Em junho próximo, o IEMI – Inteligência de Mercado celebra 40 anos de um trabalho essencial em prol da indústria brasileira. Com expertise consolidada ao longo destas quatro décadas, a instituto de pesquisa dedicou-se a coletar, analisar e interpretar dados essenciais sobre o mercado.
Na prática e com o máximo rigor metodológico, os levantamentos do IEMI focam em cada elo da indústria, desde a produção de matérias-primas até o acabamento. Mas a análise vai além, abrangendo os setores da distribuição, seja dentro do território nacional, seja no competitivo mercado internacional. O varejo também é parte – e parte importante – dos estudos realizados.
A contribuição do IEMI ao setor de confecção
Os primeiros trabalhos de pesquisa realizados pelo IEMI se deram a pedido da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), recorda Joaquim Dias, executivo que integra a equipe desde o início da empresa no mercado. Naquele momento, segundo o executivo, foi importante a colaboração entre Roberto Chaddad, então presidente da entidade, e Roberto Prado, fundador do IEMI.
O trabalho aprofundado sobre o setor da confecção no Brasil, iniciado na década de 1980, foi um marco importante para as pesquisas de mercado do IEMI. A partir desse momento, o instituto foi se aprofundando cada vez mais nas complexidades do mercado têxtil, ampliando seus estudos e se tornando referência para o setor.

A expansão para novos setores
A expertise do IEMI foi se expandindo, com a inclusão de novos setores na sua base de estudos, como o de calçados e móveis.
Joaquim Dias recorda que a forte atuação no território do têxtil e da confecção se manteve e se consolidou. “Neste campo, surgiram novas abordagens, fundamentais para o entendimento da evolução da indústria”.
O papel do instituto, ao longo dessas décadas, foi fornecer aos empresários as ferramentas necessárias para analisar e traçar estratégias mercadológicas eficazes para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios.
Convergência de setores: calçados, móveis e moda
Com o tempo, o IEMI se adaptou às novas demandas do mercado, estendendo suas pesquisas a setores igualmente importantes para a indústria, como o calçadista e o moveleiro. Ambos esses setores, em grande medida influenciados pela moda e com uma forte ligação com o têxtil, passaram a se beneficiar das análises, que proporcionaram uma visão mais ampla e detalhada sobre as transformações no consumo e na produção.
Importância dos dados para o crescimento
Os dados de mercado, essenciais para a sobrevivência e expansão dos negócios, sempre foram a matéria-prima oferecida pelo IEMI ao mercado.
Num cenário de constante mudança, a capacidade de quantificar e qualificar o mercado se torna imprescindível. Como o próprio Dias afirma, “uma empresa não pode fazer isto sozinha, por mais que conheça seu segmento de atuação”.
O IEMI, com suas quatro décadas de experiência, oferece esta base, permitindo que as empresas possam traçar estratégias de crescimento mesmo em um cenário de incógnitas, num mercado dinâmico e competitivo.
A evolução do têxtil: faz fibras naturais às sintéticas
Joaquim Dias ressaltar a importância dos estudos de mercado e faz uma análise histórica da indústria do vestuário. “É impossível não destacar o papel da Rhodia, grande produtora de fibras sintéticas, que trouxe ao Brasil modelos internacionais de divulgação de produtos”, recorda.
Até as décadas de 1950 e 1960, como lembra o executivo do IEMI, as fibras naturais predominavam na produção têxtil brasileira. “Os estudos do IEMI, a partir dos anos 1980, documentaram a transformação do mercado nacional e global, fornecendo dados essenciais sobre investimentos, importações e exportações”, salienta.
Impacto das pesquisas no mercado e nas ações do governo
Os dados do IEMI têm sido fundamentais para empresas e para órgãos governamentais, que utilizam estas informações para o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas e estratégias de apoio ao setor industrial.
O estudo constante da evolução do mercado – tanto nacional quanto global – é indispensável para o desenvolvimento de estratégias eficazes, que permitam ao Brasil manter-se competitivo no cenário internacional, lembra Dias.
Acompanhe dos dados de mercado e a trajetória do IEMI como principal referência de dados acessando o site iemi.com.br. E para saber mais sobre a metodologia desenvolvida e aplicada nestes estudos, essenciais para empresas do setor, fale com um dos consultores IEMI.

Um pouco mais sobre o IEMI
O IEMI é uma empresa privada, com 40 anos de atuação e com larga experiência e altamente reconhecida nos mercados em que atua, incluindo projetos na indústria, no varejo e no consumo.
Detentora do mais completo e atualizado banco de dados sobre os principais mercados de bens de consumo, insumos e setores industriais no Brasil, a empresa é especializada no desenvolvimento de pesquisas de consumo, inteligência de mercado e estudos setoriais, voltados ao embasamento de estratégias empresariais e políticas setoriais.
A sigla “IEMI” vem de “Instituto de Estudos e Marketing Industrial”, nome criado na sua fundação em 1985. A partir de 2014, a fim de melhor refletir toda a gama de atuação da empresa como as pesquisa junto ao consumidor e o varejo, o nome foi simplificado para “IEMI – Inteligência de Mercado”.



