Estudo do Mercado Potencial de Vestuário, Meias e Acessórios 2025.

Análise da evolução da oferta e demanda de vestuário, meias e acessórios no Brasil nos últimos 5 anos. Destaca sua importância econômica, estrutura de mercado, utilização de matérias-primas, canais de distribuição e comércio externo.

Estudo do Mercado Potencial de Vestuário, Meias e Acessórios 2025.

Análise da evolução da oferta e demanda de vestuário, meias e acessórios no Brasil nos últimos 5 anos. Destaca sua importância econômica, estrutura de mercado, utilização de matérias-primas, canais de distribuição e comércio externo.

Histórico

Análise da evolução do mercado nos últimos 5 anos.

Produtos

Resultados do crescimento por produtos.

Canais de Distribuição

Volumes e valores comercializados por canal.

Produção e Consumo

por região, estados e principais municípios.

Sua Performance

Seu desempenho versus o mercado.

O Estudo do Mercado Potencial de Vestuário, Meias e Acessórios dimensiona a evolução da oferta e demanda de vestuário, meias e acessórios no Brasil. São análises do seu desempenho nos últimos cinco anos, além de sua importância econômica, estrutura, dimensões, matérias-primas empregadas, canais de escoamento da produção e comércio externo.

Você sabe qual é o market share dos seus produtos no mercado confeccionista no Brasil?

São dados estatísticos e exclusivos do IEMI que retratam a evolução do mercado de 2019 a 2024, de forma a permitir análises e projeções sobre o seu crescimento em curto e médio prazos. 

Este relatório é elaborado anualmente com base em informações setoriais e mercadológicas extraídas de pesquisas regulares realizadas com exclusividade pelo IEMI nos principais polos de produção e consumo do Brasil,  complementadas por fontes secundárias.

Conheça o seu posicionamento, monitore o seu desempenho, faça análises e alcance seus objetivos no setor confeccionista.

Canais de Distribuição da Produção

Varejos especializado 57%

Importações de Vestuário

China 53%

Produção de Vestuário

Feminino 55%

Se Posicione e  Explore Todo o seu Potencial no Mercado de Vestuário, Meias e Acessórios.

Principais segmentações:

Tamanhos e Gêneros

  • Feminino adulto;
  • Feminino infantil;
  • Feminino plus size;
  • Masculino adulto;
  • Masculino infantil;
  • Masculino plus size;
  • Bebê.

Matérias-primas

  • Tecidos de malha;
  • Tecidos planos.

Linhas de Vestuário

  • Roupa casual;
  • Roupa íntima/dormir;
  • Roupa esportiva;
  • Roupa de jeanswear;
  • Roupa de praia;
  • Roupa social;
  • Roupa profissional;
  • Roupa de inverno;
  • Meias;
  • Acessórios.

Portes

  • Micro;
  • Pequena;
  • Média;
  • Grande.

Regiões

  • Norte;
  • Nordeste;
  • Sudeste;
  • Sul;
  • Centro-Oeste;
  • Todos 27 Estados.

Grandes Custos na Produção de Vestuário (%)

  • Matéria-prima;
  • Funcionários;
  • Energia elétrica;
  • Serviços prestados por terceiros;
  • Combustível, peças, ferramentas, manutenção…;
  • Despesas financeiras;
  • Depreciação, amortização e exaustão;
  • Despesas com vendas;
  • Fretes e carretos;
  • Despesas com propaganda;
  • Aluguéis e arrendamentos, impostos e taxas etc.

Produtos abordados no estudo:

Roupa Íntima/dormir

  • Calcinha;
  • Camisete;
  • Camisola/combinação/anágua;
  • Cinta elástica/modelador;
  • Corpete/espartilho;
  • Cueca;
  • Penhoar/robe;
  • Pijama;
  • Short doll;
  • Sutiã;
  • Outras.

Roupa Casual

  • Bermuda;
  • Blusa;
  • Blusa tricô;
  • Calça;
  • Camisa casual;
  • Camisa polo;
  • Camiseta T-Shirt;
  • Casaquinho;
  • Macacãozinho;
  • Pagão/calça;
  • Regata;
  • Saia;
  • Short/calção;
  • Vestido;
  • Outros.

