A indústria calçadista mundial, assim como outros setores produtores de bens de consumo, vem se desenvolvendo significativamente nos últimos anos. E em 2014 não será diferente, já que o setor pode esperar boas expectativas: a produção nacional em volume tende a crescer 3,6%, e o consumo aparente (resultado da produção + importação – exportação), 2,6%. Os números fazem parte do estudo “Mercado Potencial de Calçados em Geral”, elaborado pelo IEMI Inteligência de Mercado.
Dados como a evolução do consumo aparente e da participação dos importados no suprimento do mercado interno em 2014 também foram analisados, tendo como base a evolução histórica dos principais indicadores da indústria calçadista no Brasil (produção, investimentos, capacidade instalada, contratação de mão de obra, etc.) e do próprio comércio externo brasileiro de calçados. “As expectativas são de que os artigos importados alcancem uma participação de 5,1% sobre o consumo aparente em volume de pares, e as exportações representem 14,8% da produção, quando considerados todos os grupos de calçados produzidos e consumidos no País”, afirma Marcelo Prado, diretor do IEMI.
Tendências do mercado de calçados para 2014 (1.000 pares) |
|||||||
Descrição |
Realizado |
Estimado |
Evolução (%) |
||||
2009 |
2010 |
2011 |
2012 |
2013 |
2014 (1) |
Var. 14/13 |
|
Produção |
813.641 |
893.903 |
819.051 |
864.337 |
899.694 |
932.083 |
3,6% |
Importação |
30.362 |
28.680 |
33.991 |
35.643 |
39.151 |
42.988 |
9,8% |
Exportação |
126.576 |
142.952 |
112.967 |
113.274 |
122.903 |
138.020 |
12,3% |
Consumo aparente |
717.427 |
779.631 |
740.075 |
786.705 |
815.942 |
837.051 |
2,6% |
Imp./Consumo (%) |
4,2% |
3,7% |
4,6% |
4,5% |
4,8% |
5,1% |
– |
Exp./Produção (%) |
15,6% |
16,0% |
13,8% |
13,1% |
13,7% |
14,8% |
– |
Produção e consumo mundial A produção mundial de calçados chegou a 18,8 bilhões de pares em 2012. Já o consumo foi de 16,5 bilhões, um crescimento de 2,1% em relação a 2011.
Evolução da produção e do consumo mundial |
||||
Ano |
Produção (em milhões de pares) |
Evolução (%) |
Consumo (em milhões de pares) |
Evolução (%) |
2009 |
16.611 |
100,0% |
14.877 |
100,0% |
2010 |
17.592 |
105,9% |
15.626 |
105,0% |
2011 |
18.417 |
110,9% |
16.194 |
108,9% |
2012 |
18.820 |
113,3% |
16.539 |
111,2% |
“O potencial de crescimento futuro é maior se considerarmos que a grande maioria da população mundial ainda sobrevive com baixo poder aquisitivo. Nos próximos anos, o crescimento da produção e do consumo deverá ocorrer à medida que as nações menos desenvolvidas consigam uma melhor distribuição de renda”, afirma o diretor. Em 2012 o Brasil ocupava a terceira posição no ranking de produção mundial, com participação de 4,6%, ficando atrás, somente, da China e da Índia. Todavia, a força chinesa no setor de calçados é incomparável. Afinal, o país, sozinho, detém 56% da produção e 72% das exportações mundiais em volumes de pares.
Principais produtores mundiais de calçados em 2012 (% sobre pares)
Em termos de consumo, o Brasil ocupa a quarta posição no ranking 2012 dos consumidores globais. Entretanto, o número de pares consumidos pelo brasileiro é elevado por conta da alta participação dos chinelos, que representam mais da metade dos pares consumidos. Com isso seu consumo por habitante, de 4,1 pares/ano, é 78% superior à média mundial, de 2,3 pares anuais. China, Estados Unidos e Índia ficam nas primeiras colocações. Porém, enquanto o consumo per capita dos Estados Unidos, em 2012, foi de 7,2 pares por ano, na China e na Índia foi de 1,8. O maior consumo por habitante em 2012 foi na República Tcheca, com 7,6 pares/ano. Importação e exportação Segundo os dados da World Shoe Review e da ITC (International Trade Center), as exportações mundiais de calçados, em volumes de pares, acumularam crescimento de 13,6% entre 2009 e 2012. Em valores, o crescimento foi maior: 46% no mesmo período. Já as importações mundiais cresceram 35,3% em valores e 9,9% em volumes.
