Jeanswear: Estudo IEMI divulga dados inéditos sobre o produto

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Jeans em alta nas coleções, mais numeroso nas passarelas da alta moda internacionais, e também, consideravelmente mais requisitado nos editoriais. A peça-chave de qualquer guarda-roupa, é sem dúvida o segmento que mais cresceu dentre todos os artigos de vestuário produzidos no país, nos últimos anos. Tal afirmativa agora se legitima por um estudo divulgado pelo IEMI, que isolou os dados referentes ao segmento em um estudo profundo, o qual revela números expressivos deste mercado.

De 2008 a 2012 a produção de jeanswear no Brasil apresentou forte crescimento em volumes de peças confeccionadas, em ritmo superior a 6% ao ano, o que gerou expansão acumulada de 27% no período. “A partir desses dados foi possível concluir que esse crescimento superou a expansão da produção de vestuário em geral no País, que no mesmo período registrou expansão acumulada de 4,1% em peças, ou 1% ao ano”, afirma Marcelo Prado, diretor do IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), especializado em pesquisas e análises do setor têxtil e de vestuário, que acaba de lançar um estudo inédito sobre o jeanswear intitulado “Estudo do Mercado Potencial de Jeanswear no Brasil”.

Para se ter uma dimensão da representatividade desse segmento no setor de confecções, em 2012 foram produzidas 349,8 milhões de peças, representando um crescimento de  27% a mais quando comparado a 2008. A participação do jeans como produto dentro do mix geral do segmento de vestuário é crescente, enquanto em 2012 e o segmento apresentou crescimento de 3,5%, o vestuário em geral obteve queda de 0,8%. A tendência, é que tal elevação continue ocorrendo no próximo ano dentro da produção da indústria nacional. O jeanswear vem apresentando resultados igualmente superiores aos exibidos pela indústria do vestuário em geral.

Mesmo com o bom desempenho da produção nacional de jeanswear, as importações do produto avançaram bastante nos últimos anos, favorecidas pela forte valorização do Real diante do dólar americano. Porém estima-se que a mesma tenha um limite de 6,3% dentro do volume total consumido no país, preservando aos produtores e marcas nacionais o pleno domínio do mercado interno.

A médio prazo, com o retorno da taxa de câmbio a uma posição de maior equilíbrio, espera-se que o Brasil recupere, inclusive, a capacidade de exportar parte de sua produção, desde que ela se baseie em conceitos consistentes de marca, inovação e brasilidade. (Fonte: Guia Jeanswear – 30/01/2014)

>> Leia a matéria na íntegra

 

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De 2008 a 2012 a produção de jeanswear no Brasil apresentou forte crescimento em volumes de peças confeccionadas, em ritmo superior a 6% ao ano, o que gerou expansão acumulada de 27% no período. “A partir desses dados foi possível concluir que esse crescimento superou a expansão da produção de vestuário em geral no País, que no mesmo período registrou expansão acumulada de 4,1% em peças, ou 1% ao ano”, afirma Marcelo Prado, diretor do IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), especializado em pesquisas e análises do setor têxtil e de vestuário, que acaba de lançar um estudo inédito sobre o jeanswear intitulado “Estudo do Mercado Potencial de Jeanswear no Brasil”.

Para se ter uma dimensão da representatividade desse segmento no setor de confecções, em 2012 foram produzidas 349,8 milhões de peças, representando um crescimento de  27% a mais quando comparado a 2008. A participação do jeans como produto dentro do mix geral do segmento de vestuário é crescente, enquanto em 2012 e o segmento apresentou crescimento de 3,5%, o vestuário em geral obteve queda de 0,8%. A tendência, é que tal elevação continue ocorrendo no próximo ano dentro da produção da indústria nacional. O jeanswear vem apresentando resultados igualmente superiores aos exibidos pela indústria do vestuário em geral.

Mesmo com o bom desempenho da produção nacional de jeanswear, as importações do produto avançaram bastante nos últimos anos, favorecidas pela forte valorização do Real diante do dólar americano. Porém estima-se que a mesma tenha um limite de 6,3% dentro do volume total consumido no país, preservando aos produtores e marcas nacionais o pleno domínio do mercado interno.

A médio prazo, com o retorno da taxa de câmbio a uma posição de maior equilíbrio, espera-se que o Brasil recupere, inclusive, a capacidade de exportar parte de sua produção, desde que ela se baseie em conceitos consistentes de marca, inovação e brasilidade. (Fonte: Guia Jeanswear – 30/01/2014)

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