em 2022 a cifra foi de R$ 65,1 bilhões, em 2021, as vendas devem alcançar a marca de R$ 69,7 bilhões, correspondentes a uma alta de 7,1%.
Tão significativa quanto os números o varejo de calçados em geral é a estimativa para o mês do Dia dos Pais para este ano.
Conheça os estudos IEMI para o mercado de calçados.
Data comemorativa estimula vendas
Considerado um dos momentos mais importantes do calendário de vendas no mês de agosto, o mês do Dia dos Pais deverá ser marcado por um pouco mais de moderação nas compras por parte do consumidor final.
Mesmo assim, os números são expressivos. Os analistas do IEMI estimam a venda de 61,9 milhões de pares em agosto deste ano, contra 62,2 milhões de pares em agosto de 2022. A redução em termos de volume de pares, segundo cálculo do IEMI, ficará em 0,5%.
Em valores nominais, no entanto, tal cifra corresponde ao faturamento de R$ 5,4 bilhões, contra os R$ 5 bilhões alcançados no mesmo período do ano passado, equivalente ao crescimento de 7,2% neste ano.
Para mais informações sobre o desempenho da indústria e do varejo de calçados, acesse as pesquisas sobre Estimativas para o Varejo de Calçados – Ano de 2023, bem como o site iemi.com.br/calcados.