O que é Inteligência de Mercado? Os estudos e as pesquisas de mercado tradicionais sempre foram e continuarão sendo soluções importantíssimas para as empresas entenderem as dimensões e as segmentações de seus nichos de mercado e, acima de tudo, medirem o posicionamento de suas marcas nos canais de venda, nas regiões e nos grupos de consumidores alvo.
Inteligência de Mercado é um nome um tanto quanto pomposo para descrever uma das mais recentes e cada vez mais utilizadas metodologias de análise e monitoramento do posicionamento competitivo de uma empresa ou marca.
A velocidade e a dinâmica que as transformações tecnológicas ganharam nos últimos anos, têm causado enormes e profundos impactos na jornada dos consumidores, seja em suas experiências no momento da compra, seja nos atributos exigidos dos novos produtos, na forma de consumir seus bens e serviços, entre outras mudanças que vêm ameaçando a capacidade competitiva de muitas empresas tradicionais.
Mensurar ou prever essas mudanças e os seus impactos, na velocidade com que elas vêm acontecendo nos últimos anos, se tornou um dos grandes desafios dos gestores de marcas e dos institutos de pesquisa. É nesse contexto que o conceito de inteligência de mercado nasce e eleva a um outro patamar o valor da informação de mercado.
Para atender a essas necessidades, muitas novas ferramentas foram desenvolvidas de forma a otimizar a coleta, a organização, o tratamento e as análises das informações de mercado, que cada vez mais tendem a serem atualizadas de forma mais recorrente, sem perderem a clareza, a simplicidade e a customização.
Em termos conceituais, a inteligência de mercado pode ser traduzida como a análise contínua dos dados de desempenho das empresas (vendas, lucratividade, precificação, estoques etc.), em geral extraídas de seus relatórios internos de gestão, e analisadas frente a indicadores comparáveis do mercado (informações customizadas produzidas pelos institutos de pesquisa especializados). Isso só se torna possível através de ferramentas desenvolvidas especificamente para essa função (como Power BI, Tablot, softwares de Geomarketing, Big datas, plataformas de inteligência etc.), que permitem a sua atualização frequente e o monitoramento da sua evolução ao longo do tempo, produzindo análises frequentes da sua performance e posicionamento, além de apontar as melhores oportunidades de crescimento.