Funil de vendas é um modelo que representa as etapas pelas quais um cliente em potencial passa antes de fechar uma venda e é composto pelas seguintes etapas: topo (conscientização), meio (consideração); Fundo (decisão) e também falaremos do pós-venda, dada sua importância.
Confira o vídeo com a nossa gerente de negócios, Bárbara Castro:
A pesquisa de mercado pode ajudar a otimizar cada etapa do funil, aumentando a eficiência da estratégia de vendas e potencializando a conversão de leads em clientes.
Cada etapa requer uma abordagem diferente, por isso, é importante entender as necessidades e comportamentos do cliente em cada etapa do funil.
O papel da pesquisa em cada etapa do funil de venda:
- Topo (Conscientização): cientes do problema que precisam resolver, mas ainda não estão procurando soluções específicas. É o primeiro contato do lead com a marca. Nesta fase, o objetivo é atrair o maior número possível de leads. A pesquisa de mercado pode ajudar a entender melhor o público-alvo identificando os interesses e necessidades dos potenciais clientes. Isso permite à empresa criar conteúdo relevante e direcionado para atrair a atenção do público.
- Meio (Consideração – interesse e avaliação): Conquistar a atenção. Fase 1 – já estão buscando informações sobre possíveis soluções para o problema e Fase 2 – considerando opções específicas e comparando soluções. Aqui, conversamos com o consumidor cujo interesse está alinhado ao que fazemos e de modo que a pessoa possa avaliar se somos a melhor solução o objetivo é transformar os leads em oportunidades de vendas. Aumentar relevância e valor percebido. A pesquisa pode ajudar a entender o comportamento do consumidor e seus motivos de compra. Com essas informações, é possível desenvolver conteúdos mais aprofundados e personalizados, com informações relevantes sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa.
- Fundo (Decisão): O cliente já entendeu exatamente do que precisa e está pronto para tomar a decisão. O objetivo é fechar a venda. A pesquisa pode ajudar a entender as objeções dos clientes em potencial e as suas principais preocupações. Com essas informações, a empresa pode ajustar a sua abordagem de vendas e fornecer informações mais relevantes e convincentes, de modo a superar as objeções e fechar a venda.
- Pós-Venda: Após a venda é importante manter um bom relacionamento com o cliente, de modo a aumentar a probabilidade de vendas futuras e indicações para outras pessoas. A pesquisa ajuda a entender as expectativas dos clientes, grau de satisfação e percepções em relação à experiência de compra com a marca e identificar pontos de melhoria em relação ao atendimento e suporte. Com essas informações, a empresa pode aprimorar a sua estratégia de pós-venda e criar um relacionamento duradouro com o cliente, importante para renovar o ciclo de compras e fidelizar o cliente (satisfação, NPS, etc.).
Os leads são uma oportunidade de negócio para a empresa. de forma mais concreta, é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, telefone, etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, etc.).Por fim, a pesquisa de mercado nos permite entender o público-alvo e seu comportamento, identificar as objeções e aprimorar o relacionamento com o cliente, dessa forma, ajudando a potencializar todas as etapas do funil de vendas.
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