Estudo do Mercado Potencial de Calçados em Geral 2025.

Análise da evolução da oferta e demanda de calçados no Brasil nos últimos cinco anos. Destaca sua importância econômica, estrutura de mercado, utilização de matérias-primas, canais de distribuição e comércio externo.

Estudo do Mercado Potencial de Calçados em Geral 2025.

Análise da evolução da oferta e demanda de calçados no Brasil nos últimos cinco anos. Destaca sua importância econômica, estrutura de mercado, utilização de matérias-primas, canais de distribuição e comércio externo.

Histórico

Análise da evolução do mercado nos últimos 5 anos.

Produtos

Resultados do crescimento por produtos.

Canais de Distribuição

Volumes e valores comercializados por canal.

Produção e Consumo

por região, estados e principais municípios.

Sua Performance

Seu desempenho versus o mercado.

O Estudo do Mercado Potencial de Calçados em Geral dimensiona a evolução da oferta e demanda de calçados no Brasil. São análises do seu desempenho nos últimos cinco anos, além de sua importância econômica, estrutura, dimensões, matérias-primas empregadas, canais de escoamento da produção e comércio externo.

Você sabe qual é o market share dos seus produtos no mercado de calçados?

São dados estatísticos e exclusivos do IEMI que retratam a evolução do mercado de 2019 a 2024, de forma a permitir análises e projeções sobre o seu crescimento em curto e médio prazos. 

Este relatório é elaborado anualmente com base em informações setoriais e mercadológicas extraídas de pesquisas regulares realizadas com exclusividade pelo IEMI nos principais polos de produção e consumo do Brasil,  complementadas por fontes secundárias.

Conheça o seu posicionamento, monitore o seu desempenho, faça análises e alcance seus objetivos no setor calçadista.

Unidades produtoras por tipo de calçado:

Calçados de Couro 66%

Importações de calçados

Vietnã 46%

Produção de Calçados

Feminina 44%

Se Posicione e  Explore Todo o seu Potencial no Mercado de Calçados em Geral.

Principais segmentações:

Linhas de Calçados

  • Feminino;
  • Masculino;
  • Infantil/Bebê;
  • Esportivo;
  • Segurança.

Tipos de Matérias-Prima

  • Plástico e borracha;
  • Laminado sintético;
  • Couro;
  • Outros materiais (têxtil e outros).

Modelos de Calçados

  • Sandália;
  • Bota;
  • Chinelo;
  • Chinelo de borracha;
  • Sapato social;
  • Sapatênis;
  • Sapato casual;
  • Sapato com salto (médio ou alto);
  • Sapato sem salto (ou salto baixo);
  • Sapatilha;
  • Tênis casual/surf;
  • Tênis esportivo;
  • Tênis para corrida;
  • Tênis para aventura;
  • Chuteira.

Portes da Indústria

  • Micro;
  • Pequena;
  • Média;
  • Grande.

Regiões

  • Norte;
  • Nordeste;
  • Sudeste;
  • Sul;
  • Centro-Oeste;
  • Todos 27 Estados.

Grandes Custos na Produção de Calçados (%)

  • Matéria-prima;
  • Funcionários;
  • Energia elétrica;
  • Serviços prestados por terceiros;
  • Combustível, peças, ferramentas, manutenção…;
  • Despesas financeiras;
  • Depreciação, amortização e exaustão;
  • Despesas com vendas;
  • Fretes e carretos;
  • Despesas com propaganda;
  • Aluguéis e arrendamentos, impostos e taxas etc.

Seções do Estudo:

Demanda Interna

Consumo de calçados no Brasil
(volume e valores):

  • Produção;
  • Importação;
  • Exportação;
  • Consumo aparente;
  • Participação da importação (%);
  • Participação da exportação (%).

