Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
Varejo registra aumento de vendas para o segmento de colchões e cama-box, com incremento nas lojas físicas e crescimento na participação do comércio on-line.
Parte integrante do mobiliário e elemento indispensável para saúde e bem-estar, os colchões fazem parte de um segmento que registrou alta nas vendas em 2023. O resultado também está presente no Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Colchões 2024/2025, baseado em 1.200 entrevistas, feitas em todo o território nacional, com homens e mulheres acima de 18 anos publicado pelo IEMI – Inteligência de Mercado.
Os dados preliminares do levantamento mostram um crescimento de 4,9%. Isto significa que, em 2023, as vendas no varejo do setor atingiram o patamar de R$ 18,3 bilhões.
O volume de peças comercializadas também apresentou movimento ascendente de 0,6% em 2023, com a venda de 34,8 milhões de unidades no varejo de todo o País.
Resultado de cinco anos
O estudo elaborado pelo IEMI mostra que os cinco anos, compreendidos entre 2018 e 2022, foi um período em que o varejo de colchões e cama-box registrou alta de 12,8% em unidades comercializadas.
Já em valores nominais, isto é, sem descontar a inflação do período, a alta do setor foi de 28,3%.
Porém, os anos de 2021 e 2022, notadamente marcados pela crise sanitária mundial, foram de recuo nas comercializações. Assim, o decréscimo das vendas do período foi da ordem de 1,9%. Em valores nominais, a queda foi de 1,8%.
Vendas on-line como alternativa
Ainda analisando os dados preliminares do ano de 2022 trazidos pela pesquisa do IEMI, mostram que a vendas de colchões e cama-box no varejo brasileiro totalizaram R$ 17,5 bilhões em 2022.
Conheça os estudos IEMI para o mercado de móveis e colchões.
Deste total, o varejo físico responde por 96% do faturamento em 2022, isto é, R$ 16,7 bilhões. A cifra corresponde a um aumento de 6,7%.
O crescimento das vendas on-line, por sua vez, foi de 34%, com o registro de R$ 700 milhões em faturamento para o setor.
Outros números trazidos pela nova pesquisa mostram que o valor médio por compra no ambiente on-line foi de R$ 894,00. Em 2022, foram comercializadas 814 mil unidades, entre camas-box e colchões, perfazendo um total de 2,4% do total vendido no período.
Perfil dos estabelecimentos
Segundo o IEMI, a venda de cama-box e colchões se dá, de acordo com os modelos de canais de varejo, em: lojas independentes especializadas (que respondem por 47% em volumes de peças e 47,6% em faturamento), redes de lojas especializadas (25,1% em volume, 33,6% em valores), lojas de departamento (15,8% em volume, 13,1% em valores) e, por fim, hipermercados (12,1% em volumes, 5,7% em valores).
Para mais informações sobre este segmento de mercado, acesse o Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Colchões 2024/2025 e o site iemi.com.br/colchoes.