IEMI – 40 anos de Excelência em Pesquisas de Consumo, Varejo e Indústria.

IEMI completa 40 Anos de contribuições nos mercados de moda e decoração no Brasil, constituindo uma jornada de pesquisa, expertise e evolução em prol do setor como um todo.

Estudo do Mercado Potencial de Móveis em Geral 2025.

IEMI completa 40 Anos de contribuições nos mercados de moda e decoração no Brasil, constituindo uma jornada de pesquisa, expertise e evolução em prol do setor como um todo.

Em junho próximo, o IEMI – Inteligência de Mercado celebra 40 anos de um trabalho essencial em prol da indústria brasileira. Com expertise consolidada ao longo destas quatro décadas, a instituto de pesquisa dedicou-se a coletar, analisar e interpretar dados essenciais sobre o mercado.

Na prática e com o máximo rigor metodológico, os levantamentos do IEMI focam em cada elo da indústria, desde a produção de matérias-primas até o acabamento. Mas a análise vai além, abrangendo os setores da distribuição, seja dentro do território nacional, seja no competitivo mercado internacional. O varejo também é parte – e parte importante – dos estudos realizados.

A contribuição do IEMI ao setor de confecção

Os primeiros trabalhos de pesquisa realizados pelo IEMI se deram a pedido da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), recorda Joaquim Dias, executivo que integra a equipe desde o início da empresa no mercado. Naquele momento, segundo o executivo, foi importante a colaboração entre Roberto Chaddad, então presidente da entidade, e Roberto Prado, fundador do IEMI.

O trabalho aprofundado sobre o setor da confecção no Brasil, iniciado na década de 1980, foi um marco importante para as pesquisas de mercado do IEMI. A partir desse momento, o instituto foi se aprofundando cada vez mais nas complexidades do mercado têxtil, ampliando seus estudos e se tornando referência para o setor.

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Confira os 13 depoimentos ao longo da página.

“A Têxtil Santa Rita vem de um passado em que não se utilizava de pesquisas de mercado. Não havia este olhar voltado para a inteligência de mercado. Era uma empresa reativa: atuava de acordo com os sinais que o mercado emitia, sem um planejamento com base em dados. Isto é algo ineficiente para uma gestão moderna. Diante das oscilações do mercado, uma empresa deve agir com base em dados e gestão de informação. Este espectro abrange, por exemplo, quais são os melhores campos de investimento. Hoje temos que investir para atingir resultados. Diante de recursos escassos, não se pode errar.

Neste sentido, o IEMI entra para fornecer dados que se tornam importantes coordenadas. E os resultados aparecem de fato. Pessoalmente sou muito grato a este trabalho desenvolvido por Marcelo Prado e equipe. É uma relação de confiança. Sem este suporte, seria muito difícil atuar no mercado de hoje, tão competitivo. Ficamos muito satisfeitos por poder contar com esta parceria.”

Felipe Khoury – Diretor da Têxtil Santa Rita.

“Os quarenta anos do IEMI coroam uma história de muito sucesso, que se iniciou com Roberto Prado, pai do meu querido amigo Marcelo. Trajetória que tem uma brilhante continuidade.

Qualquer tipo de análise política e entendimento de mercado têm como ponto de partida informações de qualidade, segmentadas, e com o máximo de apuração possível. É isto o que o IEMI, num país tão complexo como o nosso, tem oferecido à Indústria Têxtil e da Confecção do Brasil.
Trabalho com o IEMI desde o tempo em que fui funcionário de uma empresa têxtil. Posteriormente, realizamos muito projetos com o IEMI no âmbito da ABIT, naquilo que engloba a competência do instituto.

É muito rico e importante para o nosso País ter este conhecimento acumulado ao longo de 40 anos. Por mais que se discuta sobre o setor e se emitam pareceres, nada disso nos dá uma base real para se adotar procedimentos e ações se não tivermos informações apuradas e consolidadas.

Feliz do país que tem um instituto especializado para tratar dos temas ligados à Indústria Têxtil e da Confecção. Neste sentido, o IEMI é, sem dúvida, um sinal de orgulho e uma referência para todos nós.

Parabenizo Marcelo Prado e toda equipe do IEMI pelo que realizaram até o momento e tudo o que farão no futuro. E que muitos quarenta anos de realizações e êxito venham pela frente.”

Fernando Valente Pimentel – Diretor Executivo da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).

“Nós da Vicunha parabenizamos o IEMI – Inteligência de Mercado pela sua história de sucesso nestes 40 anos de atuação. Durante as últimas décadas, tivemos a oportunidade e a felicidade de estreitar a parceria com o IEMI, seja por meio de pesquisas realizadas em conjunto, seja por meio da produção de eventos ou da troca de informações e conhecimento.

