Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
Dos quatro pilares considerados para a excelência dos negócios – preço, praça, produto e promoção – não há dúvida de que a precificação é um dos que exige mais atenção na composição deste mix.
O empresário de modo geral – e de maneira muito especial, o que atua na área de moda – depara-se permanentemente com o desafio de calcular, com equilíbrio, a tabela de preços para seus produtos e serviços. Precificar é prática que exige conhecimento teórico e atenção em relação às variáveis do mercado.
Trata-se de uma equação que contempla custos, margem de lucro, concorrência e a percepção de valor que os clientes têm em relação à marca.
Para atender quem empreende nesta tarefa de absoluta importância para o êxito dos negócios, o IEMI – Inteligência de Mercado desenvolveu uma metodologia que contempla a precificação tanto para o varejo físico quanto para o e-commerce.
Para Isabel Ramos, consultora de pesquisa de varejo do IEMI, “o preço nos conta uma história”. Segundo ela, ao lado dos outros pilares apontados pelo teórico do marketing Philip Kotler – produto, promoção e praça –, o preço é item que “nos diz sobre o posicionamento de mercado em que a empresa e a marca atuam”.
Segundo a executiva do IEMI, vale a consideração de que nem sempre uma pesquisa de pricing estará fundamentada na perspectiva final de aumento de preço do seu produto no mercado.
“Há momentos em que a estratégia é trazer um volume maior de dinheiro para dentro da empresa, por motivos estratégicos. Neste caso, é possível considerar a redução do preço do meu produto ou serviço naquele momento”, observa.
Loja física
No caso do varejo físico, a definição das marcas e produtos ou serviços a serem avaliados, o levantamento é feito de forma presencial (store audit), a partir de um planejamento cuidadoso das praças e lojas a serem auditadas.
Já na etapa da configuração da coleta de dados, os formulários e ferramentas de coleta são customizados de acordo com os produtos e o tipo de loja a serem auditados, garantindo maior confiabilidade na coleta de preços no PDV.
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O processamento dos dados da pesquisa, por sua vez, se dá a partir da coleta das informações, que serão processadas, transcritas e armazenadas em um banco de dados único, fornecido ao final do projeto, em formato editável e otimizado para consultas.
Por fim, a análise do posicionamento da marca diante da concorrência conta com a expertise e a inteligência IEMI. Os especialistas em mercado farão a análise dos dados, contemplando o posicionamento da marca. Surge, a partir daí, o mapeamento das oportunidades de melhoria na estratégia de precificação das diferentes categorias de produto.
E-commerce
No caso das vendas on-line, a metodologia Pricing do IEMI aborda aspectos característicos desta atividade.
O estudo parte da definição dos sites, marcas e produtos ou serviços a serem avaliados, com o monitoramento das lojas online e sites multimarcas relevantes em questão. Há um mapeamento das principais categorias de produtos, de acordo com o mix ofertado, considerando as marcas concorrentes mais próximas.
A etapa da configuração das ferramentas de busca, pela metodologia Pricing do IEMI, permite a leitura completa dos itens ofertados nas lojas on-line e plataformas de e-commerce escolhidas.
Quanto ao processamento de dados, as informações serão coletadas analisadas e armazenadas em banco de dados para uso da empresa que contrata o serviço do IEMI.
Isabel Ramos destaca a análise do posicionamento da marca frente aos concorrentes. “Aqui entra a inteligência IEMI na análise de dados sobre o posicionamento da marca, com mapeamento das oportunidades de melhoria na estratégia de precificação de cada categoria de produto pesquisada”.
Para conhecer melhor a metodologia Pricing IEMI e considerar a possibilidade de estudo, visando à excelência de seus negócios, acesse os dados do programa e o site iemi.com.br/pricing.
Para uma empresa, o preço que é praticado diz muito sobre seu posicionamento no mercado, é uma equação entre custos, margem de lucro, concorrência e a percepção de valor que os seus clientes têm da sua marca. Confira o vídeo:
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