Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
A solução Cobertura Mercadológica do IEMI oferece ao empresário de moda e decoração visão panorâmica do negócio, visando à melhor performance no mercado
Dados referentes ao desempenho de marcas e produtos nas diferentes praças são informações que valem ouro. De posse delas, empresários e empreendedores são capazes de tomar decisões estratégicas para a excelência nos negócios.
Este é um cenário que vale para todos os setores e empresas, principalmente aos que se dedicam a produtos sazonais, como ocorre nos segmentos de vestuário e calçados, ou mesmo de moda casa. À sazonalidade, somam-se as diferenças climáticas e outras variáveis de cada região.
Para auxiliar o empresário a ter visão panorâmica sobre os negócios, o IEMI – Inteligência de Mercado apresenta o projeto Cobertura Mercadológica. A proposta utiliza informações de mercado exclusivas do IEMI, complementadas por fontes secundárias a fim de se chegar à análise detalhada dos resultados comerciais gerados pela empresa em cada cidade do país em que esteja presente.
O recurso tem como finalidade atender às demandas mercadológicas tanto da indústria e de atacadistas, como do varejo.
Passo a passo
A metodologia do IEMI para este programa permite a elaboração do mapa da concentração do varejo e da demanda potencial por região ou praça, chegando no nível de detalhar por cidades. O programa oferece um diagnóstico, contemplando variáveis como: a concentração da demanda, a estratificação por público-alvo, o poder de compra, entre outros aspectos.
Os dados levantados são consolidados por meio de uma metodologia para alta performance, que permite nortear a atuação e posicionamento da empresa em todos os locais em que esteja presente.
A gestora de Negócio do IEMI, Bárbara Castro, afirma que, por meio do programa Cobertura Mercadológica, é feita a análise dos resultados comerciais gerados pela empresa. “Isto se dá tendo por base o potencial de venda do produto em cada região, estado e cidade do país”, afirma. A executiva completa afirmando que a ferramenta identifica as melhores regiões para atuação, “incluindo as que ainda não tenham sido exploradas pela companhia”.
“Outro dado importante é a análise do turnover da carteira de clientes”, afiança Bárbara Castro, observando que o desempenho da equipe comercial diante do potencial da região atendida também é levado em conta.
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Decisões estratégicas
Quanto à tomada de decisões, a ferramenta do programa Cobertura Mercadológica IEMI contribui para que o cliente possa gerir melhor sua carteira, no sentido de “positivar clientes”. Desta forma, oferece diretrizes para o alcance de melhores resultados de vendas, com menos tempo e menos recursos investidos. “Isto é consequência de esforços concentrados na ampliação do faturamento, o que se dá a partir da identificação dos melhores mercados regionais. “Pesam na balança os valores movimentados e o tipo de produto direcionado a este público, a partir do poder aquisitivo deste consumidor”.
O programa desenvolvido pelo IEMI possibilita ao empresário obter dados que retratam a cobertura de mercado alcançada pela empresa a partir do desempenho no ano, comparativamente aos dados do exercício anterior.
O IEMI oferece suporte para esclarecimento de dúvidas sobre os resultados, contemplando as fontes e os critérios utilizados nas análises e projeções do estudo.
Para mais informações, basta acessar o Programa Cobertura Mercadológica IEMI ou o site iemi.com.br/cobertura-mercadologica