Panorama Nacional

Dimensões da Indústria de Calçados no Brasil (porte, região, mão de obra, UF)

  • Número de indústrias e Pessoal ocupado;
  • Saldo da balança comercial;
  • Faturamento;
  • Linhas (Feminino, Masculino, Infantil/Bebê…);
  • Tipos (Plastico e Borracha, Laminado Sintético, Couro, Outros);
  • Modelos (Sandália, Bota, Chinelo, Sapatos, Sapatênis, Tênis…);

Canais de Distribuição

Participação da produção por canal de distribuição (volume, valores e região):

  • Lojas independentes;
  • Lojas multimarca;
  • Lojas monomarca;
  • Lojas de departamento;
  • Lojas de vestuário;
  • Hipermercados etc.;
  • Atacado;
  • Institucional;
  • Lojas de fábrica;
  • Internet;
  • Exportação.

Minha Performance

Preencha seus dados no relatório e acompanhe o seu market share dos últimos 5 anos por:

  • Linhas de calçados (Feminino, Masculino, Infantil/Bebê, Esportivo e Segurança);
  • Canais de venda da produção;
  • Produção por região (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste).

Panorama Mundial

Exportações e importações mundiais de calçados (em US):

  • Evolução do comércio externo mundial de colchões;
  • Países exportadores de colchões em geral;
  • Países importadores de colchões em geral.

Comercio Externo

Importações e exportações de calçados (por volume e valores):

  • Balança comercial;
  • Tipo (Calçados de Couro, Plástico/Borracha e Outros Materiais);
  • Países de origem e destino;
  • Estados brasileiros de origem e destino.

Principais Empresas do Setor

Informações das principais 248 empresas do setor:

  • Razão social;
  • Cidade, UF e Região;
  • Contato (site);
  • Linhas (Feminino, Masculino, Infantil, Bebê, Esportivo, Segurança);
  • Material (Couro, Sintético/Laminado, Têxtil, Plástico, Borracha);
  • Faixa de funcionários;
  • Exportador.

Estatísticas Macroeconômicas

Principais Indicadores do Brasil

  • População, PIB, Inflação;
  • Exportação/Importação;
  • Balança comercial;
  • Taxa de câmbio;
  • Dívida líquida do setor;
  • Reservas;
  • Investimento estrangeiro;
  • Taxa de desemprego.

Avalie sua Performance

Este relatório oferece o cruzamento dos seus dados versos os dados do mercado e dá indicações sobre o seu desempenho (exemplo): 

Preencha seus dados e veja seu market share em tempo real e descubra:

Conheça o seu mercado e esteja à frente da concorrência! 

Acompanhe a evolução e as oportunidades de crescimento para a sua marca, com as informações exclusivas dos painéis IEMI sobre o seu mercado de Calçados, segmentadas por:

Relatório com Análises

Relatório em formato de apresentação com análises dos especialistas IEMI.

Tabelas Completas

Tabelas completas do relatório e abertas para facilitar suas análises.

Suporte da Equipe IEMI

Tire suas dúvidas sobre os dados e análises sempre que precisar.

Acesso Online*

Há a possibilidade de acessar o relatório em plataforma online a qualquer momento e lugar, além de outros benefícios. Consulte um consultor IEMI para saber mais.

Depoimentos

Sumário do Mercado Potencial de Calçados em Geral.

Veja todas as segmentações do estudo:

1. Produção, comércio e consumo mundial de calçados
2. Produção mundial de calçados – Principais países (milhões de pares)
3. Balança comercial mundial de calçados
3.1. Exportações mundiais de calçados – Principais países (milhões US$)
3.2. Exportações mundiais de calçados – Principais países (milhões de pares)
3.3. Importações mundiais de calçados – Principais países (milhões de US$)
3.4. Importações mundiais de calçados – Principais países (milhões de pares)

