Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
As promoções da Black Friday repercutem em todos os segmentos de mercado, inclusive o varejo calçadista, como aponta a ampla pesquisa realizada pelo IEMI.
Até que ponto as promoções da Black Friday impactaram sobre os resultados de vendas do varejo e, especificamente, do varejo de calçados em 2023? Pesquisa detalhada feita pelo IEMI – Inteligência de Mercado mostra que houve, sim, um aumento real nos negócios naquele momento em comparação a períodos anteriores.
O ponto de partida para esta verificação é o Termômetro IEMI do Varejo de Calçados. O relatório, com amplitude para todo o mercado nacional, conferiu o desempenho do varejo do setor em novembro.
Segundo o levantamento, as vendas do varejo calçadista em novembro último chegaram a 67,7 milhões de pares. Para os analistas do IEMI, o resultado corresponde a uma alta de 18,2% na comparação com o mês de outubro. E em relação ao mês de novembro de 2022 (64 milhões de pares) houve crescimento de 6,3%.
No entanto, no acumulado do ano, se comparadas às vendas de igual período de 2022, as vendas tiveram queda de 5,4%. Também no intervalo precedente de doze meses, o movimento foi de queda, da ordem de 6,4%.
Comportamento de vendas
Para o varejo em geral, sem ajuste sazonal, houve alta de 7,3%, quando considerado o volume comercializado em novembro. Mas, no acumulado do ano, a alta foi de 1,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os doze meses precedentes apresentaram crescimento de 1,5%.
Quanto ao faturamento do setor, os resultados também expressam otimismo. Em valores nominais, as vendas do varejo de calçados atingiram R$ 6,0 bilhões em novembro. Este total aponta alta de 17,8% em relação ao mês anterior. E crescimento de 9,1% em relação ao mês novembro de 2022 (R$ 5,5 bilhões).
Segundo o Termômetro IEMI, no acumulado do ano o aumento foi de 3,6%. Já nos doze meses precedentes, a alta foi de 3,8%.
Os analistas do IEMI estabelecem a relação do varejo em geral com o do setor calçadista. A análise mostra que o varejo em geral teve alta de 7,8% na receita de vendas de novembro. No acumulado do ano, a alta foi de 4,1% quando comparado como igual período do ano anterior. Nos doze meses precedentes, observou-se alta de 4,7%.
Conheça os estudos IEMI para o mercado de calçados.
Preço médio dos calçados no varejo
Outro detalhe importante apontado pelo Termômetro IEMI – Calçados é o desempenho médio da tabela de preços praticada no período. Em novembro de 2023, houve queda de 0,27% no preço médio em relação a outubro, o que representou R$ 85,88 por par.
Já no acumulado do período, de janeiro a novembro de 2023, houve alta de 4,79% comparativamente ao mesmo período do ano anterior. Nos doze meses precedentes, o índice a alta verificada no quesito do preço médio foi de 5,93%.
Inflação por produto no varejo de calçados
Quando considerado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do segmento calçadista, atingiu queda de 0,27% em novembro. Considerando-se os dados divulgados pelo IBGE para o período, o resultado do setor esteve abaixo da inflação geral, que foi de 0,28%.
A maior alta, neste sentido, foi verificada no segmento de calçados infantis, que no mês de novembro chegou a 0,37%.
Para aprofundar-se nestes e em outros dados muito específicos sobre este setor, acesse o Termômetro IEMI, bem como o site iemi.com.br/calcados