Exportações e importações de calçados (em milhões de pares) |
||||
Ano |
Exportações |
Importações |
||
Em milhões de pares |
Evolução (%) |
Em milhões de pares |
Evolução (%) |
|
2009 |
10.079 |
100,0% |
8.345 |
100,0% |
2010 |
10.987 |
109,0% |
9.021 |
108,1% |
2011 |
11.455 |
113,7% |
9.232 |
110,6% |
2012 |
11.454 |
113,6% |
9.173 |
109,9% |
Exportações e importações de calçados (em milhões de US$) |
||||
Exportações |
Importações |
|||
Ano |
Milhões de US$ |
Evolução (%) |
Milhões de US$ |
Evolução (%) |
2009 |
75.528 |
100,0% |
80.437 |
100,0% |
2010 |
88.802 |
117,6% |
93.888 |
116,7% |
2011 |
104.933 |
138,9% |
107.286 |
133,4% |
2012 |
110.254 |
146,0% |
108.831 |
135,3% |
No ranking dos maiores exportadores mundiais, o Brasil ocupa o 10º lugar em volumes de pares e o 16º em valores em dólares, com 1% de participação no último ano. A China é líder tanto em volumes (72,4%) quanto em valores (40,2%) e o Vietnã ocupa a segunda colocação também nos dois quesitos, com 4% em volumes e 9,1% em valores. Nas importações, os Estados Unidos lideram o ranking, sendo responsáveis por 24,9% dos volumes e 22,4% dos valores adquiridos em 2012. O Japão é o segundo maior importador em volumes de pares, mas o quinto em valores. Já a Alemanha é o terceiro em volumes e o segundo em valores. A participação do Brasil ainda é pequena, posicionando-se como o 39º maior importador em volumes de pares e o 35º em valores, com apenas 0,4% de participação no comércio global em volumes e 0,5% em valores. DADOS ADICIONAIS: Unidades produtoras De 2009 a 2013, a quantidade de unidades atuantes no setor aumentou 0,5%, com o surgimento de 41 novas unidades. Já em relação ao último ano, ocorreu uma queda de 0,7%, com destaque apenas para as empresas que atuam na produção de calçados de plástico e borracha, com alta de 7,9%. Uma característica importante do setor calçadista nacional é o fato de que ele é composto por um grande número de microempresas (89,0% com até 49 empregados), ficando as pequenas (de 50 a 249 empregados) com 8,8% e as médias (de 250 a 1.000 empregados) com 1,8%, enquanto as grandes (mais de 1.000 empregados) não passam de 0,5%. As unidades produtoras estão localizadas principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde se concentram 88,3% do total, ficando a região Nordeste com 8,1% e as regiões Centro-Oeste e Norte, juntas, com 3,6% do total de unidades em atividade.
Distribuição das unidades produtoras por região (%) |
|||||
. Região |
2009 |
2010 |
2011 |
2012 |
2013 |
Norte |
0,2% |
0,2% |
0,2% |
0,2% |
0,2% |
Nordeste |
7,4% |
7,7% |
7,7% |
8,0% |
8,1% |
Sudeste |
49,2% |
48,7% |
48,4% |
47,0% |
47,0% |
Sul |
40,4% |
40,5% |
40,9% |
41,8% |
41,3% |
Centro-Oeste |
2,8% |
2,9% |
2,8% |
3,1% |
3,4% |
. Total |
100,0% |
100,0% |
100,0% |
100,0% |
100,0% |
Ocupação de pessoal Os empregos gerados pelo setor produtor de calçados somaram quase 353 mil postos de trabalho em 2013, ou o equivalente a 3,58% do total de trabalhadores alocados na produção industrial do País nesse ano. Isso vem demonstrando que, além da sua grande relevância econômica, este é um segmento de forte impacto social.
Faturamento 2013 |
Empregos 2013 |
||
Faturamento ind. calçados |
R$ 26,8 bilhões |
Pessoal ocupado ind. de calçados |
353 mil empregados |
Fat. ind. transformação (1) |
R$ 2.219,8 bilhões |
Emprego ind. transformação (1) |
9.849,6 mil empregados |
Rel. faturamento calçados/fat. ind. transformação (%) |
1,21% |
ð Participação (%) |
3,58% |
A região Nordeste é a maior empregadora do setor. Em 2010 ela ultrapassou a região Sul e participa com 36,1% do contingente de empregos ofertados pelo setor no Brasil em 2013. A região Sul ocupa a segunda posição, com 35,8%, seguida da região Sudeste, com 26,6%. As regiões Norte e Centro-Oeste, juntas, detêm 1,4% dos empregos da indústria brasileira de calçados. Distribuindo-se o pessoal ocupado no setor por áreas de atuação, verifica-se que 90,8% do contingente de trabalhadores atuam diretamente na produção, enquanto outros 8,1% exercem atividades administrativas e 1,1% se encarrega da comercialização. Principais indicadores
Grandes números do setor |
|
. Indicadores 2013 | . Setor calçadista no Brasil |
Número de unidades produtivas | 8,1 mil empresas |
Pessoal ocupado (direto e indireto) | 353 mil funcionários |
Produção | 900 milhões de pares |
Vendas | R$ 26,8 bilhões |
Investimentos | R$ 668,6 milhões |
Exportações | US$ 1,1 bilhão |
Importações | US$ 572,4 milhões |
Saldo da balança comercial | US$ 522,9 milhões |
Informações à imprensa ADS Comunicação Corporativa Vera Santiago – [email protected] – (11) 5090-3016 Jacqueline Miranda – [email protected] – (11) 5090-3036 Nathália Chamon – [email protected] – (11) 5090-3042