Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
A indústria brasileira de têxteis para o lar teve queda aproximada de 5% na produção em volume, enquanto exportações, embora ainda pouco significativas, aumentaram mais de 12% em valores (US$) em 2022.
A moda casa como um todo – da produção ao varejo – viveu momentos de crescimento e inovação. Se antes a identidade de uma casa se fazia por meio dos móveis e outros complementos da decoração, agora se tornou impossível pensar na composição dos ambientes sem pensar nos jogos de cama, mesa e banho.
Na mesma linha, o varejo também evoluiu. O varejo de grande superfície tem áreas visualmente bem concebidas para estes produtos. Já os pontos de venda especializados – carro-chefe nas vendas do segmento – aperfeiçoaram-se, ganhando status praticamente de butiques.
Nesta linha, cabe às lojas especializadas a fatia de 43% da comercialização dentro deste setor ainda que tenha apresentado uma queda aproximada de 5% em volume em 2022, na comparação com 2021. Os dados são do Estudo do Mercado Potencial de Cama, Mesa, Banho e Decorativos 2023, lançado pelo IEMI – Inteligência de Mercado.
Importante acentuar que o mercado da linha lar (cama, mesa, banho e decorativos) conta hoje com mais de 6,4 mil lojas específicas, com destaque para a região Sudeste, que detém 45,5% deste total. E cabe a São Paulo 20,6% do total destes pontos de venda.
Conheça os estudos IEMI para o mercado de têxteis lar.
Desempenho da indústria
A performance do varejo impacta sobre a produção nacional que, em 2022 ficou em 941,9 milhões, isto é, aquém da marca aproximada de 1 bilhão de peças consumidas, conforme aponta o levantamento do IEMI.
Embora o volume produzido pela indústria nacional indique queda de 5,2%, os analistas do IEMI observam que a diferença foi suprida com a importação de aproximadamente 104,60 milhões de peças. O estudo do IEMI aponta que as importações totalizaram US$ 290,8 milhões.
As 1.354 indústrias brasileiras de artigos de cama, mesa, banho e decorativos atingiram a marca de R$ 25,9 bilhões em vendas em 2022. Na área de exportações, comercializaram US$ 57,7 milhões, o que significa um aumento de 12,2% em relação a 2021.
Entre os destinos dos produtos brasileiros deste segmento, a Argentina permaneceu como o principal cliente. Porém, o incremento mais relevante em 2022 sobre 2018, em valores comercializados, foi observado nas parcerias com o Equador, o que supôs a incrível alta de 566,1%.
A importância da linha cama
Os artigos da linha cama correspondem por 35% da produção de artigos de cama, mesa, banho e decorativos no Brasil. Estes artigos que embora tenham sofrido queda de 3% na produção em volumes em 2022, foram cerca de 331 milhões de peças, aumentaram um ponto percentual na sua participação, de 34% para 35% em 2022.
Neste segmento, a fronha é o principal produto produzido, ele corresponde por 13% da produção e sofreu queda de 3,5% na produção em volumes em 2022, foram quase 127 milhões de peças produzidas.
Para mais informações relevantes sobre o segmento de linha de têxteis para o lar acesse o Estudo do Mercado Potencial de Cama, Mesa, Banho e Decorativos 2023 e o site do iemi.com.br/linha-lar