Jeanswear: Alinhamento da Cadeia Produtiva Assegura o Equilíbrio do Setor

Jeanswear: Alinhamento da Cadeia Produtiva Assegura o Equilíbrio do Setor

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Por Eleni Kronka

Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

Com elos da cadeia produtiva bem concatenados, desde o cultivo do algodão até a distribuição, passando por etapas da fiação, tecelagem e confecção, o jeanswear oferece oportunidades de negócios a novos players do setor.

O mercado jeanswear, que comporta a produção de denim e de brins, bem como abarca o volume de peças confeccionadas, apresenta números de crescimento em termos globais, quando considerado o período que vai de 2017 a 2021. Os dados constam do aprofundado estudo de mercado realizado pelo IEMI – Inteligência de Mercado, feito para dimensionar a evolução da oferta e da demanda de artigos de vestuário da categoria jeanswear no Brasil.

O estudo parte da perspectiva global, pela qual aponta que houve significativo aumento (em dólar) de 44,1% nas vendas do denim e de 31,6% no segmento do brim, em 2021.

A China mantém-se no topo do ranking de exportações na categoria denim, detendo 44% das negociações, em dólar, seguida pelo Paquistão e a Índia, nos dados 2021. No segmento dos brins, a China também se destaca, com 44,7% das exportações totais, igualmente seguida pelo Paquistão e a Índia.

As exportações brasileiras, neste período de 2017 a 2021, viveram momento de franca expansão, tanto para o denim (94%) quanto para o brim (58%), considerando o volume em toneladas, com acentuada queda nas importações destes artigos no mesmo período.

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Conheça os estudos IEMI para o mercado de jeanswear e vestuário.

Destaques na confecção

Com quase 5 mil unidades produtivas no Brasil e cerca de 300 milhões de peças anuais, computadas em 2021, o segmento jeanswear apresentou crescimento de 6,3% em volume de peças, com aumento de 13,3% em valores nominais.

Em termos de produtos, a calça jeans predomina, representando mais da metade do volume de peças fabricadas, seguida com muita distância por outros artigos, como: bermuda, shorts, saia, jaqueta, camisa, vestidos, exatamente nesta ordem.

Quanto à segmentação, o feminino predomina com quase a metade da produção, seguido pelo masculino e infantil. O estudo do IEMI faz notar a oportunidade que aparece na categoria plus size, tanto feminino quanto masculino.

Distribuição

O varejo de artigos de vestuário, dentro do mapa de consumo nacional, tem especial importância. Pequenas lojas de rede (próprias ou franquias), lojas de departamento especializadas ou pequenas lojas independentes são responsáveis pelo escoamento da produção do jeanswear. A pesquisa leva também em conta o comércio atacadista, que faz chegar o produto aos micro e pequenos varejistas.

Mais informações estão disponíveis no Estudo do Mercado Potencial de Tecido Índigo e Brim e Vestuário Jeanswear no Brasil 2022 e no site do IEMI (iemi.com.br).

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