Plus Size Manteve Espaço no Mercado de Moda

Plus Size Manteve Espaço no Mercado de Moda

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Por Eleni Kronka

Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

Depois de vários registros de alta na produção e vendas, segmento plus size viveu período de queda – no auge da pandemia –, mas sinaliza estabilização

Há pouco mais de uma década, o segmento de moda plus size começou a ganhar representatividade na cena da moda. Iniciativas individuais, que antes ocorriam isoladamente, foram logo formando um todo. Eventos e desfiles levaram as criações para a mídia. Assim o mercado abria os olhos e se preparava para mais um grande passo na moda feminina e, por tabela, no segmento de moda masculina também.

Não é preciso nem citar o setor de beleza, que abriu as portas para mulheres com manequins a partir do 44, tão femininas e belas quanto as que usam tamanhos menores. A reboque, vieram as agências de manequins para agenciá-las.

Desde então, o movimento foi de franco crescimento em números e projeções. É o que mostra, com dados atuais, o Estudo do Mercado Potencial de Vestuário, Meias e Acessórios 2023, realizado pelo IEMI – Inteligência de Mercado.

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Conheça os estudos IEMI para o mercado de vestuário.

Plus size em números

Segundo a pesquisa, a produção de moda plus size, em número de peças, apresentou um crescimento de 12,7% em 2021. Trata-se de um crescimento que ultrapassa o desempenho do próprio setor de vestuário em geral, que foi de 9,6%. Neste período, foram produzidas mais 188 milhões de peças de moda plus size. Já a produção de vestuário em geral chegou perto de 5,5 bilhões de peças no mesmo ano.

Na verdade, o ano de 2021 foi um momento de recuperação para o setor. Isto porque, em 2020, o segmento plus size sofreu uma queda de 21,2%. Observemos que este foi o período auge da pandemia, que tinha sido precedido por uma sequência de registros de alta nos anos anteriores.

Movimento de queda, vislumbrando a recuperação

Os eventos não pararam e os investimentos – em marketing e produção – por parte das empresas confeccionistas e também do varejo, também não.

Porém, em 2022 a produção de moda plus size, em número de peças, apresentou queda de 5,4%. Esta reação acompanha o ritmo de desaceleração na produção de vestuário em geral, que no ano passado foi de -5,3%.

Se a produção de vestuário em geral ficou em 5,2 bilhões de peças, a fatia correspondente ao plus size chegou a 178 milhões, em 2022.

Em termos percentuais, no Brasil, a produção de moda plus size corresponde a 3,4% do volume de peças fabricadas pela indústria de vestuário em geral. Com muitas chances de crescimento e de oportunidades em campanhas de marketing, além da exposição na mídia.

Para ter mais detalhes sobre a pesquisa, acesse o Estudo do Mercado Potencial de Vestuário, Meias e Acessórios 2023 e o site do IEMI (iemi.com.br/vestuário)

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