Moda inverno pode seguir ritmo do setor de vestuário em 2023

Moda inverno pode seguir ritmo do setor de vestuário em 2023

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Por Eleni Kronka

Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

O período da coleção Outono/Inverno, responde por 40% a 41% das vendas do varejo nacional. Essa coleção da moda inverno tem como ícones principais os artigos de proteção contra o frio que juntos superaram 201 milhões de peças confeccionadas em 2022, gerando receitas de R$ 8,4 bilhões para a indústria nacional.

Como anda a disposição de compra do consumidor brasileiro nesta entrada de inverno? É a pergunta que o varejo se coloca e, sobretudo, os empresários que atuam na área de vestuário, diante da chegada das novas coleções.

Para entregar aos empreendedores do segmento dados que os ajude na tomada de decisões, o IEMI – Inteligência de Mercado apresenta o Estudo do Mercado Potencial de Vestuário, Meias e Acessórios 2023.

Os números da pesquisa revelam a tendência de estabilização para o setor. Em 2019, por exemplo, a produção de roupas de proteção contra o frio especificamente, como os casacos, jaquetas, moletom, suéteres, xales, echarpes etc., que são os artigos chamarizes da coleção outono/inverno, foi de 226,9 milhões de peças.

Já em 2020, auge da pandemia, o volume fabricado caiu 22%, chegando ao patamar de 176,1milhões de artigos produzidos.

A reação veio em 2021, chegando o volume produzido perto de 212,8 milhões, isto é, 21% a mais. Em 2022, houve uma leve queda de 5% que fez o montante ficar em quase 201,4 milhões em peças confeccionadas e estes artigos (sozinhos) geraram receitas de R$ 8,4 bilhões para a indústria nacional.

Segundo as estimativas preliminares da equipe de economistas do IEMI, a previsão é de estabilização na produção de vestuário em geral para 2023 com alta de 0,3% em volume. A produção dos artigos de proteção contra o frio, por sua vez, deve acompanhar este aumento, representando um volume aproximado de 213 milhões de peças de inverno.

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Conheça os estudos IEMI para o mercado de vestuário.

Consumidor e a moda inverno

O estudo bienal sobre o Comportamento de Compra do Consumidor de Vestuário 2021/2022, do IEMI, traz uma análise preliminar sob a perspectiva do público final.

O dado importante que reforça a tendência de alta é o percentual de 73% dos entrevistados que manifestaram o desejo de ir às compras de moda na temporada de outono/inverno. Dentre eles, 48% pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 300 na compra de roupas de outono/inverno.

Enquanto isto, 26% pretendem gastar mais do que R$ 400. Dentro desta perspectiva, o gasto médio para a temporada é estimado de R$ 290.

Não só o interesse pela compra e a estimativa de gasto foram verificados. O estudo também apurou que 65% dos entrevistados continuaram a comprar os mesmos tipos de roupas que sempre adquiriram. Mas para outros 35%, a preferência de compra recai sobre novos tipos de roupas.

O certo é que, conforme mostra o levantamento do IEMI, as peças mais buscadas pelos consumidores durante a pandemia foram: 51% modelos casuais, 39% roupas de dormir e 37% peças de roupas na linha jeanswear.

A pesquisa confirma que a pandemia aparece como um divisor de águas para muitos consumidores. Enquanto a maioria (64%) pretende continuar adquirindo peças com as mesmas características (de conforto e informalidade) escolhidas durante o período de isolamento social, 36% asseguram que comprarão roupas que compravam antes da pandemia.

O estudo acerca do comportamento do consumidor ainda será reeditado este ano.

Varejo de vestuário em geral em ritmo crescente

Se na indústria o cenário é de estabilização, no varejo de vestuário em geral a retomada é perceptível, ainda que de forma ainda moderada. É o que mostram os outros indicadores do IEMI.

Em 2020, o levantamento mostrou queda de mais de 15% nas vendas, com um resultado próximo de 5,5 bilhões de peças comercializadas. Em faturamento, a queda foi um pouco maior, chegando a 16,5%, para um montante de R$ 193,2 bilhões.

Mas, em 2021, o crescimento foi de 11,7% em volume, totalizando 6,1 bilhões de peças vendidas. O faturamento também subiu 18,8%, perfazendo um total de R$ 229,6 bilhões.

O exercício de 2022 assistiu a uma nova alta, mais tímida de 2,7% em volume, totalizando 6,3 bilhões de peças. Em valores, a alta foi 15,8%, chegando a R$ 265,8 bilhões.

Para 2023, estimativas preliminares do IEMI também apontam alta para o varejo de 3,5% em volume, somando 6,5 bilhões de peças, enquanto que, em valores, a alta deve chegar a 9,4%, movimentando R$ 290,8 bilhões.

Varejo de vestuário no período outono/inverno

O período de venda da coleção outono/inverno, que compreende o período de abril a agosto, responde por 40 a 41% das vendas do varejo nacional. Essa coleção tem como ícones principais os artigos de proteção contra o frio, como os casacos, jaquetas, moletom, suéteres, xales, echarpes etc.

Para mais informações sobre o segmento de moda inverno, acesse o Estudo do Mercado Potencial de Vestuário, Meias e Acessórios 2023, bem como o site do IEMI (iemi.com.br/vestuário)

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