E-commerce alavanca vendas no varejo de calçados

E-commerce alavanca vendas no varejo de calçados

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Por Eleni Kronka

Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

Antes como participação modesta, as vendas on-line otimizam faturamento do varejo de calçados e crescem significativamente nos últimos cinco anos.

Somos todos digitais, e cada vez mais. Não é só uma frase de efeito, mas de um fato: o comportamento do consumidor, de modo geral, transforma-se sob o impacto da tecnologia.

A mudança está presente no dia a dia e ganha especial impulso no que se refere aos hábitos de compra e uso de serviços. Seja para as compras do supermercado ou da farmácia, seja para transações bancárias, tudo passa pelas plataformas digitais.

Com os itens de moda não é diferente. Foram as vendas on-line, aliás, que deram sobrevida aos negócios durante a pandemia. E foi justamente nesse momento que o e-commerce deslanchou.

Lojas físicas versus vendas on-line

Os números são expressivos neste sentido, como mostra o Estudo dos Canais do Varejo de Calçados 2023 realizado pelo IEMI – Inteligência de Mercado. Lançada agora, a pesquisa traz extenso levantamento sobre os diferentes canais de distribuição e venda deste setor.

A análise comparativa feita pelos especialistas do IEMI é reveladora. O ponto de partida pode ser, por exemplo, as vendas realizadas por meio do varejo físico especializado.

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Mais importante dentro da gama de canais de varejo, as lojas físicas especializadas em calçados (não incluem as lojas de departamento, varejo alimentar e lojas de vestuário) atingiram, em 2018, um faturamento próximo a R$ 38,5 bilhões em vendas, chegando a R$ 39,5 bilhões em 2022, o que representa uma variação de 2,6% no período de cinco anos. O ano de 2022 também apresentou a recuperação nas vendas após o vale de 2020 (R$ 33,2 bilhões) e 2021 (R$ 36,4 bilhões), obtendo resultando superior em 19% sobre 2020 e de 8,4% sobre o ano de 2021.

Outro aspecto que mostra a força da loja física especializada em calçados é que, em 2018, este segmento de varejo representou 67% de todo o faturamento do setor. Já em 2022, a participação deste canal no faturamento total das vendas de calçados foi de 61%.

No caso do e-commerce, a participação é crescente e notável no faturamento do setor. Em 2018 as vendas atingiram um patamar próximo a R$ 3,7 bilhões. Já em 2019, o movimento subiu para quase R$ 4,4 bilhões, saltando para aproximadamente R$ 6 bilhões em 2020, para chegar muito próximo a R$ 7 bilhões em 2021. E o ano de 2022 se encerrou com faturamento próximo a R$ 8,9 bilhões com as vendas por meio de plataformas digitais.

Desta forma, a participação das vendas on-line no faturamento do varejo calçadista subiu de 6%, em 2018, para 14% em 2022.

Para obter informações detalhadas sobre o varejo calçadista, acesse o Estudo dos Canais do Varejo de Calçados 2023 e o site iemi.com.br/calçados.

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