O Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Colchões é elaborado a cada 2 anos e apresenta uma análise completa do comportamento de compra dos consumidores baseada no relato da última compra de colchões.
A pesquisa observa o comportamento dos consumidores de colchões e sua intenção de compra. Verifica suas preferências, canais de compra e possíveis mudanças comportamentais. Apresenta os hábitos de consumo frente ao produto objeto deste estudo, qual seja, colchões, de modo que foram utilizadas abordagens investigativas que tiveram por foco questões como: a última compra realizada, suas preferências, necessidades e motivações no momento da efetiva conclusão da aquisição.
Comportamento de Compra
A pesquisa envolveu 1.200 entrevistados com mais de 18 anos em todas as regiões brasileiras. Na média geral os consumidores compram colchão a cada 4 anos, sendo que 27% dos homens compraram a cada 3 anos, enquanto 17% das mulheres compram a cada 3 anos.
Atributos mais importantes do colchão
As motivações dos consumidores são muito pulverizadas, sendo a primeira característica mais importante na escolha do produto é o benefício que ele proporciona, o que demonstra a preocupação com a saúde e o conforto atrelados ao momento de descanso.
Marcas
Em todas as faixas etárias analisadas, tanto em 2021 quanto em 2024, a maioria dos consumidores traz a marca como elemento diferencial na hora da compra.
Lojas físicas
A loja física se mantém como o principal canal de aquisição de colchões. De qualquer forma, 2024 comparativamente à 2021, teve um leve recuo de 5%.
Internet
A internet apresentou um leve crescimento entre os anos amostrais (2 pontos percentuais), de todo modo, com uma presença relevante (23%) mostrando que deixou de ser uma mera alternativa aos tempos pandêmicos, mas que sim, veio para ficar.
Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Colchões 2024 / 2025
Uma análise completa do comportamento de compra do consumidor de colchões. Considera os perfis, faixa etária e poder de compra.
O Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Colchões apresenta:
Índice do Estudo:
Mercado de Colchões
Consumo de colchões geral no Brasil
Sumário do Comportamento
Comportamento por perfil, gênero, faixa etária, poder de compra e região
Planejamento da Compra
Influenciadores e pesquisas antes da compra
Canais de Compra
Lojas convencionais, internet e revendedoras
Forma de Pagamento
Pagamento das compras
Diferenças por Perfil
De compras por perfil, gênero, faixa etária, poder de compra e região
Colchão na Caixa
Preferências e diferenciais
Sustentabilidade
Influência da sustentabilidade na compra
Considerações Finais
Sobre o comportamento de compra de colchões
Tamanho do colchão:
- Casal;
- Queen;
- Solteiro;
- King;
- Infantil;
- Viúva;
- Berço.
Material do colchão:
- Mola ensacada;
- Espuma;
- Híbrido (espuma e mola);
- Mola.
Canais do Varejo:
- Lojas multimarcas;
- Lojas monomarcas;
- Lojas de departamento;
- Hipermercados;
- Loja de móveis especializada;
- E-commerce.