Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
As profundas transformações pós-pandemia dão nova dinâmica aos negócios da moda. Desafios e oportunidades são contemplados em metodologia avançada desenvolvida pelo IEMI, visando à melhor performance das marcas e empresas.
São vários os desafios e as possibilidades que se apresentam para os que empreendem no mercado da moda. Existem também vários questionamentos nas tomadas de decisões do dia a dia. Tudo isto principalmente depois da pandemia, com as profundas mudanças no comportamento da indústria, do varejo e nos hábitos de compra do consumidor.
Para estar lado a lado com o empresário, o IEMI – Inteligência de Mercado lançou o Posicionamento 360 IEMI. O programa tem como objetivo analisar e oferecer o diagnóstico completo das empresas que desejam transformar os desafios em oportunidades, por meio de recomendações estratégicas.
A gestora de Negócio do IEMI, Bárbara Castro, afirma que o Posicionamento 360 IEMI oferece ao empresário e ao empreendedor uma visão holística da própria operação. “O método adotado permite identificar as melhorias que podem ser alcançadas, bem como detectar as oportunidades para onde direcionar esforços”, explica.
Pilares do programa
Segundo a executiva, são cinco drives norteadores que a empresa participante do Posicionamento 360tem a oportunidade de enxergar com clareza e, a partir daí, desenvolver estratégias assertivas para o aumento da sua competitividade. São eles: Share de Mercado (para aumento de participação da empresa neste campo), Linhas e Produtos (com aumento de vendas e redução de estoques), Canais de Venda (a fim de se explorar os canais mais beneficiados e que oferecem melhores oportunidades de crescimento), Pricing (estratégia para vender mais que a concorrência, sem sacrificar preços), Regiões (levar os produtos para praças de maior consumo).
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Ações práticas
Identificar as oportunidades de negócios e de melhoria na gestão são pontos práticos do programa. “Trata-se de um levantamento importante para se traçar as diretrizes de decisões e ações”.
O ponto de partida é visualizar o panorama atual da empresa. “Temos hoje uma realidade que se instalou a partir da pandemia e que acompanhará todo o mercado daqui para frente”, salienta a especialista do IEMI.
Desta forma, pela metodologia do programa Posicionamento 360 IEMI, é possível levantar pontos como: De que forma são geradas as oportunidades de negócios para a empresa? Como é feita a avaliação destas ações e como são medidos os resultados? É possível avaliar, por meio de critérios definidos, aquilo que vai bem e os pontos que merecem ser trabalhados, em busca da excelência nos negócios?
Da mesma forma, a metodologia do programa possibilita avaliar e detectar pontos frágeis no conjunto (produto, preços, regiões de atuação, canais de venda) para a melhoria da performance.
Tópicos de análise
Considerando os pilares do programa, a gestora de Negócio do IEMI assinala que é fundamental que o mix de produto esteja consonante com a demanda atual. Além disso, deve estar alinhado com as tendências, gerando oportunidades. As tendências, aliás, podem ser sinalizadas pelas mudanças históricas (por vezes gradativas, por vezes mais velozes) no mix consumido pelo mercado alvo da marca. “É preciso, ainda, considerar a dinâmica que envolve a performance dos canais de venda. Alguns deles são mais adequados e eficazes para o perfil da empresa, de suas marcas e produtos”, alerta.
A precificação dos produtos e das linhas é outro eixo essencial, na visão da executiva. “Os produtos estão corretamente precificados? A curva de preços praticada pela empresa proporciona maior competitividade à marca privilegiando seu giro ou está distorcida, prejudicando-o?”
A política de preços, vale lembrar, contempla equilíbrio e alinhamento de valores versus mix, condizentes com características da empresa e a realidade do mercado e da concorrência.
Para mais informações, acesse o Posicionamento 360 IEMI e obtenha o conteúdo do programa.