Roupa de Praia

  • Maiô;
  • Biquíni;
  • Saida de praia;
  • Short/calção;
  • Sunga;
  • Outras.

Jeanswear

  • Bermuda jeans;
  • Calça jeans;
  • Camisa jeans;
  • Jaqueta jeans;
  • Saia jeans;
  • Shorts jeans;
  • Vestido jeans.

Meias

  • Meia calça;
  • Meia cano curto (soquete);
  • Meia cano longo (colegial);
  • Meia cano médio (esportiva);
  • Meia elástica (compressão);
  • Meia fina feminina (soquete, 3/4 e 7/8);
  • Meia social masculina;
  • Outras (segunda pele, sapatilha, etc).

Roupa Esportiva

  • Bermuda;
  • Calça;
  • Calção/short;
  • Camiseta;
  • Camiseta regata;
  • Colant/body;
  • Conjunto/agasalho;
  • Legging;
  • Top;
  • Uniforme escolares;
  • Uniforme esportivos.

Roupa Social

  • Blazer/paletó;
  • Blusa;
  • Calça;
  • Camisa;
  • Conjunto blazer/calça;
  • Conjunto blazer/saia;
  • Conjunto blusa/saia;
  • Saia;
  • Terno;
  • Vestido;
  • Outras.

Roupa Profissional

  • Avental/jaleco;
  • Calça;
  • Camisa/blusa;
  • Conjunto calça/blusa;
  • Conjunto calça/camisa;
  • Conjunto saia/blusa;
  • Jaqueta;
  • Macacão;
  • Uniforme militar;
  • Vestido;
  • Outras.

Roupa de Inverno

  • Blusão esportivo;
  • Blusão moletom;
  • Calça moletom;
  • Jaqueta/casaco;
  • Suéter/pulôver;
  • Xale/echarpe/cachecol;
  • Outras.

Acessórios

  • Boné/chapéu/boina;
  • Gravata;
  • Lenço de bolso;
  • Lenço de cabeça/pescoço;
  • Luva (não inclui segurança);
  • Outros.

Seções do estudo:

Demanda Interna

Consumo de vestuário no Brasil
(volume e valores):

  • Produção;
  • Importação;
  • Exportação;
  • Consumo aparente;
  • Participação da importação (%);
  • Participação da exportação (%).

Panorama Nacional

Dimensões da Indústria de vestuário no Brasil (porte, região, mão de obra, UF)

  • Número de indústrias e Pessoal ocupado;
  • Saldo da balança comercial;
  • Faturamento;
  • Tamanhos e gêneros (Feminino, Masculino; Adulto; Infantil; Plus Size; Bebê);
  • Linhas (Casual; Íntima/dormir; Esportiva; Jeanswear; Praia; Social; Profissional; Inverno; Meias; Acessórios);
  • % de custos da produção (matéria-prima, funcionários, energia elétrica, fretes...).

Canais de Distribuição

Participação da produção por canal de distribuição (volume, valores e região):

  • Varejos especializados;
  • Lojas de departamento especializadas;
  • Rede de lojas;
  • Lojas próprias;
  • Lojas independentes;
  • Varejos não especializados;
  • Lojas de departamento;
  • Hipermercados/supermercados;
  • Comércio atacadista;
  • Institucional;
  • Lojas de pronta entrega ou lojas de fábrica;
  • Internet;
  • Exportação;
  • Outros.

Minha Performance

Preencha seus dados no relatório e acompanhe o seu market share dos últimos 5 anos por:

  • Produção por linha (Feminino, Masculino; Adulto; Infantil; Plus Size; Bebê).
  • Preço médio por linha (Feminino, Masculino; Adulto; Infantil; Plus Size; Bebê).

Panorama Mundial

Exportações e importações mundiais de vestuário (em US):

  • Evolução do comércio externo mundial de vestuário;
  • Países exportadores de vestuário em geral;
  • Países importadores de vestuário em geral.