1. Os grandes números do setor
1.1. Principais indicadores
1.2. Importância do setor na economia brasileira
2. Unidades Produtoras de calçados por porte, região e tipo de calçado
2.1. Unidades produtoras por porte
2.2. Distribuição das unidades produtoras por porte (%)
2.3. Unidades produtoras por região
2.4. Distribuição das unidades produtoras por região (%)
2.5. Unidades produtoras por tipo de calçado
2.6. Distribuição das unidades produtoras por tipo de calçado (%)
3. Pessoal Ocupado por porte, região e tipo de calçado
3.1. Pessoal ocupado por porte (funcionários)
3.2. Distribuição do pessoal ocupado por porte (%)
3.3. Pessoal ocupado por região (funcionários)
3.4. Distribuição do pessoal ocupado por região (%)
3.5. Pessoal ocupado por tipo de calçado (funcionários)
3.6. Distribuição do pessoal ocupado por tipo de calçado (%)
3.7. Pessoal ocupado por matéria-prima e tipo de contratação (funcionários)
3.8. Distribuição do pessoal ocupado por tipo de calçado e tipo de contratação (%)
4. Unidades Produtoras e Pessoal Ocupado por Unidade Federativa

5. Produção de calçados por porte, região e matéria-prima
5.1. Evolução da produção de calçados (1.000 pares)
5.2. Distribuição da produção por porte (1.000 pares e %)
5.3. Distribuição da produção por região (1.000 pares e %)
5.4. Produção por região e unidade federativa (em 1.000 pares e em %)
5.5. Distribuição da produção por tipo de matéria-prima (1.000 pares e %)
6. Produção de calçados
6.1. Produção de calçados por linha (1.000 pares e %)
6.2. Produção de calçados femininos (1.000 pares e %)
6.3. Produção de calçados masculinos (1.000 pares e %)
6.4. Produção de calçados infantis/bebê (1.000 pares e %)
6.5. Produção de calçados esportivos (1.000 pares e %)
6.6. Produção de calçados de segurança (1.000 pares e %)
7. Valor da produção de calçados
7.1. Evolução do valor da produção de calçados (R$ 1.000 e US$ 1.000)
7.2. Valor de produção de calçados por linha (R$ 1.000 e %)
7.3. Valor da produção de calçados femininos (R$ 1.000 e %)
7.4. Valor da produção de calçados masculinos (R$ 1.000 e %)
7.5. Valor da produção de calçados infantis/bebês (R$ 1.000 e %)
7.6. Valor da produção de calçados esportivos (R$ 1.000 e %)
7.7. Valor da produção de calçados de segurança (R$ 1.000 e %)
8. Preço médio da produção de calçados
8.1. Evolução do preço médio da produção de calçados (R$/par e US$/par)
8.2. Preço médio de calçados por linha (R$/par)
8.3. Preço médio de calçados femininos (R$/par)
8.4. Preço médio de calçados masculinos (R$/par)
8.5. Preço médio de calçados infantis/bebê (R$/par)
8.6. Preço médio de calçados esportivos (R$/par)
8.7. Preço médio de calçados de segurança (R$/par)
9. Grandes custos na produção de calçados

1. Balança comercial do setor de calçados
2. Importações brasileiras de calçados
2.1. Importações brasileiras de calçados em volume (1.000 pares)
2.2. Importações brasileiras de calçados em valores (US$ 1.000 FOB)
2.3. Preços médios das importações brasileiras de calçados (US$/par)
3. Exportações brasileiras de calçados
3.1. Exportações brasileiras de calçados em volume (1.000 pares)
3.2. Exportações brasileiras de calçados em valores (US$ 1.000 FOB)
3.3. Preços médios das exportações brasileiras de calçados (US$/par)
4. Comércio externo por país
4.1. Países de origem das importações brasileiras de calçados (US$ 1.000 FOB)
4.2. Países de origem das importações brasileiras de calçados (% dos valores)
4.3. Países de destino das exportações brasileiras de calçados (US$ 1.000 FOB)
4.4. Países de destino das exportações brasileiras de calçados (% dos valores)
5. Comércio externo por estado
5.1. Estados importadores de calçados (US$ 1.000 FOB)
5.2. Estados importadores de calçados (% dos valores)
5.3. Estados exportadores de calçados (US$ 1.000 FOB)
5.4. Estados exportadores de calçados (% dos valores)

