Varejo de calçados no Dia das Mães, embora oscilante, ainda segue em ritmo de retomada

Varejo de calçados no Dia das Mães, embora oscilante, ainda segue em ritmo de retomada

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Por Eleni Kronka

Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

O mês de maio de 2023, com o importante reforço do Dia das Mães, traz com ele as estimativas de vendas de calçados, não tão acolhedoras, porém que devem manter o ritmo de recuperação do período pós-pandemia.

O Dia das Mães, tão esperado pelo varejo em geral, vem este ano em torno de muita expectativa por parte dos lojistas. Tendo assistido à retomada das vendas no período pós-pandemia, os empresários do setor esperam desovar estoques planejados para esta vez.

A análise realizada pelo IEMI – Inteligência de Mercado estima que as vendas deste mês de maio podem superar em 30%, tanto em volume quanto em faturamento, os números registrados no mês de abril.

Segundo o IEMI, o varejo poderá comercializar mais de 65 milhões de pares em maio, com as vendas no Dia das Mães. Esta estimativa, contudo, representa uma queda de 16,7% sobre o volume registrado em maio de 2022, quando foram mais de 78 milhões de pares comercializados. Mesmo assim, conforme observa o diretor do IEMI, Marcelo Prado, há uma tendência de recuperação nas vendas do setor desde 2020, momento auge da pandemia.

De fato, em 2019, as vendas em maio de 2019 ultrapassaram 70 milhões de pares. Em 2020, porém, despencaram nada menos que 57%, chegando a pouco mais de 30 milhões de pares. Os números de faturamento acompanharam o ritmo de queda: de R$ 4,5 bilhões em 2019, caíram para R$ 1,9 bilhão em 2020, quando muitas lojas físicas estavam fechadas.

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Conheça os estudos IEMI para o mercado de calçados.

Em 2021 iniciou-se o movimento de retomada, com vendas de mais de 72 milhões de pares, o que representa um crescimento de quase 140% em maio daquele ano. O faturamento, por sua vez, saltou para R$ 4,7 bilhões, ou 142% a mais do que 2020.

Marcelo Prado, diretor do IEMI, lembra que a retomada do trabalho presencial e das atividades sociais contribuiu para a recuperação das vendas. “Os consumidores voltaram a comprar para si e a presentear no Dia das Mães naquele momento”.

O faturamento previsto para maio de 2023, com a importante contribuição do Dia das Mães, deve ficar em torno de R$ 5,5 bilhões com as vendas de calçados no varejo nacional. Apesar de significativo, o montante representa um decréscimo de 7,5% se comparado ao ano anterior. “De certa forma, é uma reação esperada quando falamos em estatísticas de vendas no varejo”, comenta Prado, assinalando que o setor vem num movimento de recuperação.

Estes e outros dados estratégicos sobre o mercado e varejo de calçados você encontra no site do IEMI (iemi.com.br/calcados).

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