Mês do Dia das Mães, mostra o varejo de vestuário em constante recuperação pós-pandemia

Mês do Dia das Mães, mostra o varejo de vestuário em constante recuperação pós-pandemia

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Por Eleni Kronka

Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

Estimativas do IEMI mostram que, apesar de queda esperada nas vendas, o varejo de vestuário vem reagindo e se recuperando no pós-pandemia.

Marco para o calendário do varejo de vestuário no Brasil, o Dia das Mães apresenta estimativas desafiadoras para o mês de maio deste ano. Os dados são do IEMI – Inteligência de Mercado.

Segundo a empresa de pesquisa de mercado, as vendas de roupas neste mês crescerão cerca de 30% em relação a abril. Ou seja, em maio de 2023, o varejo nacional deve comercializar cerca de 530 milhões de peças de vestuário. Já em valores, o faturamento do setor pode passar de R$ 24 bilhões.

Porém, comparado ao mês de maio do ano passado, este faturamento representa queda de 7,5%. Se comparado com maio de 2020, auge da pandemia, quando as lojas físicas do segmento ainda se encontravam fechadas, as vendas do setor deverão representar um aumento de 214%.

Maio: números atuais versus 2022

Apesar do crescimento estimado para maio sobre abril de 2023, em volume de peças, o resultado fica 16,5% abaixo do que foi registrado em 2022. “Aquele foi um momento muito especial, marcado pela retomada das atividades presenciais e dos eventos sociais. Ao mesmo tempo, o consumidor foi às compras”, argumenta o diretor do IEMI, Marcelo Prado.

Neste sentido, o consultor lembra a importância de recursos como o Auxílio Emergencial. “Além deste incentivo, a inflação não tinha ainda alcançado os patamares atuais”.

De fato, em 2022, o mês de maio registrou a venda de quase 638 milhões de peças de vestuário. Já o faturamento foi de mais de R$ 26 bilhões.

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Conheça os estudos IEMI para o mercado de vestuário.

O setor sob o impacto da pandemia

Conforme o levantamento do IEMI, a estimativa atual é de que os números fiquem abaixo, aliás, dos patamares de 2019, momento anterior à pandemia. “Em 2019, o varejo de vestuário comercializou perto de 536 milhões de peças, para um faturamento aproximado de R$ 19 bilhões”, comenta Marcelo Prado.

Em 2020, os números despencaram para perto de 219 milhões de peças, para um faturamento que ficou abaixo de R$ 8 bilhões.

O movimento de recuperação veio em 2021 – com 570 milhões de peças vendidas pelo varejo. Nova alta (12%) se deu em 2022, com a comercialização de quase 640 milhões de peças de vestuário.

Estes e outros dados estratégicos sobre o mercado e varejo de vestuário você encontra no site do IEMI (iemi.com.br/vestuario)

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