Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
Em nova edição, IEMI mapeia o setor de móveis no Brasil, fornecendo informações indispensáveis para que os empresários naveguem pelo atual cenário desafiador, tomando decisões assertivas.
O IEMI – Inteligência de Mercado lança a edição 2025 do Estudo do Mercado Potencial de Móveis em Geral, pesquisa abrangente e essencial para os empresários do setor moveleiro. O estudo vai ao encontro da necessidade tão atual de dados confiáveis, aprofundados e concretos para a tomada de decisões estratégicas em meio ao cenário repleto de incertezas
Análise da evolução do mercado
O estudo dimensiona a evolução da oferta e demanda de móveis no Brasil, apresentando análises detalhadas do desempenho do setor nos últimos cinco anos. Com dados estatísticos exclusivos, o relatório retrata o cenário de 2019 a 2024, permitindo que análises e projeções sobre o crescimento em curto e médio prazos.
Metodologia e Coleta de Dados
Elaborado anualmente, o estudo fundamenta-se em informações setoriais e mercadológicas obtidas por meio de pesquisas regulares, realizadas com exclusividade pelo IEMI nos principais polos de produção e consumo do Brasil. Essas informações são complementadas por fontes secundárias, garantindo a precisão e relevância dos dados apresentados.
Ferramenta para análise de negócios
A partir do conjunto de dados, os empresários podem dimensionar o market share de seus produtos no mercado brasileiro. Além de consolidar o posicionamento, a pesquisa possibilita o monitoramento do desempenho e a realização de análises que ajudam a alcançar objetivos no setor.
Dados sobre produção e importação
O levantamento traz informações atualizadas sobre produção, consumo e distribuição. De acordo com o estudo, 89% das unidades produtoras ativas no Brasil direcionam sua produção para móveis de madeira. Além disso, o Brasil se destaca como um importante importador, com 73% das compras, em valores, provenientes da China.
Conheça os estudos IEMI para o mercado de móveis e colchões.
Segmentação e tipos de móveis
A segmentação é um dos pontos fortes do estudo, permitindo uma análise aprofundada de todo o setor. Quanto às linhas produzidas e comercializadas pela indústria nacional, 34% correspondem aos móveis para dormitórios.
A pesquisa inclui dados sobre a produção de móveis utilizando diferentes matérias-primas, como madeira e metais, além de insumos como painéis, madeira maciça e outros materiais.
Custos de produção e análise comparativa
Neste trabalho, o IEMI também aborda os principais itens que compõem os custos de produção de móveis, incluindo matéria-prima, mão de obra, energia elétrica, serviços de terceiros, combustível, manutenção, despesas financeiras, entre outros itens. Estas informações tornam-se essenciais para que os empresários compreendam melhor a estrutura de custos e possam realizar análises comparativas.
Canais de distribuição
A análise traz também dados sobre os canais de distribuição, considerando a participação de cada um em termos de volume e valores comercializados. Tal informação permite a otimização de estratégias de escoamento e maximização de resultados no competitivo mercado moveleiro.
Para aprofundar-se nos dados do Estudo do Mercado Potencial de Móveis em Geral 2025 e adquirir acesso completo ao levantamento, acesse iemi.com.br ou ainda entre em contato com um consultor IEMI.
Fale com um consultor IEMI

IEMI mapeia atual cenário do setor moveleiro

Estratégias de Crescimento para o Setor de Colchões e Cama-Box para 2025

IEMI – 40 anos de Excelência em Pesquisas de Consumo, Varejo e Indústria

Saiba como o plano estratégico pode otimizar o seu negócio

Mesmo com variações, índices mostram resiliência do setor moveleiro

Indústria de móveis inicia novo ciclo de retomada de crescimento

O Panorama Setorial da Indústria de Móveis no Brasil

Mercado brasileiro de móveis caminha em ritmo moderado