Para a Vicunha, dados são bens fundamentais que nos ajudam a construir valor para os nossos produtos e serviços, contribuindo para a cadeia de moda como um todo. Neste sentido, informações qualificadas sobre o mercado têxtil e de confecção no Brasil são importantes para o sucesso de nossa empresa. Elas nos ajudam em diversas frentes, como na tomada de decisão estratégica, identificação de oportunidades e ameaças, melhor compreensão sobre o cliente, análise de tendências, entre outros. E tudo isso nos possibilita avaliarmos as melhores soluções em termos de produtos e serviços inovadores e sustentáveis que atendam às expectativas da sociedade.

Além de contribuir para as empresas, pesquisas de mercado, consumo e tendências na área têxtil e de confecção são cruciais para o desenho de políticas públicas setoriais baseadas em dados. Inicialmente, informações qualificadas contribuem para o diagnóstico e a identificação de necessidades, o que é o primeiro passo para a criação de uma boa política pública. Tais dados também contribuem para a formulação e implementação de políticas eficazes e que produzam efeitos positivos para o setor e o conjunto da sociedade.”

German Alejandro Silva – Diretor Executivo Comercial e de Marketing da Vicunha.

“A Têxtil Santa Rita vem de um passado em que não se utilizava de pesquisas de mercado. Não havia este olhar voltado para a inteligência de mercado. Era uma empresa reativa: atuava de acordo com os sinais que o mercado emitia, sem um planejamento com base em dados. Isto é algo ineficiente para uma gestão moderna. Diante das oscilações do mercado, uma empresa deve agir com base em dados e gestão de informação. Este espectro abrange, por exemplo, quais são os melhores campos de investimento. Hoje temos que investir para atingir resultados. Diante de recursos escassos, não se pode errar.

Neste sentido, o IEMI entra para fornecer dados que se tornam importantes coordenadas. E os resultados aparecem de fato. Pessoalmente sou muito grato a este trabalho desenvolvido por Marcelo Prado e equipe. É uma relação de confiança. Sem este suporte, seria muito difícil atuar no mercado de hoje, tão competitivo. Ficamos muito satisfeitos por poder contar com esta parceria.”

“Os quarenta anos do IEMI coroam uma história de muito sucesso, que se iniciou com Roberto Prado, pai do meu querido amigo Marcelo. Trajetória que tem uma brilhante continuidade.

Qualquer tipo de análise política e entendimento de mercado têm como ponto de partida informações de qualidade, segmentadas, e com o máximo de apuração possível. É isto o que o IEMI, num país tão complexo como o nosso, tem oferecido à Indústria Têxtil e da Confecção do Brasil.
Trabalho com o IEMI desde o tempo em que fui funcionário de uma empresa têxtil. Posteriormente, realizamos muito projetos com o IEMI no âmbito da ABIT, naquilo que engloba a competência do instituto.

É muito rico e importante para o nosso País ter este conhecimento acumulado ao longo de 40 anos. Por mais que se discuta sobre o setor e se emitam pareceres, nada disso nos dá uma base real para se adotar procedimentos e ações se não tivermos informações apuradas e consolidadas.

Feliz do país que tem um instituto especializado para tratar dos temas ligados à Indústria Têxtil e da Confecção. Neste sentido, o IEMI é, sem dúvida, um sinal de orgulho e uma referência para todos nós.

Parabenizo Marcelo Prado e toda equipe do IEMI pelo que realizaram até o momento e tudo o que farão no futuro. E que muitos quarenta anos de realizações e êxito venham pela frente.”

“Nós da Vicunha parabenizamos o IEMI – Inteligência de Mercado pela sua história de sucesso nestes 40 anos de atuação. Durante as últimas décadas, tivemos a oportunidade e a felicidade de estreitar a parceria com o IEMI, seja por meio de pesquisas realizadas em conjunto, seja por meio da produção de eventos ou da troca de informações e conhecimento.

Para a Vicunha, dados são bens fundamentais que nos ajudam a construir valor para os nossos produtos e serviços, contribuindo para a cadeia de moda como um todo. Neste sentido, informações qualificadas sobre o mercado têxtil e de confecção no Brasil são importantes para o sucesso de nossa empresa. Elas nos ajudam em diversas frentes, como na tomada de decisão estratégica, identificação de oportunidades e ameaças, melhor compreensão sobre o cliente, análise de tendências, entre outros. E tudo isso nos possibilita avaliarmos as melhores soluções em termos de produtos e serviços inovadores e sustentáveis que atendam às expectativas da sociedade.

Além de contribuir para as empresas, pesquisas de mercado, consumo e tendências na área têxtil e de confecção são cruciais para o desenho de políticas públicas setoriais baseadas em dados. Inicialmente, informações qualificadas contribuem para o diagnóstico e a identificação de necessidades, o que é o primeiro passo para a criação de uma boa política pública. Tais dados também contribuem para a formulação e implementação de políticas eficazes e que produzam efeitos positivos para o setor e o conjunto da sociedade.”

A expansão para novos setores

A expertise do IEMI foi se expandindo, com a inclusão de novos setores na sua base de estudos, como o de calçados e móveis.

