Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
A lingerie é um dos principais itens de consumo por parte da consumidora brasileira e merece estudo detalhado do IEMI.
A consumidora brasileira tem especial interesse por novidades e aquisições ligadas ao universo da lingerie. Isto é o que mostra o Estudo Comportamento de Compra da Consumidora de Moda Íntima Feminina 2024/2025 realizado pelo IEMI – Inteligência de Mercado.
Atributos valorizados na moda íntima
Quando o tema é a moda íntima, os atributos das peças – desde os físicos aos subjetivos, que têm a ver com a beleza e o sentir-se bem – são especialmente valorizados. O item qualidade é, notavelmente, o mais citado: mais de 70% das entrevistadas o colocam em primeiro lugar. O preço vem em seguida, indicando que a brasileira está disposta a bancar o produto de qualidade.
Outros itens citados pelas entrevistadas são: modelagem, beleza, cor, funcionalidade, matéria-prima emarca. O fato de a marca aparecer em último lugar neste ranking é fenômeno que merece atenção por parte de quem atua neste disputado setor.
Compras versus datas comemorativas
Para esta consumidora, datas comemorativas do calendário até podem estimular à compra, sejam elas Dia das Mães, dos Namorados, Natal ou Black Friday, ou ainda as liquidações de final de ano.
Porém, o IEMI traz por meio deste estudo indicadores relevantes sobre o desempenho das vendas fora das datas promocionais. Trata-se de informações que revelam o comportamento notável da brasileira ao longo do ano.
Canais de vendas buscados
O estudo IEMI aponta as preferências da consumidora contemporânea em relação aos canais de vendas. Neste quesito, a abordagem da pesquisa vai desde as multimarcas ao hipermercado, passando por lojas de departamento e monomarcas.
Conheça os estudos IEMI para o mercado têxtil e confeccionista:
O levantamento verifica em detalhes a performance de vendas por meio de atacados de lingerie, lojas de fábricas e outlets ou mesmo dos hipermercados. Vale destacar que, na análise realizada pelo IEMI, as compras em multimarcas têm peso muito especial.
Planejamento de compra:
O levantamento detalhado do IEMI sobre a moda íntima traz ainda informações valiosas e precisas sobre a forma como a consumidor planeja as suas compras.
A partir da pandemia, as compras on-line, como é mais do que sabido, vêm em crescimento. E não poderia ser diferente no segmento da moda íntima, seguindo em crescimento, como mostra a análise comparativa do IEMI dos últimos cinco anos, com projeção futura.
As compras em lojas físicas ultrapassam 50%, enquanto as aquisições por catálogos têm participação muito discreta neste setor da moda.
Informações geradas para potencializar negócios no segmento de lingerie estão no Estudo Comportamento de Compra da Consumidora de Moda Íntima Feminina 2024/2025 e no site do iemi.com.br. Se preferir explorar já esta importante fonte de dados, fale com um dos gestores do IEMI.
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