Núcleo de Inteligência de Mercado
O IEMI conta com um time de pesquisadores, marqueteiros e sociólogos especializados e dedicados ao estudo do posicionamento de mercado, imagem e atributos das marcas, perfil e comportamento de compra dos consumidores brasileiros.
Núcleo Setorial
É formado por economistas e pesquisadores dedicados ao mapeamento das dimensões, evolução e segmentação de mercados da indústria e do varejo no Brasil.
Nossos Produtos, Serviços e Diferenciais
Informações próprias (exclusivas, segmentadas e atualizadas), expertise nos mercados em que atua e oferta de soluções completas em pesquisas de consumo, estudos próprios exclusivos e setoriais, inteligência de mercado, publicações internacionais, plataformas digitais para consultas customizados online, IA para monitoramento de preços e projetos sob medida para nossos clientes, combinados com assessoria de quem mais entende do seu mercado e setor.
ESTUDOS DO MERCADO POTENCIAL
São relatórios anuais com informações e análises mercadológicas, extraídas das pesquisas regulares realizadas pelo IEMI sobre os principais segmentos, categorias e polos de produção e consumo do Brasil.
- Análise da evolução nos últimos 5 anos;
- Resultados do crescimento para centenas de produtos;
- Volumes e valores comercializados pelos principais canais de distribuição;
- Produção e consumo por gênero, idade e poder de compra;
- E por região, estados e principais municípios.
ESTUDOS DO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
São relatórios bianuais, baseados na última compra realizada pelos consumidores, considerando seus hábitos e preferências de compra, em termos de marcas, produtos, canais de compra, estratificados para diferentes perfis.
- Pesquisas com mais de 1.200 consumidores;
- Analise as marcas e lojas mais lembradas e adquiridas;
- O ticket médio por poder de compra;
- A frequência de compra;
- O impacto da mídia, redes sociais e influencers nas decisões de compra;
- A relevâncias das datas comemorativas;
- O comportamento por perfil de consumidor e regiões do País;
- Os canais de varejo preferidos;
- A importância da sustentabilidade como diferencial de escolha de produtos e marcas;
- E muito mais.
ESTUDOS DOS CANAIS DO VAREJO
São relatórios anuais que analisam comparativamente as dimensões, importância e desempenho dos principais canais de venda do varejo no Brasil dimensionando o mercado, número de PDVs e regiões de consumo no Brasil.
- Análise das dimensões e desempenho de cada canal de venda do varejo, nos últimos 5 anos;
- Volumes, valores e evolução das vendas por linha de produto em cada canal de venda do varejo;
- Extensão e evolução dos preços médios praticados no varejo, por linha de produto;
- Evolução da participação dos importados em cada canal do varejo;
- Conheça as dimensões e o desempenho das redes de lojas independentes, lojas multimarcas, lojas monomarcas, lojas de departamento e hipermercados e e-commerce;
- Consumo por gênero, idade e poder de compra;
- Demanda potencial por região, estados e principais municípios do país.
Soluções Personalizadas e Pesquisas de Mercado IEMI
- As SOLUÇÕES IEMI foram desenvolvidas a partir da expertise de mais de 40 anos no desenvolvimento de projetos para diversos perfis de empresas.
- E as PESQUISAS DE MERCADO IEMI são o resultado da experiência no desenvolvimento de metodologias quantitativas e qualitativas aplicadas em estudos desenhados sob medida para as demandas do seu negócio. Com ampla cobertura, selecionamos ferramentas e alocamos nossa expertise para mapear tendências e oportunidades, agregando inteligência às suas decisões
POSICIONAMENTO 360 GRAUS
O Posicionamento 360 IEMI analisa e consolida seu atual posicionamento com a metodologia IEMI de inteligência de mercado. Entrega um diagnóstico profundo do seu negócio, apontando potenciais de melhorias e oportunidades reais de crescimento.
PROJETO DE PRICING
O Projeto de Pricing IEMI analisa os preços praticados pela sua empresa frente à concorrência, identificando oportunidades de atuação em nichos ainda não atendidos e de ajuste seus preços, visando retomar ou consolidar sua competitividade.
MAPEAMENTO DE LEADS
O Mapeamento de Leads IEMI identifica clientes potenciais pré-qualificados com informações preciosas aumentando as suas chances de negócios.
COBERTURA MERCADOLÓGICA
A Cobertura Mercadológica IEMI combina dados do instituto e resultados comerciais da sua empresa. É uma poderosa ferramenta de análise do seu posicionamento e desempenho comercial em seu mercado de atuação, com projeções por estado e município.
POTENCIAL PARA REDES DE VAREJO
O Potencial para Redes de Varejo IEMI mapeia as melhores localizações nos mercados de maior potencial de consumo para seus produtos. Embasa decisões sobre localização e expansão de lojas de rede, apontando oportunidades para otimizar suas vendas.
TESTE DE PRODUTO
O Teste de Produto IEMI faz o levantamento da percepção do seu consumidor-alvo e identifica seu grau de aceitação e interesse em relação aos produtos e serviços já comercializados pela empresa.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO E NPS
A Pesquisa de Satisfação e NPS IEMI identifica suas vantagens competitivas entregando os apontamentos das oportunidades a serem exploradas.
MARKET SHARE E ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
Com o Market Share e Análise da Concorrência IEMI, entenda sua participação e como consolidar ou conquistar a liderança em seu mercado de atuação.
IMAGEM, RECALL E RECONHECIMENTO DE MARCA
O projeto: Imagem e Reconhecimento de Marca IEMI identifica qual é o grau de conhecimento da sua marca por seus clientes ativos e potenciais (sejam empresas ou consumidores), com o objetivo de orientar suas decisões estratégicas tanto de posicionamento, quanto de relacionamento e vendas.
Alguns Clientes IEMI






















































































































































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