Por Eleni Kronka
Jornalista, pesquisadora e editora de conteúdo.
A solução Cobertura Mercadológica do IEMI oferece ao empresário de moda e decoração visão panorâmica do negócio, visando à melhor performance no mercado
Dados referentes ao desempenho de marcas e produtos nas diferentes praças são informações que valem ouro. De posse delas, empresários e empreendedores são capazes de tomar decisões estratégicas para a excelência nos negócios.
Este é um cenário que vale para todos os setores e empresas, principalmente aos que se dedicam a produtos sazonais, como ocorre nos segmentos de vestuário e calçados, ou mesmo de moda casa. À sazonalidade, somam-se as diferenças climáticas e outras variáveis de cada região.
Para auxiliar o empresário a ter visão panorâmica sobre os negócios, o IEMI – Inteligência de Mercado apresenta o projeto Cobertura Mercadológica. A proposta utiliza informações de mercado exclusivas do IEMI, complementadas por fontes secundárias a fim de se chegar à análise detalhada dos resultados comerciais gerados pela empresa em cada cidade do país em que esteja presente.
O recurso tem como finalidade atender às demandas mercadológicas tanto da indústria e de atacadistas, como do varejo.
Passo a passo
A metodologia do IEMI para este programa permite a elaboração do mapa da concentração do varejo e da demanda potencial por região ou praça, chegando no nível de detalhar por cidades. O programa oferece um diagnóstico, contemplando variáveis como: a concentração da demanda, a estratificação por público-alvo, o poder de compra, entre outros aspectos.
Os dados levantados são consolidados por meio de uma metodologia para alta performance, que permite nortear a atuação e posicionamento da empresa em todos os locais em que esteja presente.
A gestora de Negócio do IEMI, Bárbara Castro, afirma que, por meio do programa Cobertura Mercadológica, é feita a análise dos resultados comerciais gerados pela empresa. “Isto se dá tendo por base o potencial de venda do produto em cada região, estado e cidade do país”, afirma. A executiva completa afirmando que a ferramenta identifica as melhores regiões para atuação, “incluindo as que ainda não tenham sido exploradas pela companhia”.
“Outro dado importante é a análise do turnover da carteira de clientes”, afiança Bárbara Castro, observando que o desempenho da equipe comercial diante do potencial da região atendida também é levado em conta.
Conheça as demais Soluções IEMI e personalize para o seu negócio:
Decisões estratégicas
Quanto à tomada de decisões, a ferramenta do programa Cobertura Mercadológica IEMI contribui para que o cliente possa gerir melhor sua carteira, no sentido de “positivar clientes”. Desta forma, oferece diretrizes para o alcance de melhores resultados de vendas, com menos tempo e menos recursos investidos. “Isto é consequência de esforços concentrados na ampliação do faturamento, o que se dá a partir da identificação dos melhores mercados regionais. “Pesam na balança os valores movimentados e o tipo de produto direcionado a este público, a partir do poder aquisitivo deste consumidor”.
O programa desenvolvido pelo IEMI possibilita ao empresário obter dados que retratam a cobertura de mercado alcançada pela empresa a partir do desempenho no ano, comparativamente aos dados do exercício anterior.
O IEMI oferece suporte para esclarecimento de dúvidas sobre os resultados, contemplando as fontes e os critérios utilizados nas análises e projeções do estudo.
Para mais informações, basta acessar o Programa Cobertura Mercadológica IEMI ou o site iemi.com.br/cobertura-mercadologica
Fale com um consultor IEMI
Explore outras pesquisas e conteúdos IEMI:

A importância da moda íntima e o impacto das importações

Principais lições do SXSW 2025 para o setor de moda e vestuário

Expectativa moderada para vendas de moda no Dia das Mães

Indicadores do IEMI balizam a indústria, segundo empresários

Posicione sua empresa no mercado de vestuário. Saiba como.

IEMI mapeia atual cenário do setor moveleiro

IEMI lança análise abrangente do setor calçadista no Brasil

Estratégias de Crescimento para o Setor de Colchões e Cama-Box para 2025
