Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
A moda casa, tema central da ABCasa Fair, é também o foco do 4ª Edição do Estudo do Mercado de Artigos para Casa Brasil, realizado em parceria pelo IEMI e a Associação Brasileira de Artigos para Casa e distribuídos entre os associados da ABCasa.
Está em curso, de 04 a 07 de fevereiro, no Expo Center Norte, a ABCasa Fair 2024, feira que reúne expressiva mostra de lançamentos voltados para o universo da casa. Trata-se da maior feira do setor da América Latina do setor e um ponto de encontro para negócios do tipo B2B.
Organizado pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil), o evento movimenta a economia do país em duas edições anuais, sempre na cidade de São Paulo.
O presidente da entidade, Eduardo Cincinato, salienta em editorial que este mercado atingiu a expressiva marca de R$ 109,3 bilhões em negócios em 2022. Trata-se de um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior. Tal resultado, para o executivo, “prova que o setor de artigos para casa continua numa espiral de crescimento positiva, constante e sólida”.
Lançamentos e negócios
A ABCasa Fair traz os lançamentos do setor, organizados em cinco grandes categorias de negócios: Houseware (Utilidades), Fashion (Decoração), Seasons (Festas), Giving (Presentes) e Flowers (Flores).
Segundo os organizadores, o primeiro encontro de 2024 poderá contar com perto de 100 mil visitantes.
A presente edição contará com aproximadamente 300 expositores, com novidades que vão desde o porcelanato aos têxteis para decoração, como cortinas e tapetes. O mix de produtos inclui tanto artigos produzidos pela indústria brasileira como produtos importados.
Vale lembrar que a realização da edição de fevereiro da ABCasa.Fair coincide com a apresentação da 4ª Edição do Estudo do Mercado de Artigos para Casa Brasil. O levantamento, feito em profundidade, é uma parceria do IEMI – Inteligência de Mercado com a ABCasa, entidade representante do setor.
Conheça os estudos IEMI para o mercado têxtil e de linha lar.
O economista e diretor do IEMI, Marcelo Villin Prado, assinala que o setor, composto por indústrias, importadores, exportadores, atacadistas e lojistas, “afirma sua importância dentro da economia brasileira, mesmo no atual período de incertezas econômicas, alcançando notáveis resultados”. Prado comenta que a ABCasa foi a primeira a realizar um estudo específico sobre o setor da decoração. “A iniciativa da entidade ajuda os stakeholders na tomada de decisões mais estratégicas, com base em dados analíticos”, enfatiza.
De fato, segundo a entidade, trata-se de um mercado que movimenta R$ 96,3 bilhões, por meio de seus 238,8 mil pontos de venda. A indústria do segmento como um todo produz 54 bilhões de peças ao ano e emprega 2,7 milhões de trabalhadores.
Para mais informações acesse abcasafair.com.br