Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
Estudo exclusivo do IEMI analisa a evolução da oferta e demanda de móveis, colchões e camas-box no Brasil entre 2019 e 2024, oferecendo dados estratégicos de projeções para o setor.
O IEMI – Inteligência de Mercado lançou o Estudo do Mercado Potencial de Colchões e Camas-Box 2025, oferecendo dados preciso que servem de base para análise do desempenho do setor moveleiro brasileiro nos últimos cinco anos. Com foco na evolução da oferta e demanda, o estudo aborda também a importância econômica do setor, estrutura de mercado, canais de distribuição, matérias-primas utilizadas, bem como dados sobre o comércio externo.
Com base em metodologias exclusivas e estatísticas atuais, o novo relatório IEMI revela o panorama detalhado do mercado interno, comparando-o com o contexto internacional. O levantamento inclui a performance por categoria de produto, possibilitando identificar tendências, juntamente com a comparação de resultados a partir de indicadores disponibilizados. Destaque para a ferramenta de simulação de market share, que permite avaliar o posicionamento da empresa de forma confidencial e segura.
O setor em números
Entre os principais achados, o estudo destaca que o consumo aparente de colchões (produção somada às importações, excluindo exportações) registrou crescimento superior a 4% em 2024 contra 2023, refletindo o potencial de expansão do setor.
A produção nacional seguiu o mesmo ritmo, mas chama atenção o avanço das importações, que ultrapassaram os 46% no período — um alerta para a indústria brasileira, que precisa estar atenta às oportunidades e riscos do mercado externo.
Canais de distribuição
O relatório aponta que o principal canal de escoamento da produção de colchões em 2024 foram as lojas próprias ou franqueadas, responsáveis por 25% do volume e cerca de um terço das receitas do setor.
O estudo traz também dados segmentados por tipo de produto, como colchões de espuma, colchões de molejo e camas-box, com informações sobre desempenho e preferências de consumo. Há estatísticas detalhadas por região geográfica, revelando onde se concentram as produções e vendas.
Conheça os estudos IEMI para o mercado de móveis e colchões.
Interatividade para avaliação de performance
A seção “Minha Performance” do relatório permite que empresas simulem sua participação no mercado, em termos de volume produzido e valores praticados. Esta funcionalidade torna o estudo fonte de consulta e ferramenta prática para formulação de estratégias e definição de metas, auxiliando o planejamento frente aos desafios do setor. A possibilidade de avaliar desempenho por região e tipo de canal de venda amplia a capacidade de resposta das empresas às dinâmicas do mercado.
Por fim, o capítulo “Perfil das Empresas” relaciona os principais players do setor, detalhando sua localização e porte.
Fontes de pesquisa
O levantamento é resultado de pesquisas primárias conduzidas pelo IEMI nos principais polos produtivos e de consumo do país, além de fontes secundárias qualificadas. Com isso, os estudos não apenas desenham uma visão panorâmica do setor, mas também promovem a tomada de decisões mais fundamentadas e eficazes por parte dos empresários.
Para conhecer em profundidade o conteúdo dos dados e a funcionalidade da ferramenta, acesse o Estudo do Mercado Potencial de Colchões e Camas-Box 2025, acesse o site iemi.com.br ou fale com um consultor do IEMI.
Fale com um consultor IEMI
Explore outras pesquisas para o setor móveis e colchões IEMI:

Mercado de colchões em transformação: IEMI revela tendências e oportunidades

Indicadores do IEMI balizam a indústria, segundo empresários

IEMI mapeia atual cenário do setor moveleiro

Estratégias de Crescimento para o Setor de Colchões e Cama-Box para 2025

IEMI – 40 anos de Excelência em Pesquisas de Consumo, Varejo e Indústria

Saiba como o plano estratégico pode otimizar o seu negócio

Mesmo com variações, índices mostram resiliência do setor moveleiro

Indústria de móveis inicia novo ciclo de retomada de crescimento