Joaquim Dias recorda que a forte atuação no território do têxtil e da confecção se manteve e se consolidou. “Neste campo, surgiram novas abordagens, fundamentais para o entendimento da evolução da indústria”.

O papel do instituto, ao longo dessas décadas, foi fornecer aos empresários as ferramentas necessárias para analisar e traçar estratégias mercadológicas eficazes para o crescimento e a sustentabilidade dos negócios.

Convergência de setores: calçados, móveis e moda

Com o tempo, o IEMI se adaptou às novas demandas do mercado, estendendo suas pesquisas a setores igualmente importantes para a indústria, como o calçadista e o moveleiro. Ambos esses setores, em grande medida influenciados pela moda e com uma forte ligação com o têxtil, passaram a se beneficiar das análises, que proporcionaram uma visão mais ampla e detalhada sobre as transformações no consumo e na produção.

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“Conheço há mais de 20 anos o IEMI e o trabalho que o instituto realiza. É, sem dúvida, uma das empresas mais sérias do nosso mercado; são sérios e técnicos. Fiz muita questão de trazer o IEMI para a Bahia para um estudo inédito sobre a cadeia têxtil e da confecção aqui no Estado, abarcando desde a produção do algodão até o produto final acabado.

O estudo, apresentado em 2024, na abertura do Congresso Internacional Abit, em Salvador, mereceu o respeito e o elogio do governador e do vice-governador do Estado, bem como de todo o secretariado, incluindo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. É um estudo que será usado como base para um amplo trabalho na Bahia.

Na direção do IEMI, Marcelo Prado é um executivo extremamente engajado com as questões do têxtil e do mercado, conhece este setor como poucos, seja no Brasil, seja internacionalmente. A presença dele na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e no Senai Cimatec, por meio deste estudo, foi notável. Trata-se de um trabalho da mais alta consistência e certamente é a base para a continuidade deste levantamento sobre o setor aqui no Estado. Eventualmente será estímulo para a vinda de segmentos da cadeia têxtil, partindo da fiação, tecelagem, malharia, acabamento, até a confecção.
Feito em tempo recorde e com muito rigor técnico, o levantamento abre caminhos para a nossa indústria bem como traz a possibilidade de investimentos, viabilizados por meio de políticas locais.”

Hari Hartmann – Empresário e Presidente do SindVest Bahia.

“Parabenizamos o IEMI pelos 40 anos de importante contribuição para o setor moveleiro, tão carente de dados absolutos sobre o mercado e a própria indústria.

Os estudos feitos especificamente sobre o setor têm sido uma contribuição essencial para a otimização do desempenho e para planos de desenvolvimento como um todo.

A Sayerlack, particularmente, é patrocinadora do anuário Brasil Móveis, rico em informações a respeito da produção e vendas do setor; exportações, importações e sobre o mercado mundial de móveis. É notório que o IEMI realiza um importante levantamento, trazendo informações valiosas e indispensáveis para análises em torno do panorama vigente, visando ao futuro.

Realizamos o primeiro estudo com o IEMI em 2008. Desde então, contamos anualmente com esta valiosa pesquisa setorial. É um trabalho de fôlego. Cerca de mil empresas de todo o país são consultadas, o que é uma amostra muito significativa para a elaboração de análises e estratégias para este segmento da indústria.

É fato que, para se saber aonde vai, é preciso saber antes onde se está. Por isto nos apoiamos no trabalho do IEMI – Inteligência de Mercado e com o desejo de manter esta parceria.”

Marcelo Cenacchi – Diretor Geral da Sayerlack.

“A aproximação entre Fieb e IEMI se deu em 2013, para um primeiro estudo sobre o Têxtil e a Confecção. O Instituto de Pesquisa era, como hoje, referência consolidada para diversas entidades. Decidimos, então, conhecer a fundo o setor na Bahia. Contatamos empresas de consultoria e constamos que todas recorriam aos dados do IEMI. Isto porque é a base de dados extremamente rica, ampla e abarca o setor como um todo. Naquele estudo setorial, contamos com a informação e a análise certeira sobre desafios e oportunidades. Foi um estudo muito bem avaliado pela Fieb e pelos Sindicatos patronais.
Foi uma oportunidade para a Federação se posicionar junto ao setor público para demandas políticas que poderiam incentivar e viabilizar a atração de investimentos no Estado.

Em 2024, com o estímulo dos sindicatos patronais, a Fieb buscou novamente o IEMI para atualizar e ir mais fundo nos dados, visando ao melhor desempenho e à atração de investimentos para a Bahia. O resultado, apresentado no Congresso Internacional Abit, foi muito bem avaliado pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela Fieb.

É uma trajetória de estudos e análises que merecem ser celebrados. O IEMI tem esta inteligência para servir o setor. São 40 Anos de capacidade de adaptação da indústria, diante de planos econômicos, mudanças cambiais e novos padrões de consumo. Além disso, a concorrência aumentou, exigindo maior competitividade, o que só é possível atingir com dados confiáveis, que permitam mapear riscos e identificar oportunidades.”

