Mês da Black Friday impulsionou o varejo de vestuário

Mês da Black Friday impulsionou o varejo de vestuário

Por Eleni Kronka

Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

As promoções geradas pela Black Friday dão nova dinâmica ao varejo em geral, movimentando também os negócios do setor de vestuário no último trimestre, em faturamento e volume de peças.

Já são mais de dez anos de Black Friday no Brasil, o que significa dizer que o mercado e o consumidor têm encontro marcado com esta data promocional. Os números da pesquisa realizada pelo IEMI – Inteligência de Mercado mostram que o evento é um dos momentos mais importantes para o varejo, dando impulso à comercialização.

Ainda que haja variações nos resultados de ano para o ano, provocadas principalmente pelas oscilações da economia e do próprio mercado, o saldo tem sido positivo.

Novembro, mês da Black Friday

A análise do IEMI sobre os dados de novembro último mostra que, em volume, as vendas do varejo de vestuário naquele mês chegaram a 530,1 milhões de peças. Comparativamente ao mês anterior, houve aumento de 18,2% nos negócios do varejo.

No acumulado do ano, porém, se compararmos a igual período de 2022, houve queda de 5,4%. Este resultado segue uma tendência, já que, nos 12 meses precedentes, foi observada queda de 6,4%.

E em relação ao mês de novembro de 2022 especificamente, quando 500 milhões de peças de vestuário foram comercializadas, houve crescimento de 6,0%.

Novembro em valores

Já as vendas do varejo de vestuário, em valores nominais, foram de R$ 24,5 bilhões em novembro de 2023, o que representou uma alta de 17,8% na comparação ao mês anterior.

Se considerado o acumulado de 2023 diante do mesmo período de 2022, o aumento foi de 3,6%. O aumento verificado nos últimos doze meses foi de 3,8%.

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Conheça os estudos IEMI para o mercado de vestuário:

E em relação ao mês de novembro do ano anterior, as vendas em valores aumentaram em 9,4%. Quando foram movimentados R$ 22,4 milhões.

 Varejo em geral

A análise sobre volumes e preços mostra que, para o varejo em geral, sem o ajuste sazonal (próprio da virada da estação), houve alta de 7,3%, quando considerado o volume comercializado em novembro.

No cálculo do acumulado do ano, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, houve alta de 1,7% nas vendas. Já nos últimos doze meses, registrou-se crescimento de 1,5%.

No varejo em geral, em 2023 houve alta de 7,8% na receita de vendas de novembro. No acumulado do ano, comparativamente ao mesmo período do ano anterior, o varejo registrou alta de 4,1%. E nos últimos doze meses, foi observada alta de 4,7%.

Para aprofundar-se nestes e em outros dados muito específicos sobre este setor, acesse o Termômetro IEMI, bem como o site iemi.com.br/vestuario

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