Comercio Externo

Importações e exportações de vestuário (por volume e valores):

  • Balança comercial;
  • Matérias-primas (Tecidos de malha; tecidos planos);
  • Países de origem e destino;
  • Estados brasileiros de origem e destino.
  • Produtos (T-shirts; Camisas/ Blusas; Suéteres e pulôveres; Calças, bermudas, shorts; Casacos em geral; Vestuário para bebês; Vestidos; Outras roupas de tecidos de malha; Cuecas; Camisolões, camisolas e pijamas; Calcinhas; Conjuntos; Maiôs/Biquínis; Roupões, robes e penhoares; Saias; Paletós/Blazers; Abrigos para esporte; Xales, echarpes e cachecóis; Shorts, sungas de banho; Ternos; Combinações/ anáguas; Macacões e conjuntos de esqui; Taileurs; Outras roupas de tecidos planos; Sutiãs; Espartilhos; Cintas e cintas-calças; Modeladores).

Principais Empresas do Setor

Informações das principais 365 empresas do setor:

  • Razão social; Site; Cidade, UF e Região; Porte; Faixas de funcionário;
  • Linhas (Íntima; Dormir Casual;Jeanswear; Esportiva/ Fitness; Praia; Inverno; Social; Profissional/ Uniformes; Meias; Acessórios);
  • Tamanho e Gênero (Feminino; Masculino; Plus Size; Infantil; Bebe);
  • Exportador.

Estatísticas Macroeconômicas

Principais Indicadores do Brasil

  • População, PIB, Inflação;
  • Exportação/Importação;
  • Balança comercial;
  • Taxa de câmbio;
  • Dívida líquida do setor;
  • Reservas;
  • Investimento estrangeiro;
  • Taxa de desemprego.

Avalie sua Performance

Este relatório oferece o cruzamento dos seus dados versos os dados do mercado e dá indicações sobre o seu desempenho (exemplo): 

Preencha seus dados e veja seu market share em tempo real e descubra:

Conheça o seu mercado e esteja à frente da concorrência! 

Acompanhe a evolução e as oportunidades de crescimento para a sua marca, com as informações exclusivas dos painéis IEMI sobre o seu mercado confeccionista, segmentadas por:

Relatório com Análises

Relatório em formato de apresentação com análises dos especialistas IEMI.

Tabelas Completas

Tabelas completas do relatório e abertas para facilitar suas análises.

Suporte da Equipe IEMI

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Depoimentos

Sumário do Mercado Potencial de Vestuário, Meias e Acessórios

Veja todas as segmentações do estudo:

1. Os grandes números do setor
1.1. Principais indicadores
1.2. Importância do setor na economia brasileira
2. Unidades produtoras de vestuário
2. Universo das unidades produtoras por região, porte e segmento
2.1. Unidades produtoras por porte
2.2. Unidades produtoras por porte (%)
2.3. Unidades produtoras por região
2.4. Unidades produtoras por região (%)
2.5. Unidades produtoras por segmento
2.6. Unidades produtoras por segmento (%)
3. Pessoal ocupado por segmento, porte e região
3.1. Pessoal ocupado por porte das empresas
3.2. Pessoal ocupado por porte das empresas (%)
3.3. Pessoal ocupado por região
3.4. Pessoal ocupado por região (%)
3.5. Pessoal ocupado por segmento
3.6. Pessoal ocupado por segmento (%)
3.7. Distribuição do pessoal ocupado por tipo de vestuário, meias e acessórios por tipo de contratação (em funcionários)
3.8. Distribuição do pessoal ocupado por tipo de vestuário, meias e acessórios por tipo de contratação (em %)
4. Unidades produtoras e pessoal ocupado por unidade da federação – 2024

