O Passo a Passo da Inteligência de Mercado

O Passo a Passo da Inteligência de Mercado

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Gerir uma marca ou empresa é com certeza desafiador e as decisões que você toma no dia a dia vão definindo o sucesso ou o fracasso dos negócios. Como o passo a passo da inteligência de mercado pode contribuir nisto?

Assista o vídeo e entenda o passo a passo para implementar a Inteligência de Mercado.

E no contexto do uso da informação como meio fundamental de apoio, esse desafio é especialmente intensificado por três fatores:

  • Características próprias dos tempos atuais (volátil, incerto, complexo, ambíguo, frágil, ansioso, não-linear e incompreensível) em que o mercado exige velocidade e assertividade na tomada de decisão;
  • Gestões mais “intuitivas” com pouco uso de informações de mercado, costumam ser pouco assertivas, ainda mais em cenários complexos e em constantes mudanças;
  • Há ainda o paradoxo da “falta” de informação focada na área de atuação da empresa, (gerando perdas relevantes), em contraponto ao “excesso” de informação generalizada, desestruturada e sem profundidade, que costumam causar ainda mais confusão e incertezas para os gestores.

O fato é que a informação vale ouro e pode revolucionar a história de uma empresa, mas se ela não estiver estruturada e segmentada a ponto de permitir a comparação com os indicadores internos da empresa, pode ser até prejudicial para a tomada de decisão.

(Continua)

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Os 3 passos da inteligência de mercado

  • 1º PASSO: Organizar as informações internas da empresa (em planilhas, BIs, ERPs etc.), estabelecer os indicadores de gestão que deverão ser monitorados, permitindo acompanhar os resultados das ações estratégicas implementadas pela empresa, ao logo do tempo. Com dados restritos aos indicadores internos da empresa (extraídas do BI, ERP etc.), torna-se possível comparar o desempenho empresa contra ela mesma, ou seja, se houve queda, crescimento em relação aos resultados da própria empresa, em períodos anteriores.
  • 2º PASSO: Comparar as informações da empresa com as informações do mercado, permitindo a análise do seu desempenho em relação ao seu mercado (cresceu mais do que a média, ou se caiu, perdeu ou ganhou participação relativa (share)? Se caiu, quais categorias de produto, canais, regiões, público-alvo, faixa de preço etc.? Somente assim, se torna possível antever as mudanças no mercado, se prevenir e atuar contra as “doenças silenciosas’ e que podem ser identificadas e observadas através dos indicadores de gestão da empresa, em perspectiva frente à performance do mercado. E para isso, precisam de informações de mercado precisas, atualizadas e adequadamente segmentadas, para que sejam possíveis de serem comparadas com os indicadores da própria empresa. Semente a partir deste ponto, que se poderá alcançar o próximo passo.
  • 3º PASSO: Estabelecer um diagnóstico e detectar onde a performance da empresa está. É a partir desse diagnóstico que nasce o plano estratégico, onde os gestores definem as ações a serem implementadas para recuperar e/ou ampliar sua competitividade e continuar a crescer de forma sustentável.

É importante o monitoramento contínuo dos resultados após as ações implantadas, de forma a manter atualizado o diagnóstico e o controle das “dores” da empresa e de suas causas.

Esse é o melhor caminho para garantir um crescimento saudável e sustentável a longo prazo. Sem dúvida, grande parte do segredo das empresas bem-sucedidas está no uso eficiente da informação, tanto no planejamento das suas ações, quanto na construção de diferenciais próprios e inovações, mantendo-as sempre longe da oferta do “mais do mesmo” e da “competição por custos”, que corroem margens e minam o seu futuro.

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