O Brasil possui em média 26,4 mil pontos de venda especializados no comércio de cama, mesa e banho, responsáveis por quase a metade do volume escoado pelo varejo. Estima-se que um pouco mais de 10% desses pontos de venda de cama, mesa e banho estejam em shopping centers em operação no País. Estes números são explorados com mais profundidade, inclusive com a análise da tendência dos últimos anos no Estudo dos Canais do Varejo de Cama, Mesa e Banho 2020.
O varejo brasileiro de cama, mesa e banho apresenta comportamento distinto em termos de tendências das vendas em volumes e valores. Os volumes comercializados apresentaram queda entre 2015 e 2018, com o volume comercializado em 2018 sendo 0,3% menor do que o registrado em 2017. Porém em 2019, comparado com o ano anterior houve crescimento de 0,9%, com aproximadamente 582,8 milhões peças comercializadas.
Em valores a tendência do período como um todo foi de crescimento e com o resultado de 2019 apontando alta de 7,4% quando comparado a 2018, tendo movimento cerca de R$ 19,9 bilhões. Em relação a 2015 o varejo em valores cresceu 17,5%. Esta diferença de comportamento se deve ao crescimento de preços, que manteve o valor de vendas subindo no período. Já as vendas em volumes, apesar da recuperação observada no último ano, ainda se situa abaixo do patamar registrado em 2015 e 2016.
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