Miopia Empresarial

Miopia Empresarial

Quando as Empresas Perdem o Foco do seu Posicionamento de Mercado? No mundo dos negócios, é muito comum encontrar empresas obcecadas com suas próprias ideias e produtos. Elas investem tempo e recursos no desenvolvimento de estratégias para conquistar clientes e superar a concorrência e, no entanto, muitas vezes acabam por se tornar míopes porque se concentram tanto no que estão oferecendo, que perdem de vista as necessidades e preferências dos seus clientes, prejudicando seu posicionamento de mercado.

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Entre as principais causas da miopia empresarial estão:

 A falta de compreensão do ambiente competitivo e de seu real posicionamento: a empresa pode estar tão imersa em sua própria perspectiva interna que ignora o que está rolando no mercado, desconhece as preferências (e que são mutáveis) dos seus consumidores e, pior, seguem iludidas sobre quem é de fato seu cliente.

A miopia empresarial também pode ser resultado de resistência à mudança. Empresas estabelecidas muitas vezes se apegam a estratégias tradicionais que as levaram ao sucesso no passado. No entanto, o mundo dos negócios é dinâmico e está em constante evolução, por isso ignorar a necessidade de inovação e adaptação pode levar ao declínio gradual.

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E aprofundando um pouco mais sobre as consequências da miopia…

A partir de uma visão míope, a empresa falha em identificar quem são de fato seus consumidores e suas necessidades, quais são os movimentos e ameaças postas pela concorrência, com isso acaba tomando decisões baseadas em premissas que podem estar distorcidas, ultrapassadas ou irreais, que podem ter sido válidas no passado, mas não o são mais.

A miopia empresarial, se não levar ao fracasso, no mínimo resultará em perda de competitividade, porque ela faz com que as empresas tomem decisões equivocadas, perdidas no meio do antagonismo posto entre expectativa x realidade.

Exemplo: a empresa ‘acha’ que seu cliente é AB1, mas na verdade atende o B2C, não tem conhecimento claro sobre qual a idade dos seus clientes e, portanto, se está envelhecendo ou não (as novas gerações de buyers são fãs e compram a minha marca, ou são só os mais velhos? E nesse caso, tendo a desaparecer com eles?

Para evitar essa armadilha, as empresas precisam adotar uma visão mais sistêmica, enxergando para além do seu ambiente interno, de seus produtos e serviços. Devem adotar uma mentalidade orientada para o cliente (ouvindo os seus clientes), conhecer seu mercado através de pesquisas e acompanhamento das tendências, adaptar-se, adotar uma postura flexível e ágil para identificar novas oportunidades, tomar decisões rápidas e implementar mudanças efetivas.

Dessa forma, elas poderão alcançar um posicionamento sólido e obter sucesso no longo prazo.

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