Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
Os últimos cinco anos foram reveladores em matéria de varejo especializado no setor calçadista, que atravessou a pandemia e esboça moderada recuperação.
O IEMI – Inteligência de Mercado acaba de lançar mais uma importante fonte de pesquisa para quem é do setor calçadista e da moda em geral. Trata-se do Estudo dos Canais do Varejo de Calçados 2024 que traz em detalhe o complexo registro do segmento fortemente impactado pela pandemia.
Segundo o IEMI, o varejo do setor registrou em 2023 um total de R$ 74 bilhões em vendas, total que supera em 25% a marca do ano de 2019 em valores nominais. O número de pares vendidos foi de 761 milhões, em 2023, com queda de 14% sobre o volume registrado ao mesmo de 5 anos atrás.
Já o número de pontos de venda, no mesmo ano, cresceu quase 6% em todo o país. Mas, segundo o levantamento realizado pelo IEMI, as vendas por e-commerce é que, desde a pandemia, dispararam. Em 2023, em valores, as aquisições de calçados por canais digitais – independentemente do segmento e do público – atingiram um percentual de 15,8% de acréscimo sobre o exercício anterior.
Complexidade marcou período de cinco anos
O fechamento de estabelecimentos, durante o período da crise sanitária, fez com que o número de lojas físicas do segmento calçadista diminuísse. Das mais de 37 mil lojas físicas especializadas em calçados registradas em 2019, o número chegou a quase 36 mil em 2021. A partir daí, o mercado foi se recompondo até chegar a 38 mil estabelecimentos especializados em calçados em 2023, com modesto crescimento de 0,6% em relação a 2019.
O levantamento do IEMI traz outras peculiaridades do setor: a localizalização das lojas físicas dedicadas a vendas de sapatos. Do universo de quase 38 mil estabelecimentos, somente 1,7% estão instalados em shopping centers pelo país. Outros 82,3% são lojas de rua.
Conheça os estudos IEMI para o mercado calçadista.
Deste total de pontos de venda, pode-se ainda conferir na pesquisa que 68% estão concentrados nas regiões Sudeste e Nordeste.
Mais destaques deste setor no que se refere à ponta da cadeia, em contato direto com o consumidor final. O estudo aponta que as linhas de produto com maior destaque em valores de venda são os calçados para o público adulto feminino. Estes artigos representam quase de 50% do volume comercializados e mais de 40% da receita das vendas.
Pode-se notar modesto movimento de reação neste setor a partir dos dados verificados pelo IEMI na pesquisa que traz ainda detalhes sobre os principais canais do varejo de calçados e o comportamento de cada um deles. Para uma visão panorâmica destas informações, acesse o Estudo dos Canais do Varejo de Calçados 2024 e o site iemi.com.br/calçados.