5. Produção por segmento, região e porte das unidades produtoras
5.1. Evolução da produção de vestuário (1.000 peças)
5.2. Produção total segundo o porte das unidades produtoras (em 1.000 peças e em %)
5.3. Produção total por região (em 1.000 peças e em %)
5.4. Produção por unidade da federação – 2024
5.5. Produção total por segmento (em tecidos planos e malhas) (em 1.000 peças e em %)
6. Distribuição da produção por segmento e produto
6.1. Produção total por segmento e produto (em tecidos planos e malhas) (em 1.000 peças e em %)
6.2. Produção por segmento e produto em tecidos de malha (em 1.000 peças e em %)
6.3. Produção por segmento e produto em tecidos planos (em 1.000 peças e em %)
6.4. Resumo da produção total segundo o tipo de tecido utilizado (em 1.000 peças e em %)
7. Produção total segundo tamanhos e modelos das peças
7.1. Em volume de peças por famílias de produtos (em 1.000 peças e em %)
7.2. Em % do total geral
8. Consumo de tecidos
8.1. Tecidos planos (em toneladas e em %)
8.2. Tecidos de malha (em toneladas e em %)
9. Valor da produção por segmento e preços médios
9.1. Evolução do valor da produção de vestuário (R$ 1.000 e US$ 1.000) e do preço médio (R$/peça e US$/peça)
9.2. Valor da produção em R$ (em valores e em %)
9.3. Preços médios em R$
9.4. Grandes custos na produção de vestuário
9.5 Segmentação do mercado de vestuário, meias e acessórios em valores (US$)

1. Balança comercial do setor de vestuário
2. Principais artigos importados
2.1. Em valores (US$)
2.2. Em volume de peças
2.3. Preço médio (US$/peça)
3. Principais artigos exportados
3.1. Em valores (US$)
3.2. Em volume de peças
3.3. Preço médio (US$/peça)
4. Comercio externo por país
4.1. Principais países de origem das importações (em US$ 1.000 e em %)
4.2. Principais países de destino das exportações (em valores e em %)
5. Comércio externo por estado
5.1. Principais estados importadores de vestuário (em US$ 1.000 e em %)
5.2. Principais estados exportadoras de vestuário (em valores e em %)

1. Consumo aparente e participação das importações e exportações
1.1. Consumo aparente em volume (peças)
1.2. Consumo aparente em valores (US$)
1.3. Consumo aparente em valores (R$)

1. Os grandes números do setor
1.1. Principais indicadores
1.2. Importância do setor na economia brasileira
2. Unidades produtoras de vestuário
2. Universo das unidades produtoras por região, porte e segmento
2.1. Unidades produtoras por porte
2.2. Unidades produtoras por porte (%)
2.3. Unidades produtoras por região
2.4. Unidades produtoras por região (%)
2.5. Unidades produtoras por segmento
2.6. Unidades produtoras por segmento (%)
3. Pessoal ocupado por segmento, porte e região
3.1. Pessoal ocupado por porte das empresas
3.2. Pessoal ocupado por porte das empresas (%)
3.3. Pessoal ocupado por região
3.4. Pessoal ocupado por região (%)
3.5. Pessoal ocupado por segmento
3.6. Pessoal ocupado por segmento (%)
3.7. Distribuição do pessoal ocupado por tipo de vestuário, meias e acessórios por tipo de contratação (em funcionários)
3.8. Distribuição do pessoal ocupado por tipo de vestuário, meias e acessórios por tipo de contratação (em %)
4. Unidades produtoras e pessoal ocupado por unidade da federação – 2024

5. Produção por segmento, região e porte das unidades produtoras
5.1. Evolução da produção de vestuário (1.000 peças)
5.2. Produção total segundo o porte das unidades produtoras (em 1.000 peças e em %)
5.3. Produção total por região (em 1.000 peças e em %)
5.4. Produção por unidade da federação – 2024
5.5. Produção total por segmento (em tecidos planos e malhas) (em 1.000 peças e em %)
6. Distribuição da produção por segmento e produto
6.1. Produção total por segmento e produto (em tecidos planos e malhas) (em 1.000 peças e em %)
6.2. Produção por segmento e produto em tecidos de malha (em 1.000 peças e em %)
6.3. Produção por segmento e produto em tecidos planos (em 1.000 peças e em %)
6.4. Resumo da produção total segundo o tipo de tecido utilizado (em 1.000 peças e em %)
7. Produção total segundo tamanhos e modelos das peças
7.1. Em volume de peças por famílias de produtos (em 1.000 peças e em %)
7.2. Em % do total geral
8. Consumo de tecidos
8.1. Tecidos planos (em toneladas e em %)
8.2. Tecidos de malha (em toneladas e em %)
9. Valor da produção por segmento e preços médios
9.1. Evolução do valor da produção de vestuário (R$ 1.000 e US$ 1.000) e do preço médio (R$/peça e US$/peça)
9.2. Valor da produção em R$ (em valores e em %)
9.3. Preços médios em R$
9.4. Grandes custos na produção de vestuário
9.5 Segmentação do mercado de vestuário, meias e acessórios em valores (US$)