Marcus Verhine – Superintendente de Desenvolvimento Industrial da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB).

“Conheço há mais de 20 anos o IEMI e o trabalho que o instituto realiza. É, sem dúvida, uma das empresas mais sérias do nosso mercado; são sérios e técnicos. Fiz muita questão de trazer o IEMI para a Bahia para um estudo inédito sobre a cadeia têxtil e da confecção aqui no Estado, abarcando desde a produção do algodão até o produto final acabado.

O estudo, apresentado em 2024, na abertura do Congresso Internacional Abit, em Salvador, mereceu o respeito e o elogio do governador e do vice-governador do Estado, bem como de todo o secretariado, incluindo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. É um estudo que será usado como base para um amplo trabalho na Bahia.

Na direção do IEMI, Marcelo Prado é um executivo extremamente engajado com as questões do têxtil e do mercado, conhece este setor como poucos, seja no Brasil, seja internacionalmente. A presença dele na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e no Senai Cimatec, por meio deste estudo, foi notável. Trata-se de um trabalho da mais alta consistência e certamente é a base para a continuidade deste levantamento sobre o setor aqui no Estado. Eventualmente será estímulo para a vinda de segmentos da cadeia têxtil, partindo da fiação, tecelagem, malharia, acabamento, até a confecção.
Feito em tempo recorde e com muito rigor técnico, o levantamento abre caminhos para a nossa indústria bem como traz a possibilidade de investimentos, viabilizados por meio de políticas locais.”

“Parabenizamos o IEMI pelos 40 anos de importante contribuição para o setor moveleiro, tão carente de dados absolutos sobre o mercado e a própria indústria.

Os estudos feitos especificamente sobre o setor têm sido uma contribuição essencial para a otimização do desempenho e para planos de desenvolvimento como um todo.

A Sayerlack, particularmente, é patrocinadora do anuário Brasil Móveis, rico em informações a respeito da produção e vendas do setor; exportações, importações e sobre o mercado mundial de móveis. É notório que o IEMI realiza um importante levantamento, trazendo informações valiosas e indispensáveis para análises em torno do panorama vigente, visando ao futuro.

Realizamos o primeiro estudo com o IEMI em 2008. Desde então, contamos anualmente com esta valiosa pesquisa setorial. É um trabalho de fôlego. Cerca de mil empresas de todo o país são consultadas, o que é uma amostra muito significativa para a elaboração de análises e estratégias para este segmento da indústria.

É fato que, para se saber aonde vai, é preciso saber antes onde se está. Por isto nos apoiamos no trabalho do IEMI – Inteligência de Mercado e com o desejo de manter esta parceria.”

“A aproximação entre Fieb e IEMI se deu em 2013, para um primeiro estudo sobre o Têxtil e a Confecção. O Instituto de Pesquisa era, como hoje, referência consolidada para diversas entidades. Decidimos, então, conhecer a fundo o setor na Bahia. Contatamos empresas de consultoria e constamos que todas recorriam aos dados do IEMI. Isto porque é a base de dados extremamente rica, ampla e abarca o setor como um todo. Naquele estudo setorial, contamos com a informação e a análise certeira sobre desafios e oportunidades. Foi um estudo muito bem avaliado pela Fieb e pelos Sindicatos patronais.
Foi uma oportunidade para a Federação se posicionar junto ao setor público para demandas políticas que poderiam incentivar e viabilizar a atração de investimentos no Estado.

Em 2024, com o estímulo dos sindicatos patronais, a Fieb buscou novamente o IEMI para atualizar e ir mais fundo nos dados, visando ao melhor desempenho e à atração de investimentos para a Bahia. O resultado, apresentado no Congresso Internacional Abit, foi muito bem avaliado pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela Fieb.

É uma trajetória de estudos e análises que merecem ser celebrados. O IEMI tem esta inteligência para servir o setor. São 40 Anos de capacidade de adaptação da indústria, diante de planos econômicos, mudanças cambiais e novos padrões de consumo. Além disso, a concorrência aumentou, exigindo maior competitividade, o que só é possível atingir com dados confiáveis, que permitam mapear riscos e identificar oportunidades.”

Importância dos dados para o crescimento

Os dados de mercado, essenciais para a sobrevivência e expansão dos negócios, sempre foram a matéria-prima oferecida pelo IEMI ao mercado.

Num cenário de constante mudança, a capacidade de quantificar e qualificar o mercado se torna imprescindível. Como o próprio Dias afirma, “uma empresa não pode fazer isto sozinha, por mais que conheça seu segmento de atuação”.

O IEMI, com suas quatro décadas de experiência, oferece esta base, permitindo que as empresas possam traçar estratégias de crescimento mesmo em um cenário de incógnitas, num mercado dinâmico e competitivo.