1. Produção, comércio e consumo mundial de calçados
2. Produção mundial de calçados – Principais países (milhões de pares)
3. Balança comercial mundial de calçados
3.1. Exportações mundiais de calçados – Principais países (milhões US$)
3.2. Exportações mundiais de calçados – Principais países (milhões de pares)
3.3. Importações mundiais de calçados – Principais países (milhões de US$)
3.4. Importações mundiais de calçados – Principais países (milhões de pares)

1. Os grandes números do setor
1.1. Principais indicadores
1.2. Importância do setor na economia brasileira
2. Unidades Produtoras de calçados por porte, região e tipo de calçado
2.1. Unidades produtoras por porte
2.2. Distribuição das unidades produtoras por porte (%)
2.3. Unidades produtoras por região
2.4. Distribuição das unidades produtoras por região (%)
2.5. Unidades produtoras por tipo de calçado
2.6. Distribuição das unidades produtoras por tipo de calçado (%)
3. Pessoal Ocupado por porte, região e tipo de calçado
3.1. Pessoal ocupado por porte (funcionários)
3.2. Distribuição do pessoal ocupado por porte (%)
3.3. Pessoal ocupado por região (funcionários)
3.4. Distribuição do pessoal ocupado por região (%)
3.5. Pessoal ocupado por tipo de calçado (funcionários)
3.6. Distribuição do pessoal ocupado por tipo de calçado (%)
3.7. Pessoal ocupado por matéria-prima e tipo de contratação (funcionários)
3.8. Distribuição do pessoal ocupado por tipo de calçado e tipo de contratação (%)
4. Unidades Produtoras e Pessoal Ocupado por Unidade Federativa

5. Produção de calçados por porte, região e matéria-prima
5.1. Evolução da produção de calçados (1.000 pares)
5.2. Distribuição da produção por porte (1.000 pares e %)
5.3. Distribuição da produção por região (1.000 pares e %)
5.4. Produção por região e unidade federativa (em 1.000 pares e em %)
5.5. Distribuição da produção por tipo de matéria-prima (1.000 pares e %)
6. Produção de calçados
6.1. Produção de calçados por linha (1.000 pares e %)
6.2. Produção de calçados femininos (1.000 pares e %)
6.3. Produção de calçados masculinos (1.000 pares e %)
6.4. Produção de calçados infantis/bebê (1.000 pares e %)
6.5. Produção de calçados esportivos (1.000 pares e %)
6.6. Produção de calçados de segurança (1.000 pares e %)
7. Valor da produção de calçados
7.1. Evolução do valor da produção de calçados (R$ 1.000 e US$ 1.000)
7.2. Valor de produção de calçados por linha (R$ 1.000 e %)
7.3. Valor da produção de calçados femininos (R$ 1.000 e %)
7.4. Valor da produção de calçados masculinos (R$ 1.000 e %)
7.5. Valor da produção de calçados infantis/bebês (R$ 1.000 e %)
7.6. Valor da produção de calçados esportivos (R$ 1.000 e %)
7.7. Valor da produção de calçados de segurança (R$ 1.000 e %)
8. Preço médio da produção de calçados
8.1. Evolução do preço médio da produção de calçados (R$/par e US$/par)
8.2. Preço médio de calçados por linha (R$/par)
8.3. Preço médio de calçados femininos (R$/par)
8.4. Preço médio de calçados masculinos (R$/par)
8.5. Preço médio de calçados infantis/bebê (R$/par)
8.6. Preço médio de calçados esportivos (R$/par)
8.7. Preço médio de calçados de segurança (R$/par)
9. Grandes custos na produção de calçados