1. Balança comercial do setor de vestuário
2. Principais artigos importados
2.1. Em valores (US$)
2.2. Em volume de peças
2.3. Preço médio (US$/peça)
3. Principais artigos exportados
3.1. Em valores (US$)
3.2. Em volume de peças
3.3. Preço médio (US$/peça)
4. Comercio externo por país
4.1. Principais países de origem das importações (em US$ 1.000 e em %)
4.2. Principais países de destino das exportações (em valores e em %)
5. Comércio externo por estado
5.1. Principais estados importadores de vestuário (em US$ 1.000 e em %)
5.2. Principais estados exportadoras de vestuário (em valores e em %)

1. Consumo aparente e participação das importações e exportações
1.1. Consumo aparente em volume (peças)
1.2. Consumo aparente em valores (US$)
1.3. Consumo aparente em valores (R$)

3. Canais de distribuição da produção de vestuário
3.1. Canais de distribuição da produção (em 1.000 peças)
3.2. Canais de distribuição da produção (em % sobre as peças)
3.3. Canais de distribuição da produção (em R$ 1.000)
3.4. Canais de distribuição da produção (em % sobre os valores)
4. Pontos de venda de vestuário em geral no Brasil
5. Concentração dos pontos de venda por porte de município

6. Breve histórico
7. Perfil demográfico
7.1. População brasileira residente (1.000 habitantes)
7.2. População brasileira por faixa etária (1.000 habitantes)
7.2.1. População masculina por faixa etária
7.2.2. População feminina por faixa etária
8. Renda per capita
8.1. Evolução do número de habitantes e da renda no Brasil
9. Poder de compra
9.1. Distribuição da população brasileira e consumo de vestuário por poder de compra
10. Consumo por região e unidade federativa
11. Consumo residente nas principais cidades brasileiras
12. Produção e consumo de vestuário por habitante

1. Estatísticas macroeconômicas
2. Produção por produto (volumes e valores)
3. Minha Performance
4. Principais empresas do setor

3. Canais de distribuição da produção de vestuário
3.1. Canais de distribuição da produção (em 1.000 peças)
3.2. Canais de distribuição da produção (em % sobre as peças)
3.3. Canais de distribuição da produção (em R$ 1.000)
3.4. Canais de distribuição da produção (em % sobre os valores)
4. Pontos de venda de vestuário em geral no Brasil
5. Concentração dos pontos de venda por porte de município

6. Breve histórico
7. Perfil demográfico
7.1. População brasileira residente (1.000 habitantes)
7.2. População brasileira por faixa etária (1.000 habitantes)
7.2.1. População masculina por faixa etária
7.2.2. População feminina por faixa etária
8. Renda per capita
8.1. Evolução do número de habitantes e da renda no Brasil
9. Poder de compra
9.1. Distribuição da população brasileira e consumo de vestuário por poder de compra
10. Consumo por região e unidade federativa
11. Consumo residente nas principais cidades brasileiras
12. Produção e consumo de vestuário por habitante

1. Estatísticas macroeconômicas
2. Produção por produto (volumes e valores)
3. Minha Performance
4. Principais empresas do setor

Falta pouco para o lançamento.
10/04/2025

Dias
Horas
Minutos
Segundos
Condição Especial Expirada.
Dias
Horas
Minutos
Segundos
Condição Especial Expirada.

Investimento

Estudo do Mercado Potencial de Vestuário, Meias e Acessórios 2025.

Retrata o panorama completo com evolução do mercado de Vestuário, Meias e Acessórios nos últimos 5 anos.

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