A evolução do têxtil: faz fibras naturais às sintéticas

Joaquim Dias ressaltar a importância dos estudos de mercado e faz uma análise histórica da indústria do vestuário. “É impossível não destacar o papel da Rhodia, grande produtora de fibras sintéticas, que trouxe ao Brasil modelos internacionais de divulgação de produtos”, recorda.

Até as décadas de 1950 e 1960, como lembra o executivo do IEMI, as fibras naturais predominavam na produção têxtil brasileira. “Os estudos do IEMI, a partir dos anos 1980, documentaram a transformação do mercado nacional e global, fornecendo dados essenciais sobre investimentos, importações e exportações”, salienta.

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“A tomada de decisão baseada em dados é hoje uma premissa essencial para qualquer empresa que busca sustentabilidade e competitividade no mercado. No setor têxtil e de confecção, onde lidamos com múltiplas variáveis — desde comportamento do consumidor até dinâmica de canais e regionalidades —, a pesquisa de mercado se torna ainda mais estratégica.

O IEMI, sem sombra de dúvidas, é referência nesse campo, oferecendo informações estruturadas, confiáveis e relevantes para o direcionamento de estratégias empresariais e para a construção de cenários mais assertivos para o setor. A condução realizada por Marcelo e sua equipe é marcada por um cuidado técnico exemplar, atenção aos detalhes e comprometimento com a qualidade de cada entrega.

O zelo na análise das informações, o esforço genuíno em compreender as particularidades do nosso negócio e o cuidado em repassar os dados com clareza e consistência aos nossos times nos trazem um alto nível de segurança nas decisões que tomamos.

Essa combinação entre profundidade analítica e proximidade no atendimento gera um alto nível de confiança e valor agregado para quem atua na indústria e no varejo.”

Michele Steinert Sievert – Diretora de Inteligência Competitiva da Kyly.

“Parabéns ao Marcelo Prado e toda a equipe do IEMI que há 40 anos contribui para o desenvolvimento de vários setores da economia brasileira, em especial o têxtil e a confecção. A Santista é cliente e parceiro constante nesta jornada e acredita no valor dos estudos e pesquisas do IEMI como fontes estratégicas de informações para formular seu próprio plano de longo prazo.”

Newton Coelho – Diretor de Negócios da Santista Têxtil.

“Parabenizamos o IEMI na pessoa do Marcelo Prado, grande amigo de longa data. Estamos muito próximos ao IEMI, acompanhando e usando os estudos disponíveis, além de outros mais específicos para nossas necessidades. Trata-se de um material de suma importância, de extrema valia. É uma bagagem muito grande de conhecimento sobre a indústria têxtil e da confecção no Brasil. São dados essenciais sobre toda e qualquer base que se deseja. É um trabalho de muita credibilidade. Parabéns pelos 40 Anos, vida longa saúde e sucesso a todos!”

Paulo Baquit – Diretor da Jangadeiro Têxtil.

“A tomada de decisão baseada em dados é hoje uma premissa essencial para qualquer empresa que busca sustentabilidade e competitividade no mercado. No setor têxtil e de confecção, onde lidamos com múltiplas variáveis — desde comportamento do consumidor até dinâmica de canais e regionalidades —, a pesquisa de mercado se torna ainda mais estratégica.

O IEMI, sem sombra de dúvidas, é referência nesse campo, oferecendo informações estruturadas, confiáveis e relevantes para o direcionamento de estratégias empresariais e para a construção de cenários mais assertivos para o setor. A condução realizada por Marcelo e sua equipe é marcada por um cuidado técnico exemplar, atenção aos detalhes e comprometimento com a qualidade de cada entrega.

O zelo na análise das informações, o esforço genuíno em compreender as particularidades do nosso negócio e o cuidado em repassar os dados com clareza e consistência aos nossos times nos trazem um alto nível de segurança nas decisões que tomamos.

Essa combinação entre profundidade analítica e proximidade no atendimento gera um alto nível de confiança e valor agregado para quem atua na indústria e no varejo.”

“Parabéns ao Marcelo Prado e toda a equipe do IEMI que há 40 anos contribui para o desenvolvimento de vários setores da economia brasileira, em especial o têxtil e a confecção. A Santista é cliente e parceiro constante nesta jornada e acredita no valor dos estudos e pesquisas do IEMI como fontes estratégicas de informações para formular seu próprio plano de longo prazo.”

“Parabenizamos o IEMI na pessoa do Marcelo Prado, grande amigo de longa data. Estamos muito próximos ao IEMI, acompanhando e usando os estudos disponíveis, além de outros mais específicos para nossas necessidades. Trata-se de um material de suma importância, de extrema valia. É uma bagagem muito grande de conhecimento sobre a indústria têxtil e da confecção no Brasil. São dados essenciais sobre toda e qualquer base que se deseja. É um trabalho de muita credibilidade. Parabéns pelos 40 Anos, vida longa saúde e sucesso a todos!”

