Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
A elaboração do plano estratégico, essencial na trajetória dos negócios de uma empresa, tem no programa Estudo de Mix, do IEMI, elementos sólidos para a garantia de resultados.
O início de um novo ano é momento oportuno para empresários e empreendedores do setor considerarem aspectos abordados no plano de negócios da empresa. Para atingir metas de crescimento e inovação, é essencial que os gestores levem em conta dados e informações “extraídas” do próprio mercado. Para isto, o IEMI – Inteligência de Mercado oferece programas elaborados sob medida para atender às demandas das empresas de moda.
A gestora de negócios do IEMI, Bárbara Castro, destaca aspectos fundamentais a serem considerados no planejamento estratégico. “O foco em análises de mercado e consumidores; o desenvolvimento de campanhas e produtos baseados em dados; o acompanhamento da concorrência e a constante otimização das estratégias são pilares nesta análise”, frisa a executiva. E acrescenta: “Para muitos, o maior desafio está em como transformar esta análise em ações concretas”.
Transformar análises em ações táticas
Embora muitos empresários saibam da importância de monitorar o mercado, bem como a concorrência e o comportamento dos consumidores, a dificuldade real está em colocar estes dados em prática. “Muitos ficam ‘paralisados’, sobrecarregados pelas tarefas diárias e pela necessidade de apagar incêndios, sem dedicar tempo suficiente à análise profunda dos dados”, contextualiza Bárbara Castro.
Segundo ela, é imprescindível sair deste modo estático. “Nesta condição, as estratégias acabam sendo repetitivas, nada inovadoras. Assim é impossível se alcançar melhores resultados”.
O ponto de partida, neste caso, está na avaliação cuidadosa dos dados internos. O primeiro passo é verificar o desempenho da empresa ao longo do tempo: suas vendas estão crescendo ou diminuindo?
Embora importantes, não basta se apoiar apenas nos dados internos. O segundo passo, mais essencial, é entender a concorrência e o cliente/consumidor.
“Conhecer estas variáveis será a chave para um crescimento real e sustentável no mercado”, assegura a executiva. Ela frisa que crescer em relação a si mesmo não é o suficiente; “é preciso crescer em relação ao mercado”.
Estudo de Mix: estratégia para ações assertivas
Uma das metodologias recomendadas por Bárbara Castro é o estudo de mix de produtos da empresa. O programa, com o acompanhamento do IEMI, oferece uma visão estratégica valiosa, pois permite analisar o posicionamento da marca frente aos concorrentes. A metodologia contempla, por exemplo, as faixas de preço em que a empresa atua, seus produtos e as lacunas do mercado.
Conheça os estudos IEMI para o mercado brasileiro.
Esse estudo identifica os concorrentes diretos, os produtos que competem em cada faixa de preço e as oportunidades de ajustes em preços que podem resultar em ganho de margem e fortalecimento da marca.
Bárbara Castro assinala que esta abordagem permite realizar uma análise completa, desde a adequação dos produtos e seus preços até o potencial de giro de estoque.
Oportunidades de crescimento e participação de mercado
De acordo com os dados recentes do próprio IEMI, 2024 foi um ano melhor para o setor de vestuário em comparação com 2023. “Empresas que souberam usar a informação a seu favor conquistaram maior participação de mercado”, assinala.
O estudo de mix, como ferramenta, fornece informações essenciais para ajustar a estratégia de precificação, reforçar a proposta de valor da marca e identificar lacunas a serem preenchidas com produtos e preços certos.
“Ao contemplar estes ‘drivers’ do mercado, a empresa estará muito mais preparada para crescer de forma inteligente, aumentando sua fatia no mercado”.
Para mais informações sobre o Estudo de Mix e sua aplicabilidade em empresas de moda, consulte um especialista do IEMI ou acesse o site iemi.com.br
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