Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
O mercado de vestuário traduzido em forma de dados é a essência da palestra de Marcelo Prado e stand do IEMI, durante a edição da FebraTêxtil 2025.
Detectar e administrar os desafios atuais começa pela obtenção dos dados que compõem o imenso panorama de mercado. Com o propósito de oferecer estes subsídios vitais aos empresários de moda, o economista e diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, Marcelo Villin Prado, realizou uma palestra no Espaço Talks, com dados inéditos sobre o setor, durante a FebraTêxtil, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Sob o tema “Mercado de Vestuário no Brasil – Cenários, Comportamento de Consumo e Desafios das Marcas”, no dia 19 de fevereiro, às 18h, o executivo expôs dados recentes do IEMI. A partir deles, traçou uma análise abrangente sobre o consumo das famílias brasileiras e a relevância da moda na vida cotidiana dos cidadãos.
Indústria e Varejo
O executivo abriu a apresentação com dados consolidados referentes à indústria e o varejo de moda no Brasil. Prado discutiu as dimensões e o desempenho recente do setor, além de explorar as linhas de produtos, canais de venda e as regiões que têm se destacado. A pandemia – momento de inflexão para a vida e para os negócios – foi vista agora sob a perspectiva de futuro. “Trata-se de um tema crucial para se entender as mudanças que o setor enfrentou e as oportunidades que surgem desde então”, destacou o economista.
Outro aspecto de especial importância da apresentação foi o perfil e comportamento dos consumidores. Neste sentido, Prado destacou a importância de alcançar os “amantes de moda”, isto é, o grupo que exerce grande influência nas tendências do mercado. Outro foco de atenção foi a força das marcas na percepção dos consumidores e a longevidade das empresas no setor, fatores essenciais para a sustentabilidade dos negócios de moda.
Outro momento forte da exposição foi aquele que apontou oportunidades e tendências do consumo de moda no Brasil. O executivo compartilhou insights valiosos sobre como as marcas podem se adaptar e prosperar em um ambiente em constante mudança, possibilitando aos empresários uma visão otimista sobre o futuro do setor.
Conheça os estudos IEMI para o mercado têxtil e confeccionista.
Stand IEMI na FebraTêxtil
Ao lado de seus parceiros – Agely e Up Vendas, o IEMI também esteve em stand na rua 05, número 173 (na frente da praça de alimentação) durante todo o período da feira, de 18 a 20 de fevereiro, das 14hs às 21hs.
Este ano, completando 40 anos de expertise em pesquisas de mercado, os consultores IEMI, na oportunidade, apresentaram as soluções e possibilidades em inteligência de mercado para seus clientes e visitantes.
O IEMI também apresentou a plataforma Abit.IEMI.io que oferece dados e informações que proporcionam uma visão profunda da dinâmica de todos os segmentos e nichos do mercado têxtil, de vestuário e linha lar.
Inovação e proximidade do mercado
Organizada pelo Febratex Group, a FebraTêxtil se destaca como relevante plataforma de negócios para o setor têxtil nas Américas. O evento reuniu os principais
E para conhecer melhor a ampla gama de pesquisas e análises acesse o conteúdo do IEMI.
Fale com um consultor IEMI
Explore outras pesquisas para o setor têxtil e de vestuário IEMI:

O Dia do Consumidor, a Black Friday e as vendas no varejo de moda

IEMI – 40 anos de Excelência em Pesquisas de Consumo, Varejo e Indústria

A Moda está Perdendo o seu Glamour?

IEMI trouxe o Mercado Têxtil e de Vestuário para a FebraTêxtil

Consumidoras elegem principais atributos da lingerie. Confira.

Saiba como o plano estratégico pode otimizar o seu negócio

Como a brasileira consome moda íntima?

Varejo de vestuário avança em número de lojas físicas