Impacto das pesquisas no mercado e nas ações do governo

Os dados do IEMI têm sido fundamentais para empresas e para órgãos governamentais, que utilizam estas informações para o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas e estratégias de apoio ao setor industrial.

O estudo constante da evolução do mercado – tanto nacional quanto global – é indispensável para o desenvolvimento de estratégias eficazes, que permitam ao Brasil manter-se competitivo no cenário internacional, lembra Dias.

Acompanhe dos dados de mercado e a trajetória do IEMI como principal referência de dados acessando o site iemi.com.br. E para saber mais sobre a metodologia desenvolvida e aplicada nestes estudos, essenciais para empresas do setor, fale com um dos consultores IEMI.

“Os dados, hoje, são fundamentais. Principalmente para o setor que queira conhecer o seu consumidor e, assim, retroalimentar todo o ecossistema de produtos, campanhas, preços, etc. Os dados viram informações para a tomada decisão.

O IEMI é um dos principais parceiros que tenho levado comigo: tem credibilidade e conhece em profundidade muitos setores e realidades. Tudo isto contribui para compor o briefing do que precisamos no nosso trabalho.

Assim, quero reforçar a importância deste parceiro estratégico na definição do nosso share de mercado, essencial também para apontar onde e como investir. Isto porque priorizar também é parte da estratégia, visando alocar recursos da melhor forma.

Esta é uma realidade nos 40 anos de existência do IEMI. Deixo, assim, estas palavras de forma a agradecer por poder contar com todo o know-how adquirido ao longo desta jornada e parceria. E ainda mais duas palavras: “Para-bens!”

Rafael Boettner – Diretor da Karsten.

“Vejo com muito bons olhos este marco dos 40 Anos do IEMI. Primeiramente, porque parece que tudo começou ‘ontem’. Fico muito feliz em saber que são 40 anos que se passaram em evolução contínua. O trabalho iniciado por Roberto Prado, em continuidade com Marcelo Prado, faz com que sejamos extremamente privilegiados de poder contar com um instituto como este. Isto é perceptível na Fiesp/Ciesp, assim como na Abit.

O que mais se tem hoje são dados. Na verdade, um excesso de dados. Com as informações reunidas pelo IEMI podemos contar, pois são confiáveis e os estudos, muito bem estruturados. Sem eles, impossível tomar decisões diante de um mundo de tantas incertezas, de mudanças tão rápidas. Não podemos nos dar ao ‘luxo’ de errar. São subsídios que nos permitem acertar o alvo.

Está em curso na Abit um projeto de estudo estruturante para o Brasil, com foco no têxtil e na confecção. Partimos destas informações para abarcar o cenário e medir impactos sobre o setor. A partir desta base sólida, fazemos as perguntas, buscando respostas e saídas para os dilemas atuais. Por meio desta base, é possível também dimensionar megatendências mundiais e seus impactos no nosso mercado. É muito valiosa a trajetória do IEMI.”

Rafael Cervone – Presidente do Ciesp e Presidente Emérito da ABIT.

“A relação da marca LYCRA® com o IEMI já vem de bastante tempo. Estamos permanentemente usando as pesquisas, seja por meio dos Estudos Setoriais, seja através dos relatórios semanais. Além destes levantamentos, temos estudos sob demanda, com periodicidade, pois necessitamos destas informações confiáveis.

Não existe no Brasil outra empresa que faça o estudo do trade de maneira tão perfeita, abrangente e completa. A The Lycra Company, no Brasil, usa de forma recorrente as informações do IEMI na tomada de decisões nos diferentes elos e segmentos da cadeia do vestuário – desde a matéria-prima até o produto acabado. Vale lembrar que os dados do IEMI estão conosco também quando queremos analisar o varejo, de acordo com os diferentes segmentos.

Esta excelência na coleta de dados nos acompanha na análise de cada segmento em que a marca LYCRA® está presente, seja lingerie e moda praia, seja no esportivo, no jeans ou no outerwear, sem contar a própria fiação, tecelagem e malharia.”

Silvana Eva – Gerente de Produtos LYCRA®

“Chegar aos 40 anos em décadas de transformações, é para poucos. Mais que um instituto de pesquisa, que analisa dados e dá insights, o IEMI, é o único instituto especializado no têxtil. Contar com a direção de Marcelo Prado, que vive o dia a do setor, permite oferece análises que vão muito além do dado. É ir as minúcias, as curiosidades e reflexões que permitem explorar de forma mais ampla e profunda as potências do mercado.”

Sueli Pereira – Head de Comunicação e Moda da Santista Têxtil.

“Os dados, hoje, são fundamentais. Principalmente para o setor que queira conhecer o seu consumidor e, assim, retroalimentar todo o ecossistema de produtos, campanhas, preços, etc. Os dados viram informações para a tomada decisão.

O IEMI é um dos principais parceiros que tenho levado comigo: tem credibilidade e conhece em profundidade muitos setores e realidades. Tudo isto contribui para compor o briefing do que precisamos no nosso trabalho.

