O que é NPS? – Net Promoter Score, é um termo em inglês que se refere a uma metodologia, que utiliza ferramentas de pesquisa para analisar e classificar o nível de satisfação dos clientes de uma empresa e se eles estariam dispostos a recomendar a sua empresa para outras pessoas.
É apresentada uma escala de notas de 1 a 10, onde os consumidores apontam o seu grau de satisfação em relação à marca, produto ou fornecedor.
Por critério, quando são atribuídas notas de 1 a 6, se diz que o grau de satisfação dos consumidores em relação à marca é baixo o suficiente para torná-lo um “detrator”, alguém que pode ser um potencial divulgador de críticas e reclamações que podem afastar outros consumidores potenciais da marca.
Com notas entre 7 e 8, se diz que o consumidor é “neutro”, tendo uma avaliação positiva sobre a marca, mas não a ponto de promovê-la junto a seus grupos de convívio e redes sociais. Algo somente obtido, a partir do momento que as notas atribuídas se encontram entre 9 e 10, caso em que os consumidores são considerados potenciais “promotores” da marca, capazes de indicá-la e defendê-la junto a outros consumidores potenciais.
O NPS em si, é um índice percentual, resultante da subtração da quantidade de “detratores”, do total de “promotores” (exemplo: 60% dos pesquisados se disseram promotores da marca, enquanto 15% se qualificaram como detratores, resultando em um índice de NPS de 45%).

Esse índice indicará a situação da sua marca em relação à satisfação e confiança dos seus consumidores e a qualificará em quatro possíveis níveis de avaliação:
- Zona de excelência: índice NPS entre 75 e 100;
- Zona de qualidade: índice NPS entre 50 e 74;
- Zona de aperfeiçoamento: índice NPS entre 0 e 49;
- Zona crítica: índice NPS negativo, entre -100 e -1.
Em nosso exemplo, um índice NPS de 45%, colocaria a empresa em uma zona de aperfeiçoamento, quando uma série de ações precisariam ser implementações para entender as razões das insatisfações de seus clientes e possíveis ações de melhoria do seu grau de satisfação e potencial de indicação da marca, mas esse é um tema para um próximo vídeo.
QUER SABER MAIS? FALE COM UM CONSULTOR IEMI
Explore outros conteúdos do IEMI:

A importância da moda íntima e o impacto das importações

Principais lições do SXSW 2025 para o setor de moda e vestuário

Expectativa moderada para vendas de moda no Dia das Mães

Indicadores do IEMI balizam a indústria, segundo empresários

Posicione sua empresa no mercado de vestuário. Saiba como.

IEMI mapeia atual cenário do setor moveleiro

IEMI lança análise abrangente do setor calçadista no Brasil

Estratégias de Crescimento para o Setor de Colchões e Cama-Box para 2025
