Comportamento de Compra do Consumidor de Colchões

Comportamento de Compra do Consumidor de Colchões

O Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Colchões é elaborado a cada 2 anos e apresenta uma análise completa do comportamento de compra dos consumidores baseada no relato da última compra de colchões.

A pesquisa observa o comportamento dos consumidores de colchões e sua intenção de compra. Verifica suas preferências, canais de compra e possíveis mudanças comportamentais. Apresenta os hábitos de consumo frente ao produto objeto deste estudo, qual seja, colchões, de modo que foram utilizadas abordagens investigativas que tiveram por foco questões como: a última compra realizada, suas preferências, necessidades e motivações no momento da efetiva conclusão da aquisição.

Comportamento de Compra

A pesquisa envolveu 1.200 entrevistados com mais de 18 anos em todas as regiões brasileiras. Na média geral os consumidores compram colchão a cada 4 anos, sendo que 27% dos homens compraram a cada 3 anos, enquanto 17% das mulheres compram a cada 3 anos.

Atributos mais importantes do colchão

As motivações dos consumidores são muito pulverizadas, sendo a primeira característica mais importante na escolha do produto é o benefício que ele proporciona, o que demonstra a preocupação com a saúde e o conforto atrelados ao momento de descanso.

Marcas

Em todas as faixas etárias analisadas, tanto em 2021 quanto em 2024, a maioria dos consumidores traz a marca como elemento diferencial na hora da compra.

Lojas físicas

A loja física se mantém como o principal canal de aquisição de colchões. De qualquer forma, 2024 comparativamente à 2021, teve um leve recuo de 5%.

Internet

A internet apresentou um leve crescimento entre os anos amostrais (2 pontos percentuais), de todo modo, com uma presença relevante (23%) mostrando que deixou de ser uma mera alternativa aos tempos pandêmicos, mas que sim, veio para ficar.

Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Colchões 2024 / 2025

Uma análise completa do comportamento de compra do consumidor de colchões. Considera os perfis, faixa etária e poder de compra.

O Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Colchões apresenta:

Índice do Estudo:

Mercado de Colchões

Consumo de colchões geral no Brasil

Sumário do Comportamento

Comportamento por perfil, gênero, faixa etária, poder de compra e região

Planejamento da Compra

Influenciadores e pesquisas antes da compra

Canais de Compra

Lojas convencionais, internet e revendedoras

Forma de Pagamento

Pagamento das compras

Diferenças por Perfil

De compras por perfil, gênero, faixa etária, poder de compra e região

Colchão na Caixa

Preferências e diferenciais

Sustentabilidade

Influência da sustentabilidade na compra

Considerações Finais

Sobre o comportamento de compra de colchões

Tamanho do colchão:

Material do colchão:

Canais do Varejo:

Receba um OVERVIEW gratuito do relatório

Conheça os estudos prontos do mercado de móveis e colchões IEMI.

Conheça outras pesquisas exclusivas IEMI.