Assim, quero reforçar a importância deste parceiro estratégico na definição do nosso share de mercado, essencial também para apontar onde e como investir. Isto porque priorizar também é parte da estratégia, visando alocar recursos da melhor forma.

Esta é uma realidade nos 40 anos de existência do IEMI. Deixo, assim, estas palavras de forma a agradecer por poder contar com todo o know-how adquirido ao longo desta jornada e parceria. E ainda mais duas palavras: “Para-bens!”

“Vejo com muito bons olhos este marco dos 40 Anos do IEMI. Primeiramente, porque parece que tudo começou ‘ontem’. Fico muito feliz em saber que são 40 anos que se passaram em evolução contínua. O trabalho iniciado por Roberto Prado, em continuidade com Marcelo Prado, faz com que sejamos extremamente privilegiados de poder contar com um instituto como este. Isto é perceptível na Fiesp/Ciesp, assim como na Abit.

O que mais se tem hoje são dados. Na verdade, um excesso de dados. Com as informações reunidas pelo IEMI podemos contar, pois são confiáveis e os estudos, muito bem estruturados. Sem eles, impossível tomar decisões diante de um mundo de tantas incertezas, de mudanças tão rápidas. Não podemos nos dar ao ‘luxo’ de errar. São subsídios que nos permitem acertar o alvo.

Está em curso na Abit um projeto de estudo estruturante para o Brasil, com foco no têxtil e na confecção. Partimos destas informações para abarcar o cenário e medir impactos sobre o setor. A partir desta base sólida, fazemos as perguntas, buscando respostas e saídas para os dilemas atuais. Por meio desta base, é possível também dimensionar megatendências mundiais e seus impactos no nosso mercado. É muito valiosa a trajetória do IEMI.”

“A relação da marca LYCRA® com o IEMI já vem de bastante tempo. Estamos permanentemente usando as pesquisas, seja por meio dos Estudos Setoriais, seja através dos relatórios semanais. Além destes levantamentos, temos estudos sob demanda, com periodicidade, pois necessitamos destas informações confiáveis.

Não existe no Brasil outra empresa que faça o estudo do trade de maneira tão perfeita, abrangente e completa. A The Lycra Company, no Brasil, usa de forma recorrente as informações do IEMI na tomada de decisões nos diferentes elos e segmentos da cadeia do vestuário – desde a matéria-prima até o produto acabado. Vale lembrar que os dados do IEMI estão conosco também quando queremos analisar o varejo, de acordo com os diferentes segmentos.

Esta excelência na coleta de dados nos acompanha na análise de cada segmento em que a marca LYCRA® está presente, seja lingerie e moda praia, seja no esportivo, no jeans ou no outerwear, sem contar a própria fiação, tecelagem e malharia.”

“Chegar aos 40 anos em décadas de transformações, é para poucos. Mais que um instituto de pesquisa, que analisa dados e dá insights, o IEMI, é o único instituto especializado no têxtil. Contar com a direção de Marcelo Prado, que vive o dia a do setor, permite oferece análises que vão muito além do dado. É ir as minúcias, as curiosidades e reflexões que permitem explorar de forma mais ampla e profunda as potências do mercado.”

Um pouco mais sobre o IEMI

O IEMI é uma empresa privada, com 40 anos de atuação e com larga experiência e altamente reconhecida nos mercados em que atua, incluindo projetos na indústria, no varejo e no consumo.

Detentora do mais completo e atualizado banco de dados sobre os principais mercados de bens de consumo, insumos e setores industriais no Brasil, a empresa é especializada no desenvolvimento de pesquisas de consumo, inteligência de mercado e estudos setoriais, voltados ao embasamento de estratégias empresariais e políticas setoriais.

A sigla “IEMI” vem de “Instituto de Estudos e Marketing Industrial”, nome criado na sua fundação em 1985. A partir de 2014, a fim de melhor refletir toda a gama de atuação da empresa como as pesquisa junto ao consumidor e o varejo, o nome foi simplificado para “IEMI – Inteligência de Mercado”.

Núcleo de Inteligência de Mercado

O IEMI conta com um time de pesquisadores, marqueteiros e sociólogos especializados e dedicados ao estudo do posicionamento de mercado, imagem e atributos das marcas, perfil e comportamento de compra dos consumidores brasileiros.

Núcleo Setorial

É formado por economistas e pesquisadores dedicados ao mapeamento das dimensões, evolução e segmentação de mercados da indústria e do varejo no Brasil.

Nossos Produtos, Serviços e Diferenciais

Informações próprias (exclusivas, segmentadas e atualizadas), expertise nos mercados em que atua e oferta de soluções completas em pesquisas de consumo, estudos próprios exclusivos e setoriais, inteligência de mercado, publicações internacionais, plataformas digitais para consultas customizados online, IA para monitoramento de preços e projetos sob medida para nossos clientes, combinados com assessoria de quem mais entende do seu mercado e setor.

ESTUDOS DO MERCADO POTENCIAL

São relatórios anuais com informações e análises mercadológicas, extraídas das pesquisas regulares realizadas pelo IEMI sobre os principais segmentos, categorias e polos de produção e consumo do Brasil.

  • Análise da evolução nos últimos 5 anos;
  • Resultados do crescimento para centenas de produtos;
  • Volumes e valores comercializados pelos principais canais de distribuição;
  • Produção e consumo por gênero, idade e poder de compra;
  • E por região, estados e principais municípios.

ESTUDOS DO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR

São relatórios bianuais, baseados na última compra realizada pelos consumidores, considerando seus hábitos e preferências de compra, em termos de marcas, produtos, canais de compra, estratificados para diferentes perfis.

  • Pesquisas com mais de 1.200 consumidores;
  • Analise as marcas e lojas mais lembradas e adquiridas;
  • O ticket médio por poder de compra;
  • A frequência de compra;
  • O impacto da mídia, redes sociais e influencers nas decisões de compra;
  • A relevâncias das datas comemorativas;
  • O comportamento por perfil de consumidor e regiões do País;
  • Os canais de varejo preferidos;
  • A importância da sustentabilidade como diferencial de escolha de produtos e marcas;
  • E muito mais.

ESTUDOS DOS CANAIS DO VAREJO

São relatórios anuais que analisam comparativamente as dimensões, importância e desempenho dos principais canais de venda do varejo no Brasil dimensionando o mercado, número de PDVs e regiões de consumo no Brasil.

  • Análise das dimensões e desempenho de cada canal de venda do varejo, nos últimos 5 anos;
  • Volumes, valores e evolução das vendas por linha de produto em cada canal de venda do varejo;
  • Extensão e evolução dos preços médios praticados no varejo, por linha de produto;
  • Evolução da participação dos importados em cada canal do varejo;
  • Conheça as dimensões e o desempenho das redes de lojas independentes, lojas multimarcas, lojas monomarcas, lojas de departamento e hipermercados e e-commerce;
  • Consumo por gênero, idade e poder de compra;
  • Demanda potencial por região, estados e principais municípios do país.

Soluções Personalizadas e Pesquisas de Mercado IEMI

  • As SOLUÇÕES IEMI foram desenvolvidas a partir da expertise de mais de 40 anos no desenvolvimento de projetos para diversos perfis de empresas.
  • E as PESQUISAS DE MERCADO IEMI são o resultado da experiência no desenvolvimento de metodologias quantitativas e qualitativas aplicadas em estudos desenhados sob medida para as demandas do seu negócio. Com ampla cobertura, selecionamos ferramentas e alocamos nossa expertise para mapear tendências e oportunidades, agregando inteligência às suas decisões

POSICIONAMENTO 360 GRAUS

O Posicionamento 360 IEMI analisa e consolida seu atual posicionamento com a metodologia IEMI de inteligência de mercado. Entrega um diagnóstico profundo do seu negócio, apontando potenciais de melhorias e oportunidades reais de crescimento.

PROJETO DE PRICING

O Projeto de Pricing IEMI analisa os preços praticados pela sua empresa frente à concorrência, identificando oportunidades de atuação em nichos ainda não atendidos e de ajuste seus preços, visando retomar ou consolidar sua competitividade.

MAPEAMENTO DE LEADS

O Mapeamento de Leads IEMI identifica clientes potenciais pré-qualificados com informações preciosas aumentando as suas chances de negócios.

COBERTURA MERCADOLÓGICA

A Cobertura Mercadológica IEMI combina dados do instituto e resultados comerciais da sua empresa. É uma poderosa ferramenta de análise do seu posicionamento e desempenho comercial em seu mercado de atuação, com projeções por estado e município.

POTENCIAL PARA REDES DE VAREJO

O Potencial para Redes de Varejo IEMI mapeia as melhores localizações nos mercados de maior potencial de consumo para seus produtos. Embasa decisões sobre localização e expansão de lojas de rede, apontando oportunidades para otimizar suas vendas.

TESTE DE PRODUTO

O Teste de Produto IEMI faz o levantamento da percepção do seu consumidor-alvo e identifica seu grau de aceitação e interesse em relação aos produtos e serviços já comercializados pela empresa.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO E NPS

A Pesquisa de Satisfação e NPS IEMI identifica suas vantagens competitivas entregando os apontamentos das oportunidades a serem exploradas.

MARKET SHARE E ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

Com o Market Share e Análise da Concorrência IEMI, entenda sua participação e como consolidar ou conquistar a liderança em seu mercado de atuação.

IMAGEM, RECALL E RECONHECIMENTO DE MARCA

O projeto: Imagem e Reconhecimento de Marca IEMI identifica qual é o grau de conhecimento da sua marca por seus clientes ativos e potenciais (sejam empresas ou consumidores), com o objetivo de orientar suas decisões estratégicas tanto de posicionamento, quanto de relacionamento e vendas.

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