Focus Group, ou grupo de discussão, é uma metodologia de coleta dados, muito utilizada em pesquisas qualitativas.
É um método muito importante para compreender o comportamento do consumidor, observando suas particularidades e como ele percebe e avalia os diversos aspectos de um produto, experiência no atendimento etc. Além de possibilitar que as empresa e os pesquisadores, também tenham insights sobre temas, que até então, estavam desconhecidos, mas que são importantes para o andamento do projeto de pesquisa e para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços e melhorias.
A aplicação de um Fucos Group normalmente é realizada junto a um grupo de 8 a 12 pessoas com perfil socioeconômico, demográfico, cultural, regional e comportamental semelhante.
Este perfil é definido de acordo com o tema, produto ou serviço a ser discutido e os participantes se reúnem numa sala com câmeras e microfones para discutirem sobre o tema guiados por um moderador.
O grupo também pode ser definido de forma heterogênea para alguns casos específicos.
Os participantes podem ser convidados a participar de forma espontânea ou através de um incentivo financeiro ou produtos.
Um grupo de especialistas costuma acompanhar as discussões em tempo real em outra sala, com visão para a sala de discussão através de um espelho e usam as gravações das reuniões para montar seus relatórios.
Confira também o vídeo – O que é Pesquisa de Mercado?
Fale com um consultor IEMI
Explore outros conteúdos do IEMI:

Mercado de colchões em transformação: IEMI revela tendências e oportunidades

Ceará lidera produção calçadista nacional, aponta estudo exclusivo do IEMI

Estudo do IEMI põe moda praia e esportiva/fitness no radar dos negócios

Jeanswear avança, mas cenário é desafiador

A Força da Malha na Indústria da Moda Brasileira

Dia dos Namorados aquece projeções de vendas para a moda íntima

A importância da moda íntima e o impacto das importações

Principais lições do SXSW 2025 para o setor de moda e vestuário