1. Balança comercial do setor de calçados
2. Importações brasileiras de calçados
2.1. Importações brasileiras de calçados em volume (1.000 pares)
2.2. Importações brasileiras de calçados em valores (US$ 1.000 FOB)
2.3. Preços médios das importações brasileiras de calçados (US$/par)
3. Exportações brasileiras de calçados
3.1. Exportações brasileiras de calçados em volume (1.000 pares)
3.2. Exportações brasileiras de calçados em valores (US$ 1.000 FOB)
3.3. Preços médios das exportações brasileiras de calçados (US$/par)
4. Comércio externo por país
4.1. Países de origem das importações brasileiras de calçados (US$ 1.000 FOB)
4.2. Países de origem das importações brasileiras de calçados (% dos valores)
4.3. Países de destino das exportações brasileiras de calçados (US$ 1.000 FOB)
4.4. Países de destino das exportações brasileiras de calçados (% dos valores)
5. Comércio externo por estado
5.1. Estados importadores de calçados (US$ 1.000 FOB)
5.2. Estados importadores de calçados (% dos valores)
5.3. Estados exportadores de calçados (US$ 1.000 FOB)
5.4. Estados exportadores de calçados (% dos valores)

1. Consumo Aparente de Calçados
1.1. Consumo aparente em volume (1.000 pares)
1.2. Consumo aparente em valores (US$ 1.000)
1.3. Consumo aparente em valores (R$ 1.000)

2. Canais de distribuição da produção
2.1. Canais de distribuição da produção (1.000 pares)
2.2. Canais de distribuição da produção (% dos volumes)
2.3. Canais de distribuição da produção (R$ 1.000)
2.4. Canais de distribuição da produção (% dos valores)
3. Pontos de venda de calçados no Brasil
4. Concentração dos pontos de venda por porte de município

5. Perfil demográfico
5.1. População brasileira residente (1.000 habitantes)
5.2. População masculina por faixa etária (1.000 habitantes)
5.3. População feminia por faixa etária (1.000 habitantes)
6. Renda per capita
6.1. Evolução do número de habitantes e da renda no Brasil
7. Poder de compra
7.1. Distribuição da população brasileira e do consumo de calçados por poder de compra
8. Consumo por região e unidade federativa
9. Consumo residente nas principais cidades brasileiras
10. Produção e consumo de calçados por habitante

1. Estatísticas macroeconômicas
2. Produção por produto (volumes e valores)
3. Minha Performance
4. Principais empresas do setor

1. Consumo Aparente de Calçados
1.1. Consumo aparente em volume (1.000 pares)
1.2. Consumo aparente em valores (US$ 1.000)
1.3. Consumo aparente em valores (R$ 1.000)

2. Canais de distribuição da produção
2.1. Canais de distribuição da produção (1.000 pares)
2.2. Canais de distribuição da produção (% dos volumes)
2.3. Canais de distribuição da produção (R$ 1.000)
2.4. Canais de distribuição da produção (% dos valores)
3. Pontos de venda de calçados no Brasil
4. Concentração dos pontos de venda por porte de município

5. Perfil demográfico
5.1. População brasileira residente (1.000 habitantes)
5.2. População masculina por faixa etária (1.000 habitantes)
5.3. População feminia por faixa etária (1.000 habitantes)
6. Renda per capita
6.1. Evolução do número de habitantes e da renda no Brasil
7. Poder de compra
7.1. Distribuição da população brasileira e do consumo de calçados por poder de compra
8. Consumo por região e unidade federativa
9. Consumo residente nas principais cidades brasileiras
10. Produção e consumo de calçados por habitante

1. Estatísticas macroeconômicas
2. Produção por produto (volumes e valores)
3. Minha Performance
4. Principais empresas do setor

Investimento

Estudo do Mercado Potencial de Calçados em Geral 2025.

Retrata o panorama completo com evolução do mercado de Calçados nos últimos 5 anos.

R$ 9.800,00

Fale com um Consultor IEMI:

Preencha o formulário abaixo e fale com um consultor IEMI.
Solicite o esqueleto completo do estudo👇