Varejo de vestuário aposta na retomada com Dia dos Pais

Varejo de vestuário aposta na retomada com Dia dos Pais

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Por Eleni Kronka

Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

Itens básicos do guarda-roupa masculino ganham atenção do varejo de vestuário, com a proximidade do Dia dos Pais, data que alavanca vendas tanto das lojas de departamento quanto de butiques especializadas.

À hora das compras para presentear no Dia dos Pais, calças, camisas, t-shirts, conjuntos esportivos, bem como meias e outros complementos de vestuário são itens que alcançam boa pontuação. E o varejo de vestuário, de olho na data, aposta todas as fichas em lançamentos e promoções que abarcam todo o mês de agosto.

Camisas sociais são peças que compõem com vários estilos, do clássico ao mais despojado. Quando a ocasião pede formalidade, podem vir acompanhadas de paletó ou blazer. Mas se o momento é mais informal, vão muito bem com tricôs do tipo cardigã, pulôver ou suéter.

As jaquetas também são opção prática e elegante para presentear. Seja no estilo militar, safári, aviador, ou ainda do tipo college e perfecto, para os mais arrojados, são item importante no guarda-roupa masculino. A jaqueta jeans, claro, tem que estar presente e é peça mais do que básica.

Data importante, com vendas especiais

O varejo em geral – formado tanto por multimarcas e lojas de departamento, como por estabelecimentos especializados neste público – faz apostas importantes neste momento de vendas. E, por tabela, a indústria da confecção também faz.

A importância do segmento é demonstrada pelo IEMI – Inteligência de Mercado, por meio da pesquisa sobre Estimativas para o Varejo de Vestuário em Geral, feita justamente para agosto de 2023.

Segundo o levantamento, o varejo de vestuário deve atingir em agosto deste ano a marca de 501,9 milhões de peças comercializadas, tendo o Dia dos Pais como importante alavanca. O número, no entanto, fica 0,8% abaixo dos 505,9 milhões de peças vendidas em igual período do ano passado.

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Conheça os estudos IEMI para o mercado de vestuário:

Mas o faturamento é superior. Enquanto em agosto de 2022 o varejo comercializou o correspondente a R$ 21,6 bilhões, em valores nominais, para agosto de 2023, o montante deve chegar a R$ 23,3 bilhões em vendas. Isto é, 7,2% a mais em reais do que em agosto do ano passado.

Neste sentido, o volume de negócios do varejo de vestuário em geral dá um salto em agosto, em relação à estimativa para o setor no ano. Enquanto em 2022, o varejo de vestuário, de modo geral, comercializou mais de 6,2 bilhões de peças durante todo o ano, a estimativa para 2023 é que o volume comercializado ultrapasse 6,3 bilhões de peças, o que significa aumento de 1,3%.

Em termos de faturamento, os números também são positivos. Em 2022, o varejo de vestuário comercializou cerca de R$ 265 bilhões, devendo atingir a marca de R$ 270.6 bilhões até o final de 2023, o que equivale a uma alta de 1,8%.

Mais informações relevantes sobre o varejo de vestuário e sobre esta indústria, você encontra no Estudo Mercado Potencial de Vestuário – Ano 2023 e no site iemi.com.br/vestuário

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