Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
Movimento é de aumento do consumo, mas existe ainda muito espaço a ser conquistado junto ao público masculino.
As novidades das marcas e as imagens dos desfiles com as novíssimas coleções para o público masculino povoam o ambiente digital. As redes sociais falam sobre os lançamentos e trazem todo um universo de produtos para este exigente consumidor. Exigente e bem informado.
Não é à toa que as marcas complementam as vendas físicas com posts bem bolados em suas mídias. Tudo para cercar o consumidor com boa informação para ajudá-lo a decidir na hora da compra.
É que os homens estão comprando mais, quer tenha sido no período de isolamento provocado pela pandemia, quer depois deste momento crítico para a humanidade. Adquiram eletrônicos, claro. Mas a compra de artigos de vestuário não ficou a desejar.
Mercado em recuperação e crescimento
Os números levantados pelo IEMI, por meio do Estudo do Mercado Potencial de Vestuário, Meias e Acessórios 2023, mostram um ritmo que tende à alta. Em 2019, por exemplo, a produção de vestuário masculino foi de quase 1,9 bilhão de peças. Em 2020, auge da pandemia, caiu 16% para perto de 1,6 bilhão de artigos produzidos.
Conheça os estudos IEMI para o mercado de vestuário.
A reação veio em 2021, chegando o volume produzido perto de 1,7 bilhão, isto é, 9,2% a mais. Em 2022, uma leve queda de 5% fez o montante ficar em pouco mais de 1,6 bilhão em peças.
Segundo as estimativas preliminares da equipe de economistas do IEMI, a expectativa para 2023 para a retomada de crescimento da produção existe. Neste sentido, os números devem subir cerca de 5%. Assim, acompanharão a perspectiva de aumento da produção do vestuário em geral, estimada em 5,8% este ano. Isto representa um volume aproximado de 5,5 bilhões de peças, se somados todos os segmentos de roupas, e de mais de 1,7 bilhão especificamente para a categoria do masculino.
De modo geral, nos últimos três anos, o segmento de vestuário para homens representou uma fatia de 32% do total produzido pela indústria brasileira. O que não é um número ruim, porém mostra que há espaço para otimização das vendas.
Para mais informações sobre o segmento de moda masculina, acesse o Estudo do Mercado Potencial de Vestuário, Meias e Acessórios 2023, bem como o site do IEMI (iemi.com.br/vestuário)