Vendas on-line em moda casa têm crescimento exponencial

Vendas on-line em moda casa têm crescimento exponencial

Por Eleni Kronka

Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.

Com aumento superior a 260%, vendas on-line são grande destaque no segmento de varejo em moda casa, sobressaindo-se em relação a outros canais de distribuição.

A tecnologia digital tornou-se grande aliada do varejo de moda. Plataformas bem estruturadas para venda de produtos de uma única marca ou, na outra ponta, os potentes marketplaces, se tornaram verdadeiros motores de propulsão para os negócios nesta área. Principalmente quando se trata de uma análise sobre o desempenho do setor a partir da pandemia da Covid-19.

O IEMI – Inteligência de Mercado mergulhou neste universo, com levantamento específico a respeito do mercado de cama, mesa e banho, por meio do Estudo Canais de Varejo de Cama, Mesa e Banho 2023.

O mais recente levantamento mostra que o e-commerce é o único canal de varejo que apresentou crescimento anual em vendas em volume de peças, com percentual positivo de 7,8% entre 2021 e 2022. No mesmo período, os demais canais de varejo apresentaram números negativos em vendas de artigos de moda casa, sendo eles: as lojas independentes especializadas (com queda de 4,2%), as lojas de departamento não especializadas (queda de 6,7%), o chamado varejo alimentar (supermercados e hipermercados, com decréscimo de 3,8%), as redes especializadas (queda de 5,0%) e as lojas de departamento têxtil (retração de 4,1%).

Mesmo assim, considerado o movimento de vendas no intervalo de cinco anos – isto é, de 2018 a 2022 –, houve considerável crescimento no volume total em todos os canais de distribuição. Neste sentido, o destaque fica para as lojas independentes especializadas, com aumento de 23,7% em volume de peças, e para o varejo alimentar (supermercados e hipermercados), com crescimento de 22,1%.

Também no período entre 2018 e 2022, a participação das vendas por e-commerce avançam de 2,0% para 3,8% no segmento de moda casa. Trata-se de um sinal que merece atenção, considerando que neste intervalo o mercado como um todo sofreu com o forte impacto causado pela pandemia da Covid-19.

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Conheça os estudos IEMI para o mercado de cama, mesa e banho

Crescimento em valores

O desempenho positivo do varejo de moda casa fica ainda mais evidente quando considerados os valores negociados, conforme mostra a pesquisa realizada pelo IEMI.

Entre todos os canais, o de maior destaque ficou para o varejo on-line que, no período de 2018 a 2022, deu um salto de 127% em volume de peças, chegando à marca de 26,9 milhões em 2022. Já em faturamento, o mesmo e-commerce registrou aumento de 263% em faturamento, chegando a 2022 ao patamar de R$ 2,1 bilhões.

Com base nos valores de vendas registrados no exercício de 2021/2022, os analistas sinalizam crescimento da ordem de 20% na categoria do e-commerce. Além disto, citam outros canais que merecem destaque. São eles: o varejo alimentar (9,7%), as lojas de departamento não especializadas (9,4%),as lojas de departamento têxtil (9,3%), as redes de lojas especializadas (9,2%) e as lojas independentes especializadas (9,1%).

Acompanhe em detalhes o desempenho deste importante segmento de mercado acessando o Estudo Canais de Varejo de Cama, Mesa e Banho 2023 e o site iemi.com.br/linha-lar.

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