O que é IPC? Trata-se de um indicador de mercado estratégico e determinante quanto à definição de áreas alvo para concentração dos esforços de vendas da empresa (e, portanto, de importância basal para uma gestão comercial bem-sucedida).
É um acrônimo, uma sigla, para Índice de Potencial de Consumo.
O IPC é resultado da combinação de uma série de dados (oficiais e confiáveis) secundários (já existentes), para a construção de um índice que vai de 0 a 100%, ranqueando as cidades (bairros/estados) da maior para a menor, de acordo com a relevância de cada uma no consumo de um determinado produto/serviço.
No caso dos bens de consumo, o IPC pode ser construído com base em algoritmos econômicos e demográficos, tendo como indicador chave o gasto potencial dos consumidores em cada cidade, com determinado produto ou serviço. No caso de bens e serviços demandados por empresas, os indicadores chaves se baseiam na ocorrência, concentração e perfil das empresas em atividade e que se qualificam como potenciais clientes para o produto ou serviço a ser comercializado.
A utilização do IPC é um ótimo exemplo de aplicação na prática, da inteligência de mercado no dia a dia da empresa (‘se quiser saber mais sobre IM, temos um vídeo especial sobre isso’).
Ao comparar um dado de mercado, no caso, o IPC (que sinaliza quais são as cidades/bairros/UFs com maior potencial de consumo do seu produto/serviço) com sua presença regional (ou seja, comparando com o dado interno da empresa), de forma simples e assertiva, você identifica em quais regiões que oferecem ótimo potencial, mas que você ainda não está atuando, ou que ainda apresenta um desempenho aquém do esperado, gerando diretrizes claras e consistentes de onde estão as melhores oportunidades para ampliação das vendas e, portanto, onde deve ser o foco de atuação da empresa.
O Brasil é um país de dimensões continentais e que congrega quase 5,6 mil cidades! Além disso, cada região, ou polo consumidor, possui características próprias e que vivem momentos de crescimento distintos entre eles. Identificar os municípios que oferecem maior potencial e as melhores taxas de crescimento, certamente ajudará a empresa a crescer mais que o mercado e ampliar os seus resultados.
Então use essa poderosa bússola a favor do seu negócio!
QUER SABER MAIS? FALE COM UM CONSULTOR IEMI
Explore outros conteúdos do IEMI:

Principais lições do SXSW 2025 para o setor de moda e vestuário

Expectativa moderada para vendas de moda no Dia das Mães

Indicadores do IEMI balizam a indústria, segundo empresários

Posicione sua empresa no mercado de vestuário. Saiba como.

IEMI mapeia atual cenário do setor moveleiro

IEMI lança análise abrangente do setor calçadista no Brasil

Estratégias de Crescimento para o Setor de Colchões e Cama-Box para 2025

O Dia do Consumidor, a Black Friday e as vendas